Depois de superar crise nos anos 2000, Amend celebra 30 anos com lançamentos e aposta em expansão digital
Com itens em 8,5 mil pontos de venda no Brasil, receita da companhia cresceu 25% entre 2020 e 2022. Atualmente, e-commerce representa 10% do faturamento da empresa Fundada em 1994, a marca de beleza Amend tem uma história marcada pela superação. Neste ano, celebrando 30 anos no mercado, a empresa conta com novas estratégias para manter o ritmo de crescimento dos últimos anos. Entre 2020 e 2022, a receita da companhia cresceu 25%. Para os próximos anos, os planos envolvem o crescimento no canal digital, aumento do portfólio de produtos e expansão da presença internacional.
Os resultados são fruto de mudanças que começaram há mais de duas décadas. Em 2002, André Cintra, filho do fundador Paulo Antonio, assumiu como CEO da empresa após a morte do pai. Com 22 anos na época, o empresário, que é também atleta paralímpico de snowboard, tirou a empresa de uma crise que quase levou o negócio à falência. Sob sua gestão, a companhia cresceu e atingiu novos mercados.
Hoje, Cintra atua como presidente do conselho de administração do negócio, tendo deixado o cargo de CEO para o empresário João Paulo Chaccur. No comando da empresa há 10 anos, Chaccur afirma que a expansão nos últimos anos é resultado de um conjunto de estratégias, que envolvem fortalecimento da estrutura de fábrica, acompanhamento de metas, observação de tendências do mercado internacional, investimento em um time próprio de inovação e diversificação do portfólio. “Todo esse trabalho é pensado a longo prazo, não são coisas focadas para ver resultado em seis meses, por exemplo”, diz Chaccur.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
A partir destas estratégias, a empresa apostou em dois movimentos centrais em 2024 para celebrar os 30 anos da marca: mais de 30 novos lançamentos e um novo espaço físico. Em outubro deste ano, a companhia inaugurou o Amend Lab, um espaço de experiências imersivas. Localizado no Itaim Bibi, em São Paulo (SP), o ambiente é dedicado à inovação e servirá como centro para pesquisas com consumidoras, treinamentos de cabeleireiros e profissionais, eventos de relacionamento e criação de conteúdos por influenciadores digitais.
Segundo Chaccur, o espaço tem como objetivo apoiar no posicionamento de mercado da empresa e impulsionar as possibilidades de marketing nas redes sociais. “Há alguns anos, fizemos uma reflexão em que vimos alguns concorrentes crescerem muito nesse canal [digital], então resolvemos nos reinventar. O Amend Lab é parte disso, além do reforço que fizemos no time de digital e marketing”, afirma o empresário.
Com as apostas no segmento online, a empresa, que já viu alguns de seus produtos viralizarem no TikTok, por exemplo, projeta um crescimento da participação do e-commerce no faturamento da marca. No começo de 2024, o canal representava cerca de 6% da origem da receita. No meio do ano, o número passou para 8% e, agora, já alcança 10% do total do faturamento. Para o próximo ano, a expectativa é que o digital represente 15%.
Além do espaço físico, a empresa lançará 34 novos SKUs até o final do ano. Há 10 anos, a companhia somava cerca de 100 produtos no portfólio, hoje, são mais de 300. A projeção é que os lançamentos deste ano passem a representar cerca de 15% do faturamento do negócio.
“Vemos tudo como etapas do processo de amadurecimento da empresa. De um tempo para cá, o foco tem sido mais em marketing e no digital, o que envolve esses movimentos deste ano. Agora, estamos olhando com atenção para os próximos anos. De 2025 em diante, vamos trabalhar na uniformidade de comunicação interna para falar de exportação. Acredito no potencial de mais que dobrar, em um médio prazo, o quanto essa área representa para o negócio”, Chaccur.
Atualmente, a empresa está presente em 18 países, com as vendas internacionais representando cerca de 5% da receita da companhia. A expectativa é crescer tanto na consolidação nos países em que já estão presentes como na expansão para novas nações. No Brasil, a marca já conta com distribuição em 8,5 mil pontos de venda e uma equipe de mais de 600 colaboradores
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!