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Empreendedor transforma espaço de 9 metros quadrados em rede de açaí que fatura R$ 4 milhões

Empreendedor transforma espaço de 9 metros quadrados em rede de açaí que fatura R$ 4 milhões


Destaque do cardápio da Nosso Açaí é combinação do creme do fruto amazônico com sorvete, frutas e dezenas de complementos agrada e fideliza a clientela Era o ano de 2013 e o empresário Sérgio Bezerra, hoje com 52 anos, enfrentava dificuldades com seu negócio – na época, uma papelaria que atendia empresas. Ele precisava aumentar sua capilaridade, mas não conseguia gerar receita suficiente para crescer. Então, começou a pensar em alternativas em outros segmentos.
Queria algo ligado à alimentação por entender que o mercado era promissor, e porque já havia atuado no segmento. Como a cabeça de um empreendedor não para, logo definiu que o negócio seria vender açaí. Decidiu, junto com a esposa e sócia, Ana Paula Bezerra, 49 anos, que poderiam montar o empreendimento “numa portinha” na rua da casa deles.
Foi assim que um espaço de 9 metros quadrados em uma locadora de DVD virou ponto da primeira unidade da Nosso Açaí, em Santo André, na Grande São Paulo, em 2014. “A Paula locava DVDs nessa loja e notou que havia espaço ocioso. Propusemos alugar uma parte e a proprietária topou, porque o ramo do negócio dela também estava complicado”, conta Sérgio Bezerra.
Desde o início, a ideia era criar um cardápio inovador e atraente. “Não queríamos servir apenas o tradicional açaí com banana, morango e granola”, recorda-se o empreendedor. Por isso, a empresa vive inventando moda e criando novidades para surpreender e atrair clientes.
Hoje, o cardápio conta, sim, com o açaí – carro-chefe que pode ganhar complementos como frutas, caldas e outras tentações doces, como leite condensado, coco ralado, paçoca, confeitos de chocolate, leite em pó e cookies, entre outras. Mas também oferece sorvetes, ou frozen, como preferem chamar. São 20 sabores que levam ingredientes naturais e que podem ser consumidos sozinhos, com complementos ou na versão especial, com açaí. Nesse caso, o açaí vem por baixo, seguido por frozen e tops. A finalização é com “pétalas de açaí”, decoração feita na borda do copo com o creme de fruta.
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Para Bezerra, o objetivo é tornar a experiência de tomar açaí algo prazeroso, com dezenas de possibilidades de “brincadeira”. Segundo ele, 90% dos clientes não consomem só o açaí. “A preferência é pela combinação com frozen, frutas e complementos. A beleza está em experimentar hoje o açaí com frozen de maracujá e pitaya, amanhã, com limão e jabuticaba”, conta.
Outros itens que fazem parte do menu e encantam a clientela são milkshakes, fondues e os “pequenos notáveis”, sorvete em formato menor com caldas especiais. A sensação do momento é o de pistache com calda de pistache.
Expansão pelo interior paulista
Tantas possibilidades de combinações partindo do mesmo produto são o segredo do sucesso, segundo o empreendedor. Desde a primeira unidade, quase 11 anos atrás, a marca cresceu e se tornou uma rede. São 11 lojas, sendo cinco próprias e seis de franqueados, que os Bezerra chamam de “parceiros empreendedores”.
O modelo de negócios, segundo Sérgio Bezerra, adequa-se às demandas do mercado e dos parceiros empreendedores. A Nosso Açaí oferece diferentes formatos, como lojas convencionais, contêineres, quiosques, unidades móveis para eventos e estruturas para ocuparem espaços em postos de conveniência, padarias e cantinas escolares.
Em 2024, a rede Nosso Açaí faturou R$4 milhões
Divulgação
No momento, o interior de São Paulo, mais especificamente a região da Grande Campinas, é o foco de expansão da rede, por meio de franquias. Além da primeira loja, de Santo André, o Nosso Açaí está em Vinhedo, Valinhos, Itatiba, Sorocaba e na própria cidade de Campinas, todas no interior paulista. A mais nova unidade, inaugurada há poucos dias, em Paulínia, possui cerca de 90 metros quadrados e teve investimento inicial de R$ 80 mil. Bezerra informa que o payback estimado é de 18 meses, embora, conta, já houve quem tivesse esse retorno em sete meses.
As lojas apresentam funcionamento otimizado pelo POP (Procedimento Operacional Padrão), um documento que uniformiza processos e garante a qualidade consistente de produtos e serviços. Segundo Bezerra, a utilização de tótens em algumas unidades e a implantação de sistema híbrido (à la carte e self-service) reduzem o custo de mão de obra. O cardápio inteligente que possibilita combinações ajuda na gestão de estoque e a evitar o desperdício.
Todos esses elementos contribuem para o negócio prosperar. Se no primeiro ano de funcionamento uma loja do Nosso Açaí faturava cerca de R$ 6 mil por mês, dez anos depois, em 2024, o faturamento da rede foi próximo a R$ 4 milhões. De dois colaboradores em 2014, saltou para 45.
“Trabalhar com açaí é viciante. Nosso Açaí veio da ideia do ‘nosso’, de trabalhar juntos, de acolher o cliente, acolher o parceiro. Essa é a nossa motivação. Há fins de semana em que penso, ‘Ah, será que tenho de ir trabalhar mesmo?’. Mas não consigo deixar de ir. Ainda bem. Porque volto cheio de energia”, conclui.
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