Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Dia do Livro: empreendedores indicam as obras que mudaram suas vidas

Dia do Livro: empreendedores indicam as obras que mudaram suas vidas


Karla Felmanas, Caito Maia, Rachel Maia, Sandra Chayo, Sergio All e Luanna Toniolo compartilham seus livros favoritos Em meio à rotina intensa do empreendedor, que inclui tomada de decisões sob pressão e necessidade constante de aprender e de se renovar, os livros podem ser um aliado. As obras oferecem não só conhecimento técnico, mas também novas perspectivas. No Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, confira o que está na estante de seis empreendedores — e inspire-se com as obras que ajudam a moldar suas visões de mundo e estratégias de negócio.
Karla Felmanas, vice-presidente do grupo Cimed
⁨Karla Felmanas, da Cimed
Divulgação
Felmanas rotineiramente lê obras sobre gestão, desenvolvimento pessoal e negócios. Para ela, todo empresário precisa ler histórias de outros empreendedores — “não apenas pelos acertos, mas pelos tropeços que os tornaram mais fortes”. “Cada jornada tem sua singularidade, mas há aprendizados universais que só a experiência e a generosidade em compartilhá-la podem ensinar”, diz.
Entre suas obras favoritas estão estas biografias:
“Minha História”, de Michelle Obama (Editora Objetiva, 464 págs);
“Faça Acontecer – Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar”, de Sheryl Sandberg (Companhia das Letras, 308 págs);
“A Marca da Vitória: A Autobiografia do Criador da Nike”, de Phil H. Knight (Sextante, 384 págs);
“Sem Filtro: Os Bastidores do Instagram”, de Sarah Frier (Planeta Minotauro, 494 págs).
No ano passado, Felmanas publicou o livro “Oi, Tchurma” (Companhia Editora Nacional, 240 págs), que fala sobre sua trajetória profissional e aborda temas como maternidade, carreira e família.
Caito Maia, CEO da Chilli Beans
Caito Maia, da Chilli Beans
Divulgação
Maia tem o “Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec (FEB Editora, 416 págs), como seu livro favorito. O empreendedor afirma que se converteu ao espiritismo após ter lido a obra. Atualmente, o CEO da Chilli Beans está lendo “A Ciência da Felicidade no Trabalho” (Editora Gente, 192 págs), escrito por sua esposa, Denize Savi.
Apesar de considerar a leitura essencial para um empreendedor, Maia afirma que um empresário deve estar atento e aprender sobre o empreendedorismo na prática.
“Poderia citar aqui alguns títulos clichês, mas quero provocar todos os empreendedores a aprender observando todas as fontes de cultura ao seu redor. Não se prendam a obras que falem apenas de negócios. Tentem absorver o máximo possível de peças de teatro, filmes e séries”, diz Maia.
Rachel Maia, fundadora e CEO da RM Cia 360
Rachel Maia, da RM Cia 360
Divulgação
Maia, ex-CEO de Lacoste, Pandora, Tiffany & Co e agora à frente da RM Cia 360, consultoria fundada por ela, tem como livro favorito “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry (HarperKids, 96 págs). Este, diz Maia, foi o livro que a ensinou a ser “responsável por aquilo que cativa” — frase conhecida da obra.
“Senti que precisava ajudar a transformar este mundo para as pessoas que cativei ao longo da minha jornada, iniciando pelo meus filhos, Sarah Maria e Pedro Antônio”, destaca.
Neste momento, a empreendedora tem em sua mesa de cabeceira o livro “Eu Sei Por Que O Pássaro Canta Na Gaiola”, da autora Maya Angelou (Editora ‎Astral Cultural, 336 págs). “Fala sobre buscar a superação, mesmo com os desafios da vida”, diz Maia.
Sandra Chayo, sócia-diretora do Grupo Hope
Sandra Chayo, do Grupo Hope
Divulgação
Para Chayo, todo empreendedor deveria ler “Empresas Feitas Para Vencer — Por Que Algumas Empresas Alcançam a Excelência… e Outras Não”, escrito por Jim Collins (Alta Books, 368 págs). “O livro aborda com profundidade o que diferencia as empresas excepcionais”, afirma.
Ela também recomenda:
“Feitas Para Durar: Práticas Bem-Sucedidas de Empresas Visionárias”, de Jim Collins e Jerry I. Porras (Alta Books, 368 págs);
“A Estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (Editora Sextante, 288 págs);
“Start Up Nation: A História do Milagre Econômico Israelense”, de Dan Senor e Saul Singer (Editora Bookman, 380 págs).
“Cada um traz uma perspectiva diferente, mas todos me ajudaram a expandir o olhar sobre inovação, estratégia e construção de negócios com impacto”, diz a empreendedora.
Atualmente, ela está lendo “O Que Não Se Ensina na Harvard Business School”, escrito por Mark H. McCormack (Editora ‎Harbra, 216 págs). “Traz uma visão mais prática e realista sobre negócios, baseada em experiência de campo.”
Initial plugin text
Sergio All, cofundador e chairman da Conta Black
Sergio All, da Conta Black
Divulgação
O empreendedor tem como livro favorito “The Color of Money: Black Banks and the Racial Wealth Gap” (“A Cor do Dinheiro: Bancos Negros e a Desigualdade Racial de Riqueza”, em tradução literal), escrito por Mehrsa Baradaran (Editora Belknap Press, 384 págs. Não tem tradução para o português). O livro conta a história de bancos criados por negros nos Estados Unidos. De acordo com All, é uma inspiração entender trajetórias que partem de princípios muito similares aos seus.
“Costumo ler tanto livros técnicos quanto aqueles que contam histórias empreendedoras. Atualmente, estou lendo ‘Ensemble — De Solo a Sinfonia’ [diversas autoras, Reino Editorial, 961 págs], obra que fala da história de diferentes mulheres e de como elas conseguem se desafiar e trazer novas narrativas. Entre elas, a minha sócia, Fernanda Ribeiro”, destaca.
Para All, todo empreendedor precisa ler:
“Dar e Receber: Uma Abordagem Revolucionária sobre Sucesso, Generosidade e Influência”, de Adam Grant (Editora Sextante, 288 págs);
“Líderes se Servem por Último: Como Construir Equipes Seguras e Confiantes”, por Simon Sinek (toraAlta Books, 320 págs);
“Essencialismo: A Disciplinada Busca por Menos”, de Greg McKeown (Editora Sextante, 272 págs).
Luanna Toniolo, cofundadora da TROC
Luanna Toniolo, fundadora da Troc
Gutyerrez/Divulgação
Livros contribuíram com a jornada empreendedora e auxiliaram no seu amadurecimento, conta Toniolo. Entre as principais obras estão “A Startup Enxuta: Como Usar a Inovação Contínua para Criar Negócios Radicalmente Bem-Sucedidos”, de Eric Ries (Editora Sextante, 268 págs); e “O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas”, de Ben Horowitz (WMF Martins Fontes, 295 págs).
“Meu livro favorito é ‘Em Busca De Sentido: Um psicólogo no Campo de Concentração’, de Viktor Frankl [Editora Vozes, 224 págs]. O texto me mostrou a importância de ter um sentido claro na vida. O autor relembra Nietzsche ao falar que ‘quem tem um porquê aguenta qualquer coisa’, e acredito muito nessa verdade”, afirma a empreendedora.
“O empreendedor tem tempo escasso e toma decisões rápidas e desafiadoras — muitas vezes, sozinho. Por isso eu sugiro leituras de desenvolvimento pessoal, que ajudarão a definir o porquê da sua jornada. Com uma visão mais clara, tudo fica mais leve”, destaca Toniolo.
Saiba mais
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *