Empresa de Manaus fatura R$ 45 mil por mês com mingau instantâneo no copinho
Com a abertura da fábrica, a Mingau Amazônico vai produzir 10 mil unidades por dia e pretende chegar ao Brasil todo e a outros países A população de Manaus (AM) costuma comer mingau feito com banana e farinha de tapioca em lojas e carrinhos de vendedores ambulantes. O hábito vem de outras gerações, mas o empreendedor Vanilson Costa encontrou uma forma de trazer inovação para a tradição.
Ele fundou a Mingau Amazônico, empresa que produz mingau instantâneo em copinhos. Tudo começou com a abertura de um edital da incubadora de empresas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que buscava produtos de bioeconomia. Costa queria participar, mas não conseguia chegar a uma ideia.
Foi durante uma visita a uma padaria que ele teve o estalo, ao ver uma cumbuca de mingau no balcão e, logo ao lado, uma prateleira cheia de copos de macarrão instantâneo. O modo de preparo é o mesmo: adicionar água fervente e misturar.
Com o projeto aprovado, Costa conseguiu um sócio-investidor e iniciou a produção. A receita é simples: banana, farinha de tapioca e castanha, sem adição de açúcar e sódio. A embalagem selada, em temperatura ambiente, conserva o produto por seis meses.
Leia também
“A primeira coisa que você tem que fazer é acreditar no que você está construindo. Se eu tivesse parado na ideia e fosse esperar captar recursos para desenvolver, a ideia estaria lá até hoje. Dê seu jeito e faça. Conecte a sua criação ao capital”, afirmou o empreendedor em entrevista ao Pequenas Empresas & Grandes Negócios, exibido todos os sábados, às 7h50, na Rede Globo.
Sucesso nas feiras, a Mingau Amazônico tem faturamento mensal de R$ 45 mil e agora está construindo uma fábrica com capacidade de produzir 10 mil copos por dia. “Está nascendo a nossa fábrica que vai levar o sabor da Amazônia para o Brasil todo e para o mundo também”, declarou.
Confira:
O mingau instantâneo que transformou ex-militar do Exército em empreendedor de sucesso