Em busca das 1 mil lojas, Ótica Chilli Beans aposta em linha de crédito para impulsionar franqueados
Os franqueados terão acesso a linhas de crédito customizadas com juros menores e maiores prazos para pagamento A Chilli Beans está lançando uma linha de crédito para os 80 franqueados (30% da rede) que mais se destacaram na companhia e que desejam expandir o negócio. Em parceria com o Banco BS2, os selecionados terão acesso a linhas de crédito customizadas que se adequarão aos objetivos e necessidades do empreendedor. A estratégia faz parte de um plano maior da companhia, que deseja chegar a 1 mil óticas (além das lojas vermelhas) nos próximos quatro anos. A notícia foi revelada em primeira mão a PEGN.
Foram selecionados os franqueados com melhor desempenho e sem inadimplência, segundo Caito Maia, fundador da Chilli Beans. Dependendo dos resultados, há chance de oferecer a solução para o restante da rede. Os 80 empreendedores terão acesso a linhas customizáveis com carência de três meses, juros menores, prazos maiores de pagamento e aprovação, dependendo da documentação, em uma semana. A rede não abriu os percentuais e prazos.
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O projeto vem sendo estruturado desde setembro de 2024. Para Maia, a parceria será benéfica para os dois: de um lado a Chilli Beans chegará mais perto da sua meta e do outro o BS2 ganhará a carteira de franqueados da companhia.
Denominado “Projeto 400”, a marca tem como objetivo chegar a 400 lojas da Ótica Chilli Beans até 2025 – no início do ano o número estava em 300, mas agora já são 380 unidades. O plano é abrir mais 400 nos próximos dois anos e chegar a 1 mil até 2028.
“O mercado de bancos brasileiros não está preparado para atender a velocidade e as oportunidades que têm em um mercado de franquia. Agora, com a parceria, o empreendedor terá uma linha de crédito exclusiva que cabe em seu faturamento e sua margem de lucratividade. Será como um presente para eles”, destaca Maia.
Com mais de 150 mil clientes em seu portfólio, o banco digital BS2 hoje foca somente em pessoas jurídicas. De acordo com Juliana Pentagna Guimarães, diretora executiva, as redes de franquias sofrem com a “falta de soluções” para o segmento, dessa forma, o banco viu ali uma oportunidade de crescimento.
“Nós (BS2) estamos constantemente olhando para o mercado e passamos a buscar entender as dores das empresas. Elencamos alguns setores e vimos que o segmento de franquias precisa de um parceiro que não tente só vender produtos, mas que leve soluções financeiras”, destaca Guimarães. “O mercado tem um olhar para a franquias sempre muito voltado para querer implementar soluções de pagamentos”, acrescenta.
A Chilli Beans será a primeira rede com esse modelo, mas o banco já está com negociações em andamento com outras redes do franchising.
Expansão
Com 800 lojas vermelhas, 380 óticas e 70 Eco Chilli, a Chilli Beans faturou R$ 1 bilhão em 2023 e a projeção é que neste ano a receita chegue em R$ 1,2 bilhão. Nos próximos quatro anos, a marca tem como objetivo fortalecer a sua rede de óticas – que representam 30% a 35% do montante. A ideia é que este número cresça para 50% até 2028.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a maior rede de óticas em operação no país em 2023 era a Óticas Carol, com 1,4 mil lojas. Em seguida vinha a Óticas Diniz, com 1.207.
Com uma média de loja 1,5 por franqueado, das 1 mil Óticas Chilli Beans, Maia deseja que 50% seja no formato de loja de rua e 50% em shoppings menores, principalmente, naqueles em que já há operação da rede com a Chilli Beans vermelha.
As franquias de rua da Ótica Chilli Beans necessitam de um investimento inicial de cerca de R$ 190 mil, com prazo estimado de retorno em até 27 meses e projeção de lucro de 16%.
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