Conheça o hostel carioca premiado no ‘Oscar dos albergues’ de 2025
Jo&Joe Rio, no Largo do Boticário, venceu na categoria ‘Viagem Sustentável’ do Hoscar Awards Enquanto o filme “Ainda estou aqui” segue firme na acirrada corrida pelo Oscar, um representante carioca levou uma “estatueta” em outra prestigiada premiação internacional. Localizado no Largo do Boticário, no Cosme Velho, o Jo&Joe Rio recebeu o prêmio de melhor viagem responsável no Hoscar Awards, considerado o “Oscar dos albergues”.
Promovida pela plataforma de reserva de hospedagem Hostelworld, especializada em hostels, a premiação, também chamada de “Hoscars, é a mais tradicional do segmento e leva em consideração as avaliações dos usuários, que precisam ter se hospedado nos estabelecimentos avaliados. São 12 categorias: Viagem Responsável, Melhor Hostel Pequeno, Melhor Hostel Médio, Melhor Hostel Grande, Melhor Hostel Extra Grande, Melhor Hostel por País, Hostel Mais Popular, Melhor Hostel por Continente, Melhor Hostel Novo, Melhor Hostel Social, Melhor Hostel Para Viajantes Solo e Melhor Cadeia de Hostels.
Com foco em reconhecer estabelecimentos que se destacam em aspectos de sustentabilidade, seja ambiental ou social, a categoria Viagem Responsável é um dos destaques da premiação. O Jo&Joe Rio foi reconhecido por práticas como não utilizar utensílios plásticos descartáveis, empregar materiais biodegradáveis e incentivar os hóspedes a participar de limpezas de praia ou explorar a biodiversidade da Mata Atlântica, vizinha à propriedade. De acordo com o hostel, mais de 80% dos produtos de limpeza possuem certificação verde (ABNT) e a gestão de resíduos é feita por especialistas.
“Já tínhamos sido indicados ao prêmio ano passado, o que já era motivo de orgulho pro nosso hostel que tem apenas três anos de funcionamento. Mas ganhar tem um gostinho mais especial, ainda mais por destacar nossa preocupação com o meio ambiente. A minimização de impactos ambientais sempre esteve no nosso DNA”, comemorou, em nota, a gerente geral do Jo&Joe Rio, Bianca Chaves.
O ‘hostel butique’ Jo&Joe Rio ganhou o prêmio de Viagem Responsável no Hostel Awards, o ‘Oscar dos albergues’, em 2025
Divulgação
A categoria contou com outro representante brasileiro como finalista. Localizado na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, o hostel Lagarto na Banana, ficou em terceiro lugar. O espaço promove uma grande conexão entre artistas, músicos e empreendedores locais com os viajantes. Há também aulas de idiomas para a comunidade local, eventos aberto ao público e apoio a ações sociais, como atividades com crianças em situação de risco e apoio à economia regional, de passeios de barco aos serviços de lavanderia.
Leia também
Um terceiro albergue brasileiro também se destacou na premiação. Ocupando uma charmosa casa na Vila Madalena, em São Paulo, o Ô de Casa Hostel tem um histórico recheado de premiações nos “Hoscars. Em 2025, ele foi novamente apontado como melhor do Brasil e foi finalista em duas categorias internacionais: melhor hostel médio na América do Sul e melhor hostel da América do Sul.
Fundado em 2007, oferece 140 camas, entre quartos compartilhados e suítes privativas. A decoração abusa de cores fortes, plantas por todos os lados e redes espalhadas pelos corredores, dando ao lugar um clima tropical. Uma piscina, que funciona como um grande ponto de encontro para os hóspedes durante os dias de calorão paulistano, e o bar próprio, onde acontecem festas com frequência, são os destaques da vida social do albergue, sua marca registrada.
Jardim do hostel Ô de Casa, em São Paulo
Divulgação
Como é o Jo&Joe Rio?
O Jo&Joe Rio foi aberto em 2020, depois de quatro anos de obras e R$ 70 milhões investidos, que renovaram o famoso conjunto de casarões no Largo do Boticário, um dos cantos mais bucólicos do bairro do Cosme Velho, a caminho do Cristo Redentor. A marca de hostels butiques pertence ao grupo francês Accor, que detém outras bandeiras na cidade do Rio, como Fairmont, Sofitel, Ibis, Pullman e MGallery.
São 80 quartos, entre compartilhados (para até oito pessoas), privativos e coberturas. Nenhum quarto é igual ao outro e diversos artistas foram convidados para fazer interferências, como Marina Papi, Kakau Höfke, Braga, Marcelo Ment e Jotac. Ainda há rooftop com um banco de areia, bar com piso revestido em pedras portuguesas e outras homenagens à cidade.
Hóspedes e visitantes também podem se encantar com resquícios das construções originais, como escadas caracóis e azulejos que foram revitalizados com uma equipe de restauro, supervisionada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (Inepac).
Na parte gastronômica, há um restaurante principal e um pub, ambos abertos ao público. Já na área exclusiva para hóspedes tem o Detox (com sucos e produtos naturais) e o On Fire (de sanduíches e pizzas). O complexo ainda possui três piscinas, uma quadra de basquete e espaço de coworking.