Emprendedor cria rede de lavanderias que inaugura uma loja a cada 40 horas
A Lavateria foca na modalidade de autosserviço. Plano de expansão inclui comercializar 50 unidades fora do Brasil neste ano A Lavateria tem quase 500 lojas funcionando e mais 60 para inaugurar. Leandro Silva, 50 anos, começou a comercializar as primeiras unidades em 2020, em São José do Rio Preto (SP), onde fundou o negócio, em 2017. Ele preferiu um início cauteloso, porque, diz, precisava aprender tudo sobre o cuidado com roupas. “Logo no início, queimamos uma blusa da advogada da empresa. Logo do Jurídico!”, diverte-se ele.
O empresário vinha de uma longa carreira corporativa na área de vendas de duas empresas parrudas, e de experiências bem-sucedidas como empreendedor, vendendo planos de telefonia celular para grandes companhias e uma operadora de planos odontológicos. Essa vivência possibilitou o projeto seguinte: a Lavateria.
Se atualmente o empreendedor inaugura uma loja a cada 40 horas – segundo ele, mensalmente, a rede vende e abre a mesma quantidade de unidades –, essa perspectiva não estava nem perto de seus melhores sonhos. “Mês passado, vendi 15 unidades e inaugurei 14. Mas levou tempo para o negócio decolar: assim que abri vendas, em março de 2020, veio a pandemia, o que foi um grande golpe para os negócios”, conta Silva.
Embora o setor de lavanderias tenha sido incluído no ramo de atividades essenciais, o desafio foi grande. Lá no início, a Lavateria Store seguia o modelo tradicional – de retirar, lavar, embalar e entregar a roupa limpa. “Ainda em 2020, passei a negociar a versão de autosserviço, a Lavateria Fast. Ambas já nasceram como franquia”, diz Silva, que vem focando mais na segunda modalidade.
As dificuldades no período da pandemia foram enormes. “Vendíamos a franquia, mas não recebíamos as máquinas, cada região tinha as próprias restrições [em relação a número permitido de pessoas dentro do espaço]. Era uma loucura!”, lembra o empreendedor.
À medida que tudo foi se normalizando, a Lavateria entrou num ritmo de crescimento acelerado. Em 2021, Silva conta, quando a situação passou a se flexibilizar, ele vendeu 100 unidades. A partir de então, as vendas passaram a ser múltiplas.
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O negócio deve crescer, inclusive, com internacionalização. Atualmente, possui dez lojas em Portugal e na Espanha, e há previsão de abertura de mais 50 nesses e em outros países europeus. “Temos funcionários morando em Portugal para ajudar a desenvolver negociações”, conta Silva.
A ideia de expansão na Europa veio do seu senso empreendedor. Ele conta que nunca tinha ido ao continente e, na primeira visita, em 2023, notou que a Lavateria tinha potencial para fazer sucesso. Silva afirma que lá as lavanderias são commodities– por falta de mão-de-obra doméstica e de espaços para lavar e secar em casa, uma grande parte da população recorre à higienização das roupas nesses locais: “Os donos dos estabelecimentos não estão muito preocupados com os clientes, porque sabem que eles precisam fazer o serviço. Então, a maioria não faz questão de atender bem”, avalia.
Esse é o diferencial da Lavateria. “Na unidade que temos em Algarve, Portugal, que é uma região turística, 60% dos clientes falam inglês, porque é um destino de férias. Eles sempre elogiam a Lavateria, comentam sobre o layout da loja e sobre a facilidade de utilizar o serviço enquanto estão na praia”, conta.
Silva relata, ainda, que há lojas em comunidades periféricas de grandes capitais, por exemplo, e a população se sente respeitada e honrada por poder contar com uma loja bem equipada, bonita e funcional da Lavateria, exatamente como qualquer outra unidade em bairros nobres.
As lojas são intuitivas – o que facilita a utilização – e acolhedoras. Várias delas têm até um espaço para quem quer trabalhar enquanto aguarda a roupa ficar pronta, além de vending machines com bebidas. “Criamos fãs da marca. No mês passado, tivemos 48 mil acessos no site, de gente buscando nossas lavanderias. Gente que sai da própria cidade, por exemplo, e procura a Lavateria no seu destino para cuidar da roupa”, comemora Silva.
Franqueados e clientes felizes
Por essas e outras, a rede agrada tanto consumidores quanto franqueados. De acordo com Leandro Silva, 58% são multifranqueados, ou seja, têm mais de uma loja. “Significa que estão felizes com o negócio”, conclui.
“Vender é uma consequência do serviço que prestamos. Atualmente, não dependemos da taxa de franquia. Contamos mais com os royalties, que têm um valor fixo de R$ 1,2 mil por mês por franquia”, diz Silva.
Para ter uma franquia da Lavateria, o investimento inicial parte de R$ 158 mil a R$ 200 mil – esse valor dá direito a duas lavadoras e duas secadoras, e inclui taxa de franquia, capital de giro e instalação do negócio, que pode ser aberto em áreas a partir de 16m2. “O ideal é funcionar em cidades acima de 100 mil habitantes, principalmente em regiões com público B, C e D, e com presença de turistas. Recomendamos, ainda, locais com grande fluxo de pessoas, como supermercados e postos de combustíveis”, pontua Leandro Silva.
O faturamento bruto mensal, de acordo com Silva, é de R$ 37 mil, com lucro líquido de R$ 11 mil, o que permite que o fraqueado recupere seu investimento em cerca de 14 meses.
Cada processo – lavar e secar – custa R$ 19,95 cada um. Ou seja, por R$ 40, o cliente faz o ciclo completo, que dura em torno de 1h15. O empresário explica que a loja não necessita de funcionários, mas que o franqueado ou alguém de sua confiança deve abrir e fechar o estabelecimento, cuidar para que ele esteja sempre limpo e funcionando bem, checando, por exemplo, se o reservatório dos produtos está abastecido.
Silva conta que eles desenvolveram produtos próprios, biodegradáveis, para o processo, que utiliza detergente para lavar, tira-manchas e amaciante. “A roupa fica tão limpa e tão cheirosa que praticamente todo dia alguém quer comprá-los para levar para casa”, diz.
Em 2024, foram lavados mais de 2,3 milhões de quilos de roupas por mês em toda a franquia. A Lavateria faturou R$ 72 milhões e cresceu 31% em número de unidades, o que a posicionou entre as 50 maiores franquias do Brasil, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising). “Fomos a segunda franquia que mais cresceu no país. Além disso, obtivemos o Selo de Excelência de Franchising e a Certificação de Franquia Internacional, também pela ABF. Tudo isso chancela o caminho que estamos seguindo”, celebra Silva.
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