Ele abriu uma hamburgueria artesanal na periferia de SP e hoje fatura R$ 8,5 milhões
Valber Bonfim começou o Quebrada Burger com investimento inicial de R$ 6,5 mil em um trailer. Hoje, marca conta com quatro unidades na capital paulista Nascido e criado em Brasilândia, Zona Norte de São Paulo (SP), Valber Bonfim, 30 anos, cresceu em uma família de empreendedores. Ainda na infância, Bonfim começou a trabalhar no restaurante da família, também localizado no seu bairro de origem. Lá, ele teve o primeiro contato com a gastronomia e confirmou a sua vontade de ter o próprio negócio.
Em 2017, em busca de renda extra para pagar a faculdade de gastronomia e dar os primeiros passos em sua jornada solo, o empreendedor investiu todas as suas economias, o equivalente a R$ 6,5 mil, em um trailer para abrir uma hamburgueria artesanal na periferia, o Quebrada Burguer. O negócio rapidamente ganhou fama e tração e, oito meses após a fundação, Bonfim substituiu o trailer por uma pequena loja de delivery.
Com reinvestimento do capital gerado no empreendimento, Bonfim foi expandindo o espaço para terrenos vizinhos com o objetivo de atender uma demanda crescente. Atualmente, a unidade da Brasilândia conta com 200 m², onde são oferecidos serviços por delivery e atendimento presencial, com capacidade para atender até 60 pessoas.
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Com o sucesso do negócio, o empreendedor iniciou o processo de expansão com a inauguração, em 2022, de uma unidade no bairro de Pirituba. Este ano, a marca abriu outras duas unidades, uma no centro de São Paulo e outra em Guarulhos (SP), no modelo dark kitchen. De acordo com Bonfim, os “restaurantes fantasmas” surgiram como um caminho estratégico por demandarem um investimento inicial menor e maior potencial de faturamento devido à escala de pedidos.
“Hoje, até mesmo na matriz, onde temos um salão grande para o atendimento ao público, cerca de 80% do nosso faturamento vem do delivery. Além disso, o investimento inicial para o atendimento presencial é muito maior. Na segunda unidade, de Pirituba, investi quase R$ 500 mil para contar também com o salão. Já para uma cozinha apenas de delivery gasto cerca de R$ 100 mil para iniciar a operação”, explica Bonfim.
O empreendedor destaca que a identidade da marca permanece mesmo com a abertura de unidades fora da periferia. Para ele, um dos principais símbolos do negócio, e que diverte a clientela, é o uso de gírias usadas dentro de comunidades para nomear os lanches, como Gueto, Maloka e Chapado. “Eu quero mostrar de onde vim e reforçar sempre a identidade da marca, já que o meu principal objetivo continua sendo trazer a gastronomia para a quebrada, que é o nosso slogan”, diz.
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Além do hambúrguer
Depois de notar que grande parte da clientela da hamburgueria também fazia parte da freguesia do restaurante dos pais, o empreendedor decidiu apostar na confiança estabelecida com os consumidores para oferecer outros tipos de produto. Assim, o negócio expandiu para outras três marcas, que funcionam no conceito de dark kitchen: Quebrada Drinks, Açaí da Quebrada e Quebrada Dog.
Inaugurado há dois anos, o Quebrada Drinks nasceu de uma vontade do empreendedor de levar a boa coquetelaria para sua comunidade. Localizado ao lado da primeira unidade do Quebrada Burguer, o negócio passou por alguns desafios até se consolidar na região. “Tive problemas para fazer a ideia do drinque por delivery funcionar, já que nas embalagens térmicas perdia-se o grande chamativo dos produtos, a apresentação. Hoje, contornei parte dessa dificuldade com o envio em um copo de isopor personalizado e com o foco apenas em bebidas mais simples, como caipirinhas e batidas”, explica.
A marca seguinte, de açaí, surgiu neste ano a partir de uma oportunidade que Bonfim percebeu com o negócio de drinques. Com toda a produção de bebidas feitas com frutas frescas, a ideia do empreendedor era aproveitar o que não fosse usado nas bebidas para a montagem de açaís. Hoje, o que começou com a venda de cerca de dois baldes de 10 litros de açaí por semana, como uma forma de evitar o desperdício das frutas, já soma o equivalente a cerca de 15 baldes vendidos semanalmente.
Com o objetivo de expandir ainda mais o portfólio, Bonfim inaugurou, também em 2024, o Quebrada Dog. A marca, que trabalha com opções artesanais de cachorro-quente, fatura até R$ 75 mil mensalmente.
A expectativa do empreendedor é seguir expandindo as diferentes frentes do negócio, que hoje é chamado de Grupo Quebrada. Para 2025, a meta é inaugurar uma pizzaria e uma pastelaria, além de mais duas unidades da hamburgueria. Depois de faturar R$ 8,5 milhões em 2023, a projeção é fechar o ano de 2024 com faturamento de R$ 12 milhões a partir de todas as frentes do grupo.
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