Empreendedores de agências de turismo de luxo concorrentes se unem para em empresa para capacitar profissionais
Negócios relatavam gap de qualificação para a carreira de “travel designer”. Para solucionar o problema, CEOs fundaram a Radix, que deve faturar R$ 2,6 milhões neste ano Quatro empreendedores de agências de turismo concorrentes — Latitudes, Matueté, Primetour e Teresa Perez — lidavam com uma dor comum: a falta de profissionais qualificados na carreira de “travel designer”. A solução veio por meio da Radix, empresa de formação de agentes de viagem de turismo de luxo, fundada em feveireiro de 2023.
O público-alvo são pessoas que estão começando e quem já está inserido no setor de turismo, mas quer se tornar um travel designer. “Temos um perfil bastante diverso de alunos, de diferentes partes do Brasil e com idades distintas. Muitos deles, inclusive, estão apostando em uma segunda carreira”, afirma Gabriela Figueiredo, CEO da Matueté e cofundadora da Radix. A expectativa é que a empresa fature R$ 2,6 milhões neste ano.
O curso é dividido em 3 tipos: básico (R$ 2,8 mil), intermediário (R$ 3,8 mil) e avançado (R$ 4,6 mil). As aulas são online e contam com algumas experiências presenciais, como exposições guiadas e passeios técnicos. “Uma visita a revendedoras de carros de luxo, por exemplo, ajuda a entender quais são as diferenças entre os veículos e qual é o melhor para oferecer a seus clientes”, afirma Figueiredo.
Entre agosto de 2023 e maio de 2024, 35 profissionais foram contratados pelas agências fundadoras.
Segundo a empreendedora, a carência de agentes capacitados no nicho sempre foi uma dor. A questão se intensificou na pandemia, quando profissionais que trabalhavam no ramo passaram a procurar outras carreiras devido à queda da demanda. “Eles se dispersaram. A retomada do turismo foi muito rápida e intensa, e sofremos com a falta de mão de obra”, diz a empreendedora.
Ela explica que o travel designer “precisa ser um conselheiro sobre o mundo, atendendo a famílias que viajam muito”.
“O processo de conhecer e poder recomendar lugares ao redor do globo é muito lento. O aprendizado, muitas vezes, acontece dentro do plano de carreira, em que a pessoa entra em uma agência de turismo como assistente e sobe a escadaria de cargos”, afirma. “Demora muitos anos para uma pessoa ter confiança. Entendemos que era necessário acelerar essa curva.”
Em outubro de 2022, Tomas Perez, CEO da Teresa Perez, convidou as outras três agências para criar uma academia voltada ao turismo de luxo. “Apesar de sermos concorrentes, a ideia de nos unir para contribuir com o mercado como um todo fez muito sentido”, afirma Figueiredo. “Passamos pelas mesmas dificuldades, então, porque não melhorar o coletivo?”
Ricardo Ferreira, atual coordenador da Radix, foi escolhido para liderar a empreitada que também conta com Alexandre Cymbalista, CEO da Latitutes, e Marina Gouvea, CEO da Primetour. “Cada um tem suas prioridades individuais, então, precisávamos de alguém que liderasse essa frente de negócio”, diz Figueiredo.
A turma-piloto, com 30 funcionários das quatro empresas, aconteceu em agosto de 2023. O curso durou três meses, com quatro de três horas cada uma por semana. “Todos os alunos terminaram, e o conteúdo foi muito bem aceito”, diz a Figueiredo.
Para atrair os alunos de fora das agências, a empresa apostou em publicações nas redes sociais dos quatro negócios, assim como divulgação boca a boca. A primeira turma após o piloto recebeu 300 inscrições .
“Entendemos que precisávamos fazer uma triagem para selecionar pessoas que realmente querem construir carreira no turismo e que teriam mais chances de continuar no curso até o fim”, afirma a cofundadora da Matueté. “Tivemos até donos de agências se inscrevendo, mas a nossa ideia era formar um profissional. Foi quando vimos que havia espaço para atender diferentes perfis.”
Para as turmas seguintes, a empresa optou por dividir o conteúdo em cursos por nível.
Saiba mais
A empreendedora esclarece que a ideia é formar profissionais para o mercado. “Apresentamos nossos negócios, explicamos as áreas e quais são as oportunidades de trabalho. Os alunos podem se candidatar a vagas que estiverem abertas”, diz a empreendedora.
A Radix também também cursos livres em temas mais específicos como “gestão financeira no turismo” e “viagens de incentivo”, que foram criados por conta de demandas surgidas em aula.
“Para 2025, queremos olhar o mercado de luxo como um todo. O vendedor de uma loja de joias lida com o mesmo público que o travel designer, e também pode usufruir das ferramentas oferecidas pela Radix, especialmente em relação ao padrão elevado de atendimento”, afirma.
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