Ela criou um negócio de papinhas na cozinha de casa e hoje fatura R$ 5 milhões
Janaína Anselmo fundou a Da Vovó Natural Baby, uma marca de papinhas naturais que hoje fatura milhões, emprega apenas mulheres e prepara expansão com franquias pelo Brasil Com uma filha recém-nascida e frustrada com as opções industrializadas no mercado da alimentação infantil, Janaína Anselmo, 40 anos, decidiu mudar de vida. Em vez de voltar ao mundo corporativo — ela já havia feito carreira em empresas como Microsoft e Dell —, decidiu apostar em uma ideia simples, mas carregada de propósito: preparar papinhas orgânicas, naturais e práticas para mães que, como ela, buscavam uma alimentação segura e nutritiva para os filhos.
Com R$ 10 mil em mãos, Janaína montou sua operação na cozinha de casa, em Guaíba (RS), desenvolveu mais de 300 receitas com ajuda de nutricionistas e começou a vender os produtos em grupos de Facebook. Assim nasceu, em 2015, a Da Vovó Natural Baby. O que começou como uma solução doméstica virou uma marca que hoje fatura R$ 5 milhões por ano.
Da cozinha de casa ao e-commerce
O negócio começou de forma quase artesanal. Janaína comercializava as papinhas orgânicas em vidrinhos retornáveis. Uma cliente que estava prestes a viajar ao Canadá solicitou uma papinha com maior durabilidade, para garantir o alimento à filha. O desafio levou Janaína a criar um processo de envase a vácuo, que hoje é o diferencial da marca. “Foi ali que nasceu nossa linha industrial, mas com sabor de casa”, conta.
Especialista em marketing e e-commerce, Janaína aplicou sua bagagem profissional no negócio. Lançou um site próprio e, com a nova tecnologia de conservação, passou a vender para todo o Brasil. Em pouco tempo, as vendas virtuais e o crescimento da marca a motivaram a criar o Power Mamis, um programa de empreendedorismo feminino que chegou a reunir dezenas de revendedoras, em diferentes estados do país.
A pandemia exigiu nova adaptação. Com a queda das vendas diretas, a especialista transformou o modelo em franquias. Hoje, a marca tem quatro unidades franqueadas — em São Paulo, São Bernardo do Campo (SP), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS) — e espera abrir 20 novas lojas em 2025, com foco nas capitais e grandes centros.
Portfólio de vendas
A Da Vovó Natural Baby oferece mais de 70 produtos, incluindo papinhas salgadas e doces, sopinhas, risotos, alimentos desidratados e chás, além de uma linha de cosméticos naturais para crianças.
O produto mais vendido da marca é o kit de papinhas orgânicas que contém seis vidrinhos de sabores diversos, como batata doce, feijão e carne; ervilha, frango e legumes; arroz, cenoura e carne; e batata baroa, carne e legumes. Todos tem zero adição de açúcar e são destinados a bebês com a partir de 6 meses, custando em média R$ 99,90. Foi com esse tipo de kit que a empreendedora começou as vendas, em 2015.
“Tudo nasceu da minha experiência como mãe. Crio pensando no que gostaria de ter tido para os meus filhos”, afirma. Além dos produtos, as lojas físicas também funcionam como redes de apoio, oferecendo orientação com nutricionistas, pediatras e consultoras de amamentação.
100% feminina e brasileira
A marca, que é totalmente brasileira e não tem investidores externos, conta com Janaína como única proprietária. Ela faz questão de manter um quadro de funcionárias 100% feminino. Em 2024, recebeu da prefeitura de Guaíba o prêmio “Empresa Amiga da Mulher”, por oferecer estrutura com espaços de descanso, amamentação e horários flexíveis.
Para 2025, além da meta de dobrar o faturamento e alcançar os R$ 10 milhões, a empresa aposta em novos produtos, como a linha “Pequeno Chefinho” (desenvolvido para ser uma refeição rápida), filtros solares e cremes dentais naturais desenvolvidos em parceria com universidades da Argentina.
Initial plugin text
“Nosso produto é para o bebê, mas a nossa missão é cuidar da mãe. Porque só uma mãe saudável consegue criar filhos saudáveis”, resume Janaína.
Produção artesanal com padrão industrial
Com a produção realizada em uma indústria, a marca mantém um processo que promete preservar o sabor e a textura de comida feita em casa. A preparação dos alimentos é dividida em duas etapas: o cozimento, que segue receitas elaboradas com nutricionistas especializadas, e o envase a vácuo, feito com tecnologia industrial que garante segurança alimentar e conservação sem a necessidade de aditivos.
Leia também
Os ingredientes, em sua maioria orgânicos, são comprados de produtores locais e passam por uma criteriosa seleção. “A gente sabe de onde vem cada alimento. Isso é essencial para garantir a qualidade que prometemos”, reforça Janaína. O cuidado vai desde a escolha dos fornecedores até o transporte e armazenamento, sempre com foco em manter os nutrientes e o frescor dos ingredientes.