Confeiteira viraliza ao mostrar o que faz com sobras de bolos esculpidos e gera debate nas redes: ‘Completo choque’
Nina Ortega afirma que usa estratégia há 15 anos. Publicação soma 1,9 milhão de visualizações no TikTok Para onde vão as sobras dos bolos esculpidos? Esta pergunta motivou a cake designer Nina Ortega, 38 anos, a gravar um vídeo para as redes sociais mostrando o destino das “rebarbas” de um bolo cortado. Feita há quatro dias, a publicação já conta com 1,9 milhão de visualizações no TikTok.
A gravação mostra Ortega esculpindo um bolo recheado e usando as sobras para fazer o chamado cake pop, sobremesa feita com massa de bolo esfarelada misturada a algum tipo de recheio. No vídeo, ela usa os farelos para moldar o personagem de um bolo. “Pego toda a rebarba, misturo em um bowl e amasso bastante […] essa massinha me permite fazer todas as modelagens diferentes e dar formato aos meus personagens. Diferente do que você pensa, não tem desperdício”, diz a confeiteira no vídeo.
Nos comentários, usuários dividiram opiniões sobre o uso das sobras no próprio bolo. Enquanto alguns internautas criticaram o cake pop e sugeriram que a massa não deveria ser reutilizada no bolo, outros apoiaram a ideia. “Eu tô em completo choque”, escreveu uma pessoa sobre o resultado parcial apresentado no vídeo. “Primeira vez que vejo um lugar usar [massa de] cake pop para preencher o bolo, isso foi genial e delicioso”, disse outro.
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A confeiteira afirma que as críticas fazem parte do trabalho, mas defende a ideia, que já faz parte de seu repertório há cerca de 15 anos. “Minha especialidade são bolos esculpidos e há muitos anos aprendi a usar o isopor comestível para modelar algumas partes do bolo. Isso me incomodava, porque não era bolo. Por mais que seja comestível, é marshmallow com flocos de cereais, não bolo. Então, me dei conta que rolava um desperdício das rebarbas que eu cortava, e que se misturasse bem elas, faria o cake pop. Isso me traria um bolo para modelar de forma simples, eficiente e com sabor de bolo”, conta Ortega.
De acordo com a cake designer, o vídeo foi publicado sem a pretensão de viralizar. “É um vídeo muito nichado para o meu público de confeitaria, é informativo. Os vídeos virais normalmente são aqueles em que mostro o passo a passo do bolo”, diz a confeiteira que, atualmente, trabalha exclusivamente com cursos e conteúdos para as redes sociais.
Ortega começou a trabalhar na internet há cerca de cinco anos e, com o crescimento progressivo de visibilidade, notou um grande volume de pessoas querendo aprender. Atualmente, ela soma mais de cinco mil alunas de confeitaria artística.
Sucesso nas redes
Com mais de 725 mil seguidores no Instagram e mais de 560 mil no TikTok, Ortega conta com diversos vídeos com milhões de visualizações. Um dos maiores sucessos veio no ano passado, quando a cake designer compartilhou um bolo de cobra feito para comemorar o aniversário de sua sogra. Publicado em outubro de 2024, o vídeo conta com 37,4 milhões de visualizações no Instagram.
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“Eu e minha sogra temos uma relação muito boa, somos muito amigas, de um jeito engraçado. Temos liberdade para brincar e desde sempre digo que ela é uma cobra”, brinca Ortega. Segundo a confeiteira, o bolo levou dois dias para ser produzido.
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