Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Empreendedor une teatro e contação de histórias em city tour cênico pelo centro de SP

Empreendedor une teatro e contação de histórias em city tour cênico pelo centro de SP


O SP Haunted Tour explora as lendas urbanas e histórias reais do centro histórico da capital paulista, entrelaçando figurinos, maquiagens e dramaturgia com histórias socioculturais que marcaram a região Um ônibus executivo que circula pelas ruas da capital paulista se transforma no cenário principal do SP Haunted Tour, uma experiência de city tour cênico que encanta os passageiros. O negócio foi criado em 2011 pelo multiartista e jornalista Rogério Cantoni, de 59 anos. O empreendimento proporciona um turismo de experiência pelo centro histórico de São Paulo, contando, por meio de dois personagens, lendas urbanas e aspectos socioculturais que moldaram a história da metrópole.
O passeio tem como ponto de partida o restaurante Pecorino Bar e Trattoria, localizado no bairro de Higienópolis. Os passageiros se reúnem lá para um welcome drink antes de partir em direção ao centro histórico, explorando regiões como República, Anhangabaú, Sé e Bixiga. O city tour cênico reflete e reconta, principalmente, as histórias por trás das tragédias que marcaram os Edifícios Andraus, Joelma e Martineli, todos vítimas de graves incêndios nas décadas de 1920 e 1970. Além disso, a viagem traz ao público as memórias do Cemitério da Consolação, Theatro Municipal e a Catedral da Sé.
Cantoni atuou como jornalista por mais de 40 anos, contribuindo para a cobertura das editorias de arte, cultura, viagem e turismo. Paralelamente a essa carreira, ele sempre teve uma verdadeira paixão pelo ofício de ator, o que o levou a apostar em sua primeira peça teatral. No início, Cantoni criou uma peça em um ônibus de dois andares, chamado Haunted Bus, que foi encenada de 2011 a 2013. Posteriormente, a produção foi adaptada para o formato atual do city tour cênico SP Haunted Tour.
“As pessoas não entendiam direito o que eu estava fazendo, foi uma peça nova e inusitada, feita em um ônibus de dois andares. Na época, eu vi que poderia criar algo diferente do que se estava fazendo no mercado de turismo. Eu sempre achei que um city tour poderia ser diferente e mais lúdico, que o público pudesse aprender de maneira imersiva”, diz.
Segundo o empreendedor, a viagem transporta o espectador ao passado da cidade, apresentando São Paulo por meio de elementos lúdicos, envolventes e inusitados. A história da metrópole é narrada pela perspectiva de dois fantasmas, o chefe Ângelo, interpretado pelo próprio Cantoni e a comissária Ethernya, por David Carolla, 40. Os personagens compartilham fatos e lendas sobre os monumentos, a arquitetura e as esquinas da capital paulista. Cantoni ressalta que sua obra também traz reflexões sobre a sociedade e os principais desafios que permeiam a dinâmica acelerada de São Paulo.
Fantasmas Ethernya e Ângelo, respectivamente
Divulgação
Embora à primeira vista o city tour cênico possa parecer assustador, o empreendedor enfatiza que o SP Haunted Tour está longe de se classificar como uma experiência de terror, já que seu objetivo não é dar medo.
“Quis inovar com a temática do mal-assombrado, mas não faço terror. Os fantasmas são os porta-vozes das histórias e interagem com os cenários. Ângelo e Ethernya discutem temas de cidadania que envolvem uma grande metrópole como São Paulo.”
Cantoni explica que seu ônibus é alugado, mas um dos principais desafios do negócio é a necessidade de circular por vias públicas. Isso limita a operação em mais dias da semana e durante feriados. “É uma grande dificuldade para nós. Em São Paulo, o nosso city tour cênico não pode entrar nos prédios e nos espaços arquitetônicos, é uma grande burocracia. Essa possibilidade poderia deixar o nosso passeio ainda mais imersivo”, conta.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
O passeio tem a duração de aproximadamente 90 minutos e ocorre duas vezes por noite — todas as semanas — sempre às sextas-feiras e aos finais de semana. Também há atendimento a escolas e empresas, que podem agendar passeios em outros dias. No segmento B2B, empresas como Warner Bros. Brasil, Disney Brasil, Paris Filmes, Universal Pictures, Bradesco, Nestlé e Sesc SP já participaram do city tour cênico.
Por noite, o SP Haunted Tour recebe 84 passageiros. Os ingressos de cada viagem são vendidos a partir de R$ 95. De acordo com o empreendedor, o passeio já recebeu mais de 40 mil passageiros.
Além de turistas, empresas e escolas interessadas nos passeios do SP Haunted Tour, Cantoni destaca que seu público também inclui grupos sociais, como centros para idosos, instituições de projetos sociais e educativos, aniversariantes e redes de hotelaria. Segundo o empreendedor, 62,9% de seu público é composto por mulheres, principalmente na faixa etária de 25 a 34 anos.
Para 2025, o empreendedor planeja expandir a atuação do SP Haunted Tour para além do ônibus itinerante, incluindo a contação de histórias de São Paulo em outros espaços físicos.
“Os fantasmas provocam reflexões nas pessoas. O meu turismo de experiência não gera medo, mas as fazem refletir sobre os espaços e papéis que elas ocupam nas cidades. É um trabalho que une um tom jornalístico ao contar as histórias dos espaços públicos, mas também une a arte, com a filosofia por trás das histórias.”
Saiba Mais

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *