Empreendedores transformam viralização nas redes sociais em faturamento de até R$ 300 mil
Sucesso na internet impulsiona empresas de diferentes setores Para muitos empreendedores, as redes sociais podem funcionar como um combustível para o sucesso do negócio. Contudo, mais do que conseguir emplacar uma publicação viral, é necessário saber aproveitar a fama repentina para atrair novos clientes e transformar o posicionamento na internet em faturamento.
De olho no poder das redes, Danielle Marcolla, empreendedora de recicláveis e reformas de panelas, gravou um vídeo jogando panelas no chão para mostrar a variedade de produtos e chamar a atenção da clientela. Marcolla, que comanda um ferro velho de mais de 46 anos em Itanhaém (SP), alcançou mais de um milhão de visualizações com o primeiro vídeo. Como resultado, ela conseguiu vender todas as panelas que tinha em estoque.
A empreendedora afirma ter investido R$ 800 na compra dos produtos, que resultaram em um faturamento de R$ 1,5 mil. O capital foi reinvestido na aquisição de novos itens, que continuaram atraindo novos consumidores. Com o sucesso, ela redirecionou os funcionários do ferro velho para o trabalho com panelas. O serviço de reforma dos objetos, por exemplo, custa a partir de R$ 15 e cerca de mil atendimentos são feitos mensalmente.
“Através da internet, a gente está recebendo panelas de outras cidades, outros estados”, diz Marcolla. Atualmente, cerca de 80% do faturamento do ferro velho vem da reforma de panelas. No ano, o negócio fatura de R$ 200 mil a R$ 300 mil.
As redes sociais também impulsionam empreendimentos de outras regiões. Em Recife (PE), Theo de Carvalho, empreendedor de educação e tecnologia, viralizou após compartilhar um vídeo feito com computação gráfica de um avião pousando em uma importante avenida da região. Para o empreendedor, o sucesso deu credibilidade ao seu trabalho, que inclui aulas de ferramentas digitais e 3D para alunos e profissionais de arquitetura.
Com o objetivo de aproveitar a repercussão nas redes, Carvalho lançou um novo empreendimento: um canal de vídeos tutoriais. Por mês, o empreendedor fatura de R$ 5 mil a R$ 10 mil com a nova frente de negócio. Atualmente, cerca de 30% do faturamento da empresa é proveniente da monetização do canal.
A reportagem completa foi ao ar no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Confira.
Como empreendedores transformaram fama repentina na web em faturamento de até R$ 300 mil