Empresas buscam novos caminhos para reter talentos, e benefícios voltados a pets surgem como possibilidade
Com a valorização do bem-estar dos colaboradores, incluir serviços para animais de estimação pode ser um diferencial estratégico nos pacotes de benefícios corporativos Divulgação
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A busca por soluções inovadoras de engajamento tem levado empresas a revisarem seus modelos de benefícios. Além dos tradicionais planos de saúde, vale-refeição e auxílio-educação, cresce o interesse por incluir opções que dialoguem com as novas dinâmicas familiares — entre elas, a presença dos animais de estimação como parte integrante do cotidiano dos colaboradores.
Nesse contexto, surge como possibilidade a oferta de serviços voltados aos pets, especialmente em situações que envolvem mobilidade profissional. O transporte especializado de animais de estimação, por exemplo, pode ser uma alternativa interessante em processos de transferência, mudança de cidade ou até mesmo viagens corporativas.
Embora ainda não seja um benefício amplamente adotado, a proposta tem ganhado atenção em ambientes corporativos que valorizam o bem-estar dos colaboradores de forma integral, considerando aspectos da vida pessoal que impactam diretamente na satisfação e produtividade no trabalho.
“Cada vez mais profissionais enxergam seus pets como parte da família. E, quando há uma oportunidade de mudança, seja por crescimento na carreira ou necessidade da empresa, é importante que esse aspecto seja considerado”, afirma Juliana Stephani, fundadora da PETFriendly Turismo.
Segundo ela, incluir esse tipo de suporte pode se tornar um diferencial competitivo para empresas que atuam com mobilidade de equipes. “Muitos candidatos avaliam, além do salário, o quanto a empresa valoriza aspectos da sua vida pessoal. Oferecer suporte ao tutor em momentos de mudança sinaliza empatia e compromisso com a jornada do colaborador”, pontua.
Essa proposta acompanha um movimento mais amplo do mercado de trabalho, voltado à personalização e à humanização dos pacotes de benefícios. Já é possível encontrar, em algumas empresas, folgas para adoção ou luto pet, reembolso de despesas veterinárias e convênios com serviços especializados.
A possibilidade de incluir o transporte de pets como parte desse portfólio aparece como uma solução ainda pouco explorada, mas com potencial para ampliar o leque de ações voltadas à retenção de talentos. Em setores com alta mobilidade ou contratações nacionais e internacionais, pode ser um fator decisivo na aceitação de propostas.
A PETFriendly Turismo tem sido procurada por empresas interessadas em avaliar como viabilizar esse tipo de apoio aos colaboradores, especialmente em mudanças profissionais que envolvem grandes deslocamentos. A atuação da empresa é mencionada como uma opção prática para esse cenário.
“O tema ainda está em fase inicial nas discussões de RH, mas já aparece em conversas sobre benefícios personalizados e programas de bem-estar ampliado”, afirma Juliana.
A adoção de políticas que considerem os animais de estimação como parte da estrutura familiar do colaborador acompanha transformações culturais em curso. Estudos conduzidos por instituições como a American Heart Association e a Universidade de Buffalo indicam que a convivência com pets pode reduzir os níveis de estresse, ansiedade e pressão arterial, além de promover sensação de bem-estar emocional. Pesquisas da Virginia Commonwealth University também apontam que a presença de animais no ambiente profissional está associada a níveis mais baixos de estresse e maior satisfação no trabalho, o que pode contribuir para a estabilidade e engajamento dos indivíduos nas organizações.
Para Elcio Paulo Teixeira, CEO da Heach Recursos Humanos, ampliar o olhar para além do universo estritamente profissional é um movimento natural diante das mudanças culturais e geracionais que vêm transformando as relações de trabalho. “As novas gerações, especialmente os millennials e a geração Z, valorizam empresas que respeitam sua individualidade e que oferecem suporte em diversas esferas da vida. Isso inclui, por exemplo, reconhecer o papel dos animais de estimação como parte fundamental da rotina e do bem-estar emocional dos colaboradores”, afirma.
Segundo o executivo, investir em benefícios que considerem essas novas demandas pode ser estratégico para o posicionamento da marca empregadora. “Estamos falando de um mercado cada vez mais competitivo, em que atrair e reter bons profissionais passa também por oferecer experiências alinhadas aos seus valores. Iniciativas como apoio ao transporte de pets, ainda que pontuais, sinalizam que a empresa está atenta às transformações da sociedade”, completa.