Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Depois de enchentes no RS, Natal Luz de Gramado faz mudanças para ‘salvar o ano’

Depois de enchentes no RS, Natal Luz de Gramado faz mudanças para ‘salvar o ano’


Evento aposta em divulgação regional mais forte e desfiles no centro para manter número de visitantes. A expectativa é receber cerca de 2,1 milhões de pessoas entre outubro e janeiro Realizado desde 1986, o Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul, teve de fazer mudanças para a edição deste ano devido aos impactos das fortes chuvas que assolaram o estado em abril e maio. O evento, que começa nesta quinta-feira (24/10) e promove espetáculos artísticos e decoração natalina em toda a cidade, recebe tradicionalmente pessoas de diversos estados brasileiros. Em 2024, porém, está apostando em uma divulgação que prioriza o Sul do Brasil.
A expectativa é que o evento reúna a mesma quantidade de público das últimas edições — cerca de 2,1 milhões de pessoas — entre 24 de outubro de 2024 e 19 de janeiro de 2025. “Mas acreditamos que o público não será parecido em questão de origem”, diz Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur. Em uma pesquisa realizada na última edição, a organização levantou que os principais turistas vêm de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Nordeste (região) e Rio Grande do Sul. Do total de visitantes, 82% estavam pela primeira vez em Gramado
“Logo após as enchentes, trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Turismo de Gramado para redirecionar a promoção turística para estados mais próximos, sem tanta abrangência nacional”, diz a presidente da Gramadotur. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ficou cerca de 170 dias fora de operação devido aos estragos causados pelas chuvas que atingiram o estado em abril e maio — e só retomou os voos comerciais na última segunda-feira (21/10). “A reabertura do principal aeroporto é muito significativa para nós”, diz Volk.
“Esperamos que a falta dos turistas do restante do país seja complementada por visitantes oriundos de Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, assim como de países do Mercosul. Divulgamos mais fortemente em países como Uruguai e Argentina”, afirma a presidente da Gramadotur. Uma das estratégias foi fazer roadshow do desfile nestes locais.
Natal Luz, em Gramado (RS)
Cleiton Thiele
Saiba mais
O evento também fez alterações na programação. “Inicialmente, os desfiles seriam feitos dentro do ExpoGramado, com capacidade para vender 4 mil ingressos. Depois de 11 anos, voltará a ser realizado nas ruas do centro da cidade. Por causa da baixa movimentação ao longo do ano, entendemos que o Natal deveria ser mais presente no centro, de maneira mais democrática”, afirma Volk. Os desfiles serão realizados três vezes por semana — quarta-feira, quinta-feira e domingo. “Antes só assistia quem comprava ingresso. Agora, teremos 1,2 mil lugares a venda e esperamos que 20 mil pessoas estejam presentes todas as noites. Quisemos abraçar mais os turistas.”
Apesar da queda no faturamento, a presidente da Gramadotur segue otimista. “Acreditamos que é um investimento para induzir o fluxo de turistas na cidade, fazendo com que a cidade inteira colha os frutos. Ganhamos de uma forma indireta com essa movimentação.”
Segundo Volk, o Natal Luz cria cerca de dois mil empregos diretos durante montagem, execução e desmontagem. “Apenas o desfile tem 450 pessoas no elenco, mas também contamos com a equipe de produção, direção, figurinistas, coreógrafos, limpeza etc”, afirma, acrescentando que o evento cria oportunidades para toda a cidade. “As praças de alimentação em que ocorrem os espetáculos também aumentam suas vendas. O setor de hotelaria recebe mais pessoas. Os atrativos da cidade, como os parques, também faturam mais.”
A presidente da Gramadotur diz que as expectativas estão altas para o evento. “Em julho, um momento de alta temporada para a cidade, tivemos 55% de ocupação. Ano passado foi 86%. Então essa temporada do Natal Luz está sendo muito aguardada como uma oportunidade de salvar o ano.”
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *