Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Como transformar colaboradores em líderes, segundo especialista

Como transformar colaboradores em líderes, segundo especialista


Conheça dicas práticas que podem ajudar a deixar a equipe mais motivada e disposta a desempenhar papéis de liderança dentro da sua empresa Um bom líder sabe reconhecer o potencial de cada colaborador e permitir que a equipe evolua e desenvolva um perfil de liderança. Porém, é comum encontrar gestores despreparados, que não passaram por treinamentos, e focam em resultados imediatos, em vez de construir algo a longo prazo e fomentar o surgimento de novos líderes.
O resultado disso é uma equipe desmotivada e sem criatividade, e muitas oportunidades perdidas para o crescimento da empresa, que poderia florescer com o desenvolvimento do potencial de cada funcionário. Há também o impacto na retenção de talentos: se um colaborador não vê progressão de carreira, para que dar o seu melhor?
Mas como resolver esse problema e criar um ambiente que fomente o espírito de liderança? Em um artigo para o Entrepreneur, Sam Rockwell, empreendedor e consultor, aponta que a saída é identificar os perfis dentro da empresa e adotar uma mentalidade de mentoria. Mais do que delegar tarefas, é importante apoiar os potenciais futuros líderes da empresa para que o negócio tenha sucesso a longo prazo.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
Veja os passos:
Empoderamento
É comum que os líderes deem ordens e acompanhem as tarefas. Essa forma de gestão pode dar resultados no curto prazo, mas não constrói uma base para o sucesso a longo prazo. Tente ser um mentor, mudando a forma como olha para a sua equipe. Ao deixar a posição de comandante e se tornar um guia, você vai empoderar a sua equipe para que se sinta segura para dar os passos necessários. Essa mudança permite que os colaboradores cresçam e busquem aperfeiçoamento.
Leia também
Apoio na tomada de risco
Se você criou um ambiente onde a sua equipe se sente segura, os colaboradores terão coragem para tomar riscos. E isso se reflete também na confiança de poder dar ideias, testar outras formas de desempenhar as tarefas e cometer erros. Quando as pessoas se sentem seguras e confortáveis, é mais fácil que elas tenham ideias criativas e inovadoras. Lembre-se: um ambiente negativo pode podar até mesmo os mais talentosos dos funcionários, por medo de julgamento.
Incentive novas formas de pensar
Um jeito de introduzir um approach criativo é, da próxima vez que a equipe tiver um desafio para lidar, apresentar o problema para todos, em vez de focar naqueles que já ocupam cargos de liderança. Veja quem se oferece para trazer uma solução. Dessa forma, além de incentivar o pensamento criativo entre todos, você vai encontrar os perfis com perfil de liderança. Quando há liberdade para inovar e colaborar, as pessoas se sentem mais confortáveis para assumir esses papeis.
E não se esqueça: o papel de um gestor vai além de delegar tarefas. Ele também deve possibilitar o crescimento de outros líderes. Por isso, crie um ambiente confortável e seguro para que a criatividade da sua equipe floresça, possibilitando que uma nova geração de líderes se forme para continuar o legado da sua empresa.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos de PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *