Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Compra de R$ 12 mil assusta donas de e-commerce, mas motivo comove e viraliza

Compra de R$ 12 mil assusta donas de e-commerce, mas motivo comove e viraliza


Com 112 peças, pedido em e-commerce de marca infantil de SP viralizou no TikTok Em uma sexta-feira após o Carnaval, as irmãs Flávia Fonseca e Luana Fonseca receberam uma notificação, em sua loja infantil Colorá, de São Paulo, que as deixaram, no mínimo, assustadas: um pedido de R$ 11.497,03 com 112 peças. O motivo da compra também as surpreendeu: a cliente estava comprando para seus novos filhos adotivos. Flávia publicou dois vídeos contando a história, eles viralizaram nas redes sociais e juntos já contam com mais de 3,5 milhões de visualizações e 371 mil curtidas.
A primeira postagem, feita no dia 7 de março, começa com Flávia impressionada e desconfiada com o valor do pedido. “Eu pensei que não iriam pagar. Acontece de pessoas fazerem isso para zerar nosso estoque, colocam a forma de pagamento como boleto e não finalizam o pagamento”, afirma a empreendedora. Porém, para sua surpresa, a compra foi finalizada, paga no Pix e a cliente ainda deixou um recado:
“Olá, meninas! Como eu esperei por essa compra. Meus ‘filhos de coração’ estão chegando nos próximos dias e fiz três enxovais porque são três irmãos que terão um lar e uma família. Escolhi com carinho a loja, pois vejo o amor de vocês. Um super beijo e mando foto depois”. Flávia relatou ter ficado emocionada com a história.
Initial plugin text
u
Nos comentários, os usuários também ficaram surpresos com o valor e emocionados com a história. “Moça, esse deve ser o pedido do sonho dela. Imagino que ela venha guardando esse dinheiro para chegar esse dia [sic]”, escreveu uma pessoa. “Eu chorando as 11h46 da manhã pela alegria de vocês e dessa nova mãezinha [sic]”, disse outra. “Me emocionei e nem foi pela venda, mas sim pela vida dessas crianças que ganharam uma grande mãe”, comentou uma terceira.
A história por trás do pedido
No segundo vídeo, publicado em 9 de março, Flávia deu mais detalhes da história. Nas cenas, enquanto separa as roupas, a empreendedora conta que sua cliente Simone receberia em breve seus “filhos do coração”: três crianças que estavam esperando na fila de adoção havia quatro anos.
Simone conheceu a Colorá no TikTok em um vídeo que Flávia fez explicando o que era roupa de criança e o que não era. “A Simone teve certeza de que sempre vestiria seus filhos de forma infantil. Ela me contou que por dois anos sonhou em vestir seus filhos com as roupinhas da minha loja”, afirma a empreendedora.
De acordo com Flávia, enquanto a cliente estava na fila de adoção passou a guardar dinheiro para proporcionar “o melhor para eles”. “Mas com certeza o que ela vai proporcionar de melhor, será o amor que tem por eles”, diz.
As peças estão no tamanho 2 e 10 de menina e 4 de menino e são todas muito coloridas e cheias de estampa. Além de vestidos, blusas e shorts, a cliente comprou meias, kits de calcinhas e cuecas.
Initial plugin text
o
Fundada em 2023 pelas irmãs Flávia Fonseca e Luana Fonseca, com um investimento inicial de R$ 2 mil, a Colorá fica em São João da Boa Vista (SP). “Não sabíamos como a Colorá seria na internet, mas sabíamos que ela seria colorida. Nós sonhamos com cada detalhe da loja”, conta Flávia.
Hoje, a marca está com quase 200 mil seguidores somando TikTok e Instagram, e Luana afirma, em um de seus vídeos, que a internet foi essencial para que elas iniciassem o processo de abertura do centro de distribuição para o e-commerce. “Tivemos que fazer mudanças para acompanhar todo esse crescimento de envio para todo o país”, diz.
O centro de distribuição ficará também em São João da Boa Vista (SP), mas a empreendedora não deixa claro em seus vídeos quando irá inaugurá-lo.
Initial plugin text
o
Quais cuidados um empreendedor precisa ter com compras de alto valor no e-commerce?
No primeiro vídeo, Flávia afirma que, para se proteger, quando um novo cliente faz uma compra com valor alto com cartão de crédito, ela cancela o pedido. “Ele pode contestar a compra. Como essa pessoa faz um grande pedido na minha loja se ela nunca comprou nada?”, diz.
Para especialistas consultados por PEGN, apesar de existirem casos em que clientes aplicam golpes com compras altas e cartões de crédito, o empreendedor não precisa necessariamente cancelar, mas implementar verificações adicionais para proteger seu e-commerce.
“Ele pode ligar para o cliente para confirmar a compra, por exemplo. Isso não só ajuda a prevenir fraudes, mas também demonstra um cuidado extra com o cliente, aumentando a confiança e a satisfação”, afirma Franklin Nunes, especialista em cibersegurança da Teltec Solutions, empresa de consultoria e serviços de TI.
João Rego, professor de e-commerce e cibersegurança da Fundação Getúlio Vargas (FGV), destaca que o perfil do cliente deve ser avaliado no momento da compra também. “O empreendedor deve ficar atento se aquela é a primeira compra ou se o cartão é recém-emitido, por exemplo. Você deve ter mais confiança naquele cliente com o tempo”, diz.
Além disso, para o especialista, é essencial que o empreendedor implemente medidas de segurança robustas para proteger seu e-commerce e clientes contra fraudes. Combinando práticas como a certificação SSL (arquivo digital que protege a transmissão de dados entre um site e o navegador), ferramentas de detecção de fraudes e autenticação de dois fatores.
O empreendedor também pode:
Verificar endereço: um e-commerce pode usar AVS para verificar se o endereço de faturamento fornecido pelo cliente corresponde ao endereço registrado no cartão;
Solicitar o código de segurança do cartão (CVV): exigir o CVV para todas as transações garante que o comprador tenha o cartão físico em mãos;
Montorar transações: configurar alertas para transações incomuns, como múltiplas compras de alto valor em um curto período de tempo e revisar manualmente essas transações antes de aprová-las;
Seguro: adquirir um seguro que cobre perdas financeiras decorrentes de transações fraudulentas proporciona uma camada adicional de proteção financeira.
“Ao implementar uma abordagem multifacetada, os empreendedores não apenas reduzem significativamente o risco de fraudes, mas também fortalecem a reputação de seu e-commerce, promovendo um crescimento sustentável e seguro”, diz Nunes.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!
Saiba mais

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *