Empresa de quiches e tortas artesanais aposta em receitas de vó e vendas apenas via WhatsApp
Fundada há seis anos, a Quichiki é comandada pela chef Greta Guedes, que buscou a base para seu negócio nas referências de infância Foi há seis anos que Greta Guedes decidiu transformar sua paixão pela culinária em um empreendimento e criou a Quichiki, uma empresa especializada na produção artesanal de quiches e tortas. A proposta envolve a produção de pratos com massa leve e delicada, cujo cardápio foi inspirado em receitas familiares, principalmente nas memórias da infância, quando ela passava horas na cozinha ao lado de sua avó.
Localizada na Zona Sul de São Paulo, mais precisamente no bairro Cidade Jardim, a empresa produz e vende, em média, 3 mil itens por mês — aproximadamente 1,2 mil são tortas e quiches. A produção é feita em uma cozinha industrial, que Guedes montou para atender à crescente demanda.
O cardápio é composto principalmente por quiches e tortas, mas não se limita a esses produtos. Além dos cerca de 20 sabores dos pratos principais, a Quichiki oferece opções de massas, sopas e cremes (também com cerca de 20 variações) e entradas, como caponata, pesto e tapenade.
Entre as opções mais populares estão a quiche de alho-poró (R$ 62) e a torta de frango (R$ 70 a pequena e R$ 90 a grande), e criações mais sofisticadas, como a quiche de brie com geleia de frutas silvestres (R$ 92).
Ainda há sobremesas, incluindo quindim (R$ 98 o de 750 g), panna cotta (R$ 88 a de 500 g) e tortas doces (a partir de R$ 98). Todos os itens são comercializados frescos ou na versão congelada, de acordo com o interesse dos clientes.
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História de família
A chef desenvolveu o gosto pela culinária na infância, quando costumava cozinhar ao lado da avó. “Sempre gostei de cozinhar. Com a vovó, quando tinha uns 8 anos, fazíamos brigadeiro, pães, sonho, esfiha, sopas, frutos do mar. Íamos para praia e preparávamos os vôngoles que pegávamos na beira do mar. Ela me permitia fazer tudo, menos mexer no fogão; isso só com ela por perto”, relembra.
Na adolescência, a empreendedora continuou a explorar suas habilidades, cozinhando para os amigos. Apesar do talento precoce, Guedes optou por outro caminho, num primeiro momento: formou-se advogada e chegou a atuar brevemente na área tributária, até que, em 2011, decidiu se inscrever em um curso especializado no Senac, onde seu potencial foi rapidamente reconhecido.
A partir daí, foi convidada para o curso “Cozinheiro Chef Internacional”, uma formação de dois anos destinada aos melhores alunos da instituição. “Eu fiz o curso porque gostava e queria aprender mais. Não pensava em empreender na época”, conta. Com o diploma em mãos, começou a trabalhar em restaurantes conceituados de São Paulo, como o extinto Leopolldo.
Antes de fundar a Quichiki, tentou empreender no segmento de alimentação, criando uma empresa de papinhas de bebê em 2013. “Abri o negócio quando estava grávida, com uma amiga que também fez curso comigo e tinha filho pequeno. Mas o projeto não deu certo. Descobrimos que era um mercado muito específico, já que quem tem babá não compra papinha”, recorda-se.
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Qualidade é o ingrediente secreto
Mesmo não sendo o foco da época, os quiches e tortas produzidos paralelamente para familiares e amigos sempre rendiam elogios. A boa recepção foi o ponto de partida para a criação da marca que, hoje, conta com cozinha industrial para centralizar a produção e mais três colaboradores fixos: um responsável pelos pedidos via WhatsApp, outro que gerencia a cozinha e um terceiro, encarregado pela limpeza.
Na opinião da chef empreendedora, a qualidade é o ponto central da Quichiki. “Eu sempre usei as receitas da minha avó, mas fui aperfeiçoando ao longo do tempo. Tudo que sai da Quichiki é feito com muito cuidado, utilizando os melhores ingredientes que consigo encontrar”, afirma Guedes.
Com mais de 9 mil seguidores no Instagram, o negócio vem fortalecendo sua presença no digital. Atualmente, as redes sociais são o principal meio de divulgação. Uma empresa terceirizada é responsável pela produção de conteúdo para o perfil da Quichiki, onde são apresentados os lançamentos, promoções e novidades da marca.
Os pedidos são feitos exclusivamente via WhatsApp, e a entrega cobre toda a cidade de São Paulo. Com um foco na produção artesanal e na atenção ao cliente, a expectativa Greta Guedes é consolidar a Quichiki como uma referência em quiches e tortas.
Expectativa de crescimento
A empresa não divulga o faturamento, nem os números esperados para os próximos anos, mas afirma que o empreendimento vem evoluindo mês a mês. Sobre novos investimentos, só devem acontecer quando a demanda de pedidos exigir.
O crescimento, entretanto, pode ser constatado pela quantidade de tortas e quiches comercializados. Hoje, a média é de 300 unidades por semana, sendo que há três anos eram apenas 30.
Para efeito de comparação, em 2021, eram usados 18 kg de frango por mês na produção das receitas e, atualmente, são necessários 70 kg para dar conta das encomendas. Também são utilizados 25 kg de farinha de trigo, 16 kg de manteiga e 500 ovos, todos os meses.
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