De manhã ou à noite? Estudo revela quando as pessoas são mais felizes
A pesquisa estudou as respostas de 50 mil pessoas, que compartilharam informações sobre como se sentiam em diferentes momentos ao longo do dia. O resultado trouxe insights que podem ser aplicados à rotina de trabalho Você já acordou e sentiu que o mundo estava cheio de possibilidades? Para muitos, esse é o momento em que a felicidade atinge seu pico, segundo um estudo feito pela University College London (UCL), que analisou a saúde mental de milhares de pessoas ao longo de dois anos.
A pesquisa estudou as respostas de 50 mil pessoas, que compartilharam informações sobre como se sentiam em diferentes momentos ao longo do dia, buscando identificar se existia uma correlação entre o horário do dia e aspectos como depressão, ansiedade, bem-estar e solidão.
Publicado no periódico BMJ Mental Health, o estudo descobriu que a manhã é o período em que as pessoas estão mais felizes, enquanto a noite, especialmente tarde da noite, é o momento mais desafiador.
Porém, ainda há muito que ser estudado. Dr. Feifei Bu, principal autor do estudo e membro do Departamento de Ciência Comportamental e Saúde da UCL, destacou que essas conclusões precisam ser confirmadas por novos estudos, já que o horário em que as pessoas escolheram responder pode ter influenciado os resultados. Ou seja, “aqueles que já se sentem melhor pela manhã podem estar mais propensos a se envolver com a pesquisa naquele momento”.
Saiba mais
O estudo foi destaque em um artigo de Bill Murphy Jr. na Inc. Para ele, a ideia de que momentos mais felizes ocorrem pela manhã, enquanto o final do dia tende a ser mais desafiador, pode não ser algo muito bom. No entanto, o especialista aponta alguns aspectos positivos, como o aumento da felicidade ao longo do período estudado — que foi desde o auge da pandemia em 2020 até 2022.
Além disso, de acordo com ele, o estudo revelou outra tendência interessante: a felicidade é maior às segundas, terças e sextas-feiras, com picos de satisfação no início da semana, enquanto os domingos mostraram os índices mais baixos. Para Murphy, isso sugere que o começo da semana, quando as pessoas estão mais motivadas, pode ser o melhor momento para a realização de tarefas que exigem maior energia, como marcar reuniões.
Por fim, para aqueles que estão desmotivados, Murphy traz uma dica importante: amanhã é outro dia. Podemos sempre esperar que as coisas melhorem.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos de PEGN? É só clicar aqui e assinar!