Empreendedora lança linha de produtos capilares à base de pistache e espera faturar R$ 4 milhões
Lançada no Brasil e nos Estados Unidos, a PIAVE Cosmetics opera com frentes B2B e B2C O mercado da beleza sempre fez parte da vida de Carolina Ronchesi, 29 anos. Depois de passar a infância dentro do salão de beleza da família e testar diferentes produtos para cabelo, o sonho de ter a própria marca começou a crescer. Hoje, ela comanda a PIAVE Cosmetics, marca de produtos capilares à base de extrato de pistache lançada em maio deste ano no Brasil e nos Estados Unidos.
Formada em administração, a empreendedora gerenciava a distribuidora de cosméticos da família em Miami (EUA) quando decidiu que era hora de investir em pesquisas para desenvolver sua própria marca. Os estudos, que começaram há cerca de dois anos, levaram Ronchesi a conhecer as propriedades de um insumo pouco explorado no setor, o pistache.
De acordo com a empresária, o produto é rico em proteínas, vitaminas e minerais e oferece diferentes benéficos aos cabelos, como hidratação e ação antioxidante. Interessada em criar uma fórmula vegana e eficaz para todos os tipos de fios, ela apostou no pistache para criar cinco linhas, duas delas com foco exclusivo no mercado profissional.
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“Passamos muito tempo testando produtos que já existiam para identificar coisas boas e ruins de cada um, mas sempre com o objetivo de inovar. Quando pensamos no pistache e começamos a fazer os testes, vi que ele oferecia muitas das coisas que buscávamos, e que ainda poderia ser um grande diferencial da marca”, conta Ronchesi.
Na época em que decidiu apostar no insumo, a empreendedora não esperava o boom no consumo no pistache, que se intensificou sobretudo a partir de 2023. Quando viu o potencial da tendência, ela decidiu acelerar o desenvolvimento dos produtos para que a marca pudesse ser lançada em 2024. Criada a partir de recursos próprios, a empresa contou com um investimento inicial de R$ 2 milhões.
Com o início da comercialização em maio deste ano, a marca chegou simultaneamente ao mercado brasileiro e norte-americano, onde a empresa já conta com uma estrutura de distribuição para atingir os segmentos profissionais e de home care. Os produtos são fabricados no Brasil por meio de uma fabricante parceira e distribuídos para o exterior. A expectativa da empresa é contar com uma fábrica própria no Brasil em até cinco anos.
“Eu já conhecia bem o mercado dos Estados Unidos e sabia que a aceitação para produtos brasileiros é muito boa, então sempre tive o planejamento do lançamento para os dois mercados. Nosso objetivo é expandir pelo mundo. Já temos o registro dos produtos na Europa e já estamos registrando na Venezuela para alcançar outros países da América Latina”, afirma Ronchesi, que projeta o início da operação no mercado europeu para 2025.
Com vendas diretas para salões de beleza e por meio do e-commerce da marca para o consumidor final, a empresa planeja aumentar sua visibilidade a partir da realização de ativações em diferentes espaços pela Grande São Paulo, como bares, restaurantes, academias e espaços esportivos, com planos de expandir a ação para outras regiões do Brasil.
A expectativa da marca é recuperar o capital de investimento inicial ainda este ano com a venda de cerca de 20 mil unidades de produtos, que devem contar com uma participação equilibrada entre o mercado brasileiro e norte-americano. Até 2025, a empresa projeta um faturamento de R$ 4 milhões.
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