Confeitaria do PR aposta em bombom de cheesecake de limão e viraliza nas redes
Publicação da SOU Pâtisserie, confeitaria localizada na cidade de Londrina, no Paraná, já acumula 3 milhões de visualizações no TikTok. Doces levam três dias para serem produzidos pela equipe Um bombom com três recheios diferentes, que inclui um gel concentrado de limão, uma ganache de cream cheese e uma base crocante de biscoito. A combinação, inspirada no famoso cheesecake norte-americano, fez sucesso nas redes sociais da SOU Pâtisserie, confeitaria localizada na cidade de Londrina, no Paraná. Em um post no TikTok, a apresentação do preparo do doce já soma 3 milhões de visualizações.
William Rissi, um dos sócios do negócio, explica que a estratégia faz parte do propósito da marca de criar receitas criativas e inusitadas para surpreender a clientela. O processo de produção leva até três dias para ser concluído. Hoje, a confeitaria produz cerca de 800 bombons por semana. “Depois da pintura e das casquinhas de chocolate branco feitas, a gente parte para a produção dos recheios”, diz ele, destacando ainda as etapas posteriores de montagem e selagem realizadas de forma totalmente artesanal.
Segundo o empreendedor, o sabor cheesecake é um dos mais pedidos pelos clientes. Contudo, ele destaca que a opção divide o protagonismo com outras propostas do cardápio, a exemplo do bombom de bolo de chocolate, cujo registro em vídeo soma 1,5 milhão de visualizações em outro post na rede social. A partir dessa proposta, ele acredita que a divulgação tem impulsionado o faturamento da empresa, que atingiu cerca de R$ 100 mil entre os meses de janeiro e abril de 2025. Os itens são vendidos por unidade (R$ 7,50) e em caixas presenteáveis, sendo 16 bombons (R$ 145), nove (R$ 89) e quatro (R$ 44).
Embora a SOU Pâtisserie tenha sido fundada em 2020, Rissi diz que o foco na produção de conteúdos nas redes sociais foi intensificado no ano de 2024, com a abertura da loja física. “No começo, teve um que fiz que não chegou a viralizar, mas continuamos postando com a expectativa de que alcançasse mais pessoas. Somos nós que filmamos e editamos. Esse post do cheesecake de limão postamos em uma sexta e no sábado já tinha cliente vindo na loja por causa do vídeo”, relata.
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Trajetória inicial
Ele lembra que ideia de criar a SOU Pâtisserie veio do sócio e companheiro, o confeiteiro Gustavo Zanon, quando eles moravam na cidade do Porto, em Portugal. Em 2020, eles resolveram partilhar o desejo de empreender com dos amigos diante dos desafios impostos pelo isolamento durante a pandemia de covid-19. Eles iniciaram o negócio produzindo bolos e o choux cream, que é um doce francês recheado com baunilha.
“Todo mundo parou de trabalhar presencialmente na pandemia. O Gustavo não queria ficar parado e nos juntamos a um casal de amigos para investir na confeitaria”, diz.
Além dos dois produtos, eles decidiram incluir novos doces no cardápio, como os bombons pintados à mão, que se tornaram carros-chefes da empresa. Mesmo apostando no potencial da novidade, eles começaram com poucos recursos e compraram apenas duas formas e alguns utensílios para a decoração, que custaram cerca de 1 mil euros (o que equivale a R$ 6.423, 20, na cotação atual).
Depois de alguns meses, o negócio passou por uma grande mudança: o retorno do casal para o Brasil. Com isso, eles encerraram a parceria e deram continuidade ao negócio com Suely Zanon, mãe de Gustavo Zanon e sogra de William Rissi.
“Não sabíamos quando ia acabar a pandemia e resolvemos voltar para o Brasil para ficar mais perto da família. O nossos amigos engravidaram e o foco deles veio ser a gestação. Conversamos numa boa e separamos de forma amigável”, afirma.
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Mudança para o Brasil
Após a chegada na cidade natal, Londrina, Rissi conta que a decisão era seguir com a produção de bombons, já que eles identificaram a proposta como uma oferta inovadora na localidade. Em julho de 2021, eles retomaram a produção em um quarto transformado em ateliê no próprio apartamento. Nesse período, o investimento foi voltado para a compra de embalagens, caixas e um aerógrafo (ferramenta usada para fazer a pintura de forma precisa), o que totalizou cerca de R$ 5 mil.
“Começamos a investir aos poucos. As embalagens, por exemplo, eram muito mais simples dos que as que usamos atualmente. Por ser designer gráfico, foquei muito nessa questão”, destaca.
Antes de realizar o sonho da loja, eles alugaram um espaço para a produção da empresa, já que o ateliê improvisado em casa não comportava a demanda. Em agosto de 2024, a loja física da confeitaria foi inaugurada após um investimento de R$ 90 mil. “Resolvemos investir na reforma do ponto porque a loja era nosso grande sonho. Contratamos um arquiteto e deixamos tudo com a nossa cara”, declara.
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