Empresas apostam em self-service e rodízio de ovos de chocolate para aumentar faturamento na Páscoa
Estratégias possibilitam que clientes adquiram produtos personalizados e experimentem diversos sabores. Especialistas falam sobre viabilidade para os negócios Aproveitando a demanda por chocolate no período da Páscoa, marcas de alimentação aderiram aos modelos de self-service e rodízio para diversificar a oferta e aprimorar a experiência do cliente. As estratégias visam alcançar maior atratividade diante do acirramento da concorrência: neste ano, serão 804 produtos disponíveis para os consumidores, sendo 94 lançamentos. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Bala (Abicab).
No self-service, os clientes pode personalizar o seu ovo de Páscoa com produtos como sorvete e açaí. Já no rodízio, os consumidores têm a chance de experimentar as combinações propostas por confeitarias e restaurantes sem limite de quantidade.
Confira alguns estabelecimentos que estão oferecendo self-service e rodízio de chocolate na Páscoa de 2025:
Ovo de Páscoa da The Best Açaí
Divulgação
The Best Açaí
Pelo quarto ano consecutivo, a The Best Açaí investe na sua campanha de self-service de ovos de Páscoa. A ação, que viralizou em 2024, está disponível até o dia 20 de abril em todas as lojas da rede.
Os clientes podem escolher cascas de chocolate ao leite e recheios como açaí, sorvetes, frutas, caldas e toppings especiais. Em uma semana de campanha, que começou no dia 18 de março, foram vendidos 14 mil ovos de chocolate. Além das opções já conhecidas, a rede aposta em sabores e recheios exclusivos, como sorvete de doce de leite Rocca, açaí trufado, creme de pistache e açaí com mousse de maracujá.
“A Páscoa é uma data de celebração e alegria, e queremos que cada pessoa que passa pelas nossas unidades possa criar um ovo que seja a sua cara, combinando sabores e ingredientes do seu jeito”, destaca Sérgio Kendy, CEO da The Best Açaí. Com a ação, que incluiu a contratação de influenciadores, a rede espera um incremento no faturamento, com a venda de 50 mil a 60 mil produtos. No último ano, a rede faturou R$ 779 milhões e registrou um aumento de 78% no número de unidades — hoje são mais de 900. A meta até o final de 2025 é chegar à marca de 1,2 mil lojas.
Açaí da Barra
Neste ano, a Açaí da Barra firmou parceria com a Nestlé para lançar o self-service de ovos de Páscoa nas 300 lojas da rede. A campanha, realizada em todo o mês de abril, inclui mais de 15 sabores de açaí, 40 opções de sorvetes e 60 toppings. Já a casquinha dos ovos é feita pela marca de chocolate.
De acordo com a marca, a iniciativa visa oferecer produtos mais acessíveis, mesmo com a alta de 150% do cacau na Bolsa de Nova York em 2024, conforme dados do Valor Data. Com isso, o preço médio dos ovos é de R$ 30. Entre os sabores oferecidos pela rede estão o açaí feito com recheio de Charge e Leite Moça, além de opções com Dulce de Leche da Havanna.
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Templu do Hamburguer
Localizado no Jardim Cotinha, bairro da Zona Leste de São Paulo, o restaurante Templu do Hambúrguer oferece rodízio de ovos de Páscoa. A opção sai por R$ 20 para quem estiver consumindo no rodízio convencional do estabelecimento, que custa R$ 79,90. Esses valores são válidos de segunda a quinta-feira. Nos demais dias da semana, o serviço passa a custar um adicional de R$ 39,90.
Em março deste ano, um vídeo que mostra o rodízio de ovos de Páscoa atingiu 531 mil visualizações no Instagram. Entre as possíveis combinações estão a oferta de ingredientes como frutas, sorvetes, confeitos e coberturas.
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Croma Burguer
Já a Croma Burguer, que possui cinco unidades, sendo quatro na capital paulista e uma em São Caetano do Sul, viralizou com a oferta do rodízio de miniovos. Um vídeo, publicado no dia 17 de março, já acumula 2,1 milhões de visualizações no TikTok. O serviço custa R$ 19,90, como adicional ao rodízio de mini-hambúrguer da casa (R$ 49,90). Com dez sabores, o cardápio inclui opções de recheios de pistache, surpresa de uva, Oreo, morango com chocolate e banoffee, entre outros.
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Atratividade para o negócio
Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, avalia que a oferta de rodízio pode aumentar a atratividade para negócios que nem sempre estão inseridos na Páscoa, como lanchonetes, padarias e redes de açaí.
O serviço pode transformar a experiência do cliente, considerando que os ovos costumam ser consumidos em casa. “O self-service e o rodízio levam o cliente para um momento de consumo diferente, presencial. É uma sobremesa”, afirma.
Já Annaysa Salvador, professora do curso de Administração de Empresas da ESPM, aponta que, além do aumento da atratividade, a estratégia de rodízio é interessante por conta da previsibilidade.
“[O empreendedor] consegue prever o que vai ser oferecido ao cliente e otimizar o processo de produção, reduzindo custos operacionais. Para o consumidor, é algo visto como positivo. Ele tem a percepção de receber mais pelo mesmo valor fixo”, afirma.
Ainda de acordo com a docente, a estratégia aumenta a rotatividade do estoque. “Chocolate é um produto perecível, e as marcas acabam fazendo uma aquisição de volumes maiores nesse período”, pontua.
Para alcançar sucesso com a estratégia de rodízio, Salvador alerta para o cuidado com a manutenção da linha de produção, inovação e agilidade no serviço. “Se a empresa vende fartura e agilidade e, por alguma razão, não consegue entregar isso, causa frustração. O cliente se sente lesado.”
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