Dona da PopCorn Gourmet lança franquia de milkshake feito com pipoca
Negócio surgiu a partir da oportunidade de reaproveitamento dos insumos utilizados na receita das pipocas A busca por uma redução de desperdício fez com que a empreendedora Elaine Moura, dona da rede de franquias PopCorn Gourmet, chegasse a um novo modelo de negócio: o Pop Milky. A primeira unidade abriu as portas no último mês de julho, em Goiânia (GO), e pelo menos mais quatro devem ser inauguradas neste ano. A informação foi obtida em primeira mão por PEGN.
Moura conta que começou a pensar em alternativas durante a pandemia, quando teve tempo para reparar na quantidade de insumos nobres que eram descartados pela empresa. “Na hora que finalizo a pipoca, eu mudo de sabor no misturador. Tem uma série de insumos que ficam grudados na panela e temos que descartar”, explica.
No início, ela vendia esses insumos para fábricas de ração animal por um valor reduzido. Depois, começou a desenvolver receitas, como recheios para bolo, sorvetes e bases para milkshake. “Conforme eu aumento a produção [pelo crescimento do negócio], eu aumento a quantidade desses insumos”, diz.
Primeiro quiosque da Pop Milky foi aberto em Goiânia
Divulgação
Com esses ingredientes em mãos, Moura passou a olhar para oportunidades de mercado e notou que a demanda por milkshakes em shopping centers vem em uma curva crescente – de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a Milky Moo, marca desse nicho, foi a que mais cresceu nos centros comerciais no primeiro trimestre de 2024. Com o reaproveitamento dos insumos, ela avaliou que o negócio teria vantagens para o franqueado.
No ano passado, Moura iniciou o estudo de franqueabilidade da Pop Milky. O investimento em branding e formatação foi de cerca de R$ 200 mil. Nesse período, quatro unidades da PopCorn Gourmet já vinham vendendo o milkshake, e a bebida passou a representar 30% do faturamento das lojas. “Isso sem comunicação visual e divulgação. A estimativa é que passe para 50% com a virada”, diz a empreendedora. As lojas da Pop Milky também venderão pipocas da PopCorn Gourmet.
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Produtos da Pop Milky são feitos com crumble de pipoca
Divulgação
A primeira loja em Goiânia está localizada no Pontal Shopping e é tocada por uma franqueada. Os preços dos milkshakes variam entre R$ 18 e R$ 24, e o cardápio tem sabores como Ninho trufado, cookie, morango, Ovomaltine e creme de avelã. Todos levam crumble de pipoca e chantily.
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O investimento inicial para ser um franqueado da PopMilk é a partir de R$ 91 mil, um pouco mais alto do que da PopCorn Gourmet (R$ 85 mil), pois demanda equipamentos e instalações mais complexos. O grupo tem também a Pop Coffee, uma loja completa com cafeteria – e pipoca.
Atualmente, o empresa tem 60 unidades em funcionamento e projeta abrir mais 10 neste ano. O faturamento no ano passado foi de R$ 18 milhões e a projeção é fechar 2024 com uma receita de R$ 20 milhões.
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