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Donas de chocolateria premiada se unem a nutricionista para lançar chocolates saudáveis e esperam faturar R$ 1,5 mi

Donas de chocolateria premiada se unem a nutricionista para lançar chocolates saudáveis e esperam faturar R$ 1,5 mi


A AMEIzi, lançada em 2022, é uma marca criada pelas irmãs Bibiana e Carolina Schneider, fundadoras da Cuore di Cacao, e pela nutricionista e pesquisadora científica Aline Quissak Oferecer uma opção de chocolate mais saudável é a proposta da AMEIzi, marca criada pelas irmãs Bibiana e Carolina Schneider, fundadoras da chocolateria Cuore di Cacao, e pela nutricionista e pesquisadora científica Aline Quissak. A empresa foi lançada no segundo semestre de 2022 com uma linha de barras de chocolate focada no bem-estar e efeitos terapêuticos, mas teve um boom em abril deste ano com a linha de cups recheados sem lactose, açúcar e glúten. Desde então, a empresa teve um aumento de 40% nas vendas — a expectativa é fechar em 2024 com receita de R$ 1,5 milhão.
A empresa tem a expertise das irmãs Schneider, que comandam a chocolateria Cuore di Cacao há cerca de 20 anos e já foram reconhecidas em premiações como International Chocolate Awards Americas, Bean to Bar Brasil e Academy of Chocolate. Já Quissak é especialista em nutrição terapêutica e pesquisadora científica sobre o chocolate.
“Nós já conhecíamos o trabalho da Aline, que é apaixonada por chocolate, e fez várias pesquisas para desenvolver itens que fossem ainda mais saudáveis. Depois, ficamos amigas”, diz Bibiana. Em 2019, começaram a conversar sobre criar um negócio juntas.
As empreendedoras passaram a analisar as pesquisas científicas de Quissak. “Testamos várias receitas, ajustando os ingredientes para que tivessem as doses certas de nutrientes. Nosso objetivo era que fosse um chocolate muito gostoso, mas também muito saudável.”
Os testes começaram duraram cerca de um ano, e o lançamento da marca foi no semestre de 2022. Os chocolates são produzidos na fábrica da Cuore di Cacao, em Curitiba (PR), em um espaço separado para a AMEIzi.
As primeiras barras de chocolate foram lançadas no e-commerce próprio, com foco nos efeitos terapêuticos. “São chocolates feitos com ingredientes naturais, sem suplementos e remédios. Temos o ponto de torra certo que garante um nível alto de antioxidantes”, diz Bibiana. “Oferecemos um chocolate que dá mais energia e disposição, enquanto outro auxilia no relaxamento para dormir melhor.”
Segundo a empreendedora, o processo trouxe desafios que ela não estava acostumada na Cuore di Cacao. “O nosso começo foi bastante tímido e tivemos que aprender com esse outro mercado. Estávamos acostumadas a lidar com o chocolate como presente, oferecendo experiências emocionais de celebração. Tivemos que começar a trabalhar a imagem do chocolate como um produto saudável para o dia dia por quem quer consumi-lo sem sentir culpa”, diz.
Segundo Bibiana, uma das estratégias para atingir esse público foi apostar na revenda em lojas de produtos naturais. Também passou a frequentar eventos relacionados a saúde, onde contatou nutricionistas e médicos para apresentar os produtos. “São profissionais que podem indicar aos seus pacientes porque confiam nos benefícios do chocolate”, afirma.
O negócio teve um boom com o lançamento da segunda linha, feita de cups recheados, em abril deste ano. “Tínhamos uma demanda muito forte de lançar produtos sem açúcar. O chocolate é zero lactose, tem zero adição de açúcar e não tem glúten”, diz Bibiana. Neste caso, os produtos não têm efeitos terapêuticos. “Os cups também atendem pessoas que compram a linha bem-estar, mas em momentos diferentes de consumo. Por exemplo, ela come um cup como sobremesa do almoço e, à noite, o chocolate que relaxa para conseguir dormir melhor. Mas com os cups conseguimos atender um público mais amplo e de todas as idades, especialmente jovens que frequentam academia.”
Cups recheados da AMEIzi
Claudia Pereira
Saiba mais
Com o lançamento da segunda linha, a empresa também passou a atender distribuidoras que entregam os itens para todo o Brasil. Desde então, o negócio cresceu 40%. Atualmente, 54% das vendas são feitas por meio de distribuidoras, 36% por revendedores e 10% por e-commerce.
No momento, os cups são vendidos com recheios de amendoim e avelã. Em janeiro, a empresa pretende lançar um terceiro sabor. Também está programada uma reformulação no formato da linha bem-estar — mas a empreendedora ainda não revela qual será. A expectativa é que as novidades do promovam um crescimento de 50% no faturamento em 2025.
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