Consumidora flagra caixas e descartáveis da Pizza Hut dentro de banheiro; empresa se posiciona
Embalagens com o insumos estavam próximas ao vaso sanitário em uma unidade de Ajax, no Canadá. Publicação soma 1,2 milhão de visualizações no TikTok Uma cliente teve uma surpresa desagradável ao entrar no banheiro de uma loja da Pizza Hut, na cidade de Ajax, no Canadá. Em um vídeo publicado no dia 30 de abril, a consumidora, identificada apenas como Cee.beexo (@cee.beexo), mostra caixas com a logo da rede e itens descartáveis armazenados em uma prateleira no cômodo. O registro já acumula 1,2 milhão de visualizações e 84,5 mil curtidas no TikTok.
Na legenda do post, ela criticou a postura da empresa. “Só quero saber por que a Pizza Hut está guardando coisas que servem para fornecer comida para as pessoas no banheiro. Isso não faz sentido para mim toda vez que alguém dá descarga, partículas voam no ar. Como isso é aceitável?”, escreveu.
O perfil oficial da Pizza Hut do Canadá se manifestou sobre o caso nos comentários. “Agradecemos por nos informar sobre isso. Levamos isso a sério, pois não reflete nossos padrões.” A empresa ainda informou que está trabalhando para “resolver o problema”.
Initial plugin text
A publicação causou indignação entre os internautas. Nos comentários, alguns deles repudiaram a ação da unidade. “Meu Deus, isso é nojento”, disparou uma pessoa. “O que me deixa louco é que você não pode ser a primeira pessoa a ver isso. Como ninguém mais viu essa violação de saúde pública?”, declarou outra.
Saiba mais
O que diz a legislação?
Embora a situação tenha ocorrido fora do Brasil, PEGN ouviu especialistas para entender as obrigações legais das empresas em relação ao armazenamento dos produtos comercializados no estabelecimento. Adriana Lara, bióloga e especialista em gestão da qualidade e segurança dos alimentos, destaca que bares e restaurantes devem garantir o armazenamento adequado e seguro dos insumos.
“Esse caso mostra uma infração gravíssima, porque o banheiro é um ambiente altamente contaminante. Segundo a legislação sanitária, o restaurante precisa ter uma área de armazenamento própria para ingredientes, insumos e descartáveis”, diz.
Para evitar esse tipo de problema, a especialista reforça a importância da otimização do estoque e manutenção do espaço de armazenamento. Isso porque o local deve ter o tamanho adequado para comportar a quantidade dos itens. “Todos os produtos têm que estar sobre pallets ou em prateleiras. Precisam ter um espaçamento do piso, do teto e afastados também da parede”, pontua.
Lara ainda alerta que o armazenamento inadequado de produtos pode gerar sérios problemas para a saúde dos consumidores. A prática irregular ainda pode acarretar em sanções, como a aplicação de multas e suspensão de funcionamento do estabelecimento.
Quanto ao ponto de vista do consumidor, o advogado Raphael Medeiros, do GMP | G&C Advogados Associados, destaca que a legislação brasileira garante o “direito à proteção da vida, saúde e segurança na aquisição e consumo de produtos e serviços”.
No caso em questão, ele explica que a postura do restaurante não só viola as normas sanitárias, mas infringe os direitos do consumidor. “Armazenar alimentos e materiais em banheiro pode configurar prática abusiva e falha na prestação do serviço”, avalia.
Com isso, o cliente pode acionar o sistema judiciário e solicitar o pagamento de indenização por danos morais e até materiais, caso tenha tido algum gasto financeiro, a exemplo de alguma despesa médica.
Leia também