Empreendedor lidera há mais de 50 anos negócio de máquinas de tijolos ecológicos criado quando era adolescente
Em 1997, a produção era de cerca de cinco máquinas por mês; atualmente, segundo o empreendedor, o número ultrapassa cem Natural de Tupã, no interior de São Paulo, Francisco Aguilar desenvolveu, em 1972, aos 14 anos, uma máquina para a produção de tijolos ecológicos, em parceria com o pai e o irmão. A iniciativa começou em pequena escala, no bairro da Penha, na capital paulista, e hoje está concentrada em uma fábrica com mais de 70 mil metros quadrados em Mogi das Cruzes (SP).
De acordo com Aguilar, a Jarfel // Sahara vem se diferenciando e crescendo pois criou uma máquina que produz um tipo de tijolo diferente do convencional. Em vez de argila e queima em fornos, o tijolo é feito a partir de um solo arenoso, misturado com cimento. “Ele parece um brinquedo de criança que se encaixa. Dando velocidade na construção da obra e com isso o custo fica menor”, explica o empreendedor.
Leia também
Em 1997, a produção era de cerca de cinco máquinas por mês; atualmente, segundo ele, o número ultrapassa cem. Ainda de acordo com Aguilar, mais de 100 mil casas foram construídas com o método A linha de produção inclui ainda máquinas para blocos e pavers de concreto.
A empresa nasceu segue familiar. Além de Francisco, trabalham no empreendimento a esposa, dois filhos, um genro e uma nora. Um dos filhos, Jeferson Aguilar, atua como supervisor da fábrica. “Ver de onde começamos até onde chegamos é inacreditável”, afirma.
Para Francisco, o desenvolvimento do negócio está ligado ao domínio da tecnologia e à relação com os compradores. “A grande lição é respeitar o cliente, que acaba se tornando um parceiro”, diz.
Assista à reportagem completa que foi ao ar no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Três décadas de sucesso: a jornada da fábrica de máquinas de tijolos ecológicos