Como recuperar o tempo perdido e se inspirar para atingir as metas deste ano
Metade do ano já passou, mas ainda há formas de reverter o jogo e ser estratégico para conquistar seus objetivos Já estamos em agosto, então agora é um bom momento para analisar se as suas metas determinadas no início de 2024 estão se encaminhando como deveriam. Afinal, ainda há tempo para traçar novas estratégias se perceber que ainda não cumpriu os objetivos traçados para esse momento.
Um artigo do site Inc. sugere uma técnica especial para isso: em vez de apenas revisar suas metas e fazer ajustes, tente avaliar cada um dos objetivos e encontrar um motivo pessoal para se comprometer com eles novamente. Aproveite a experiência adquirida ao longo do primeiro semestre para que a sua atitude nos próximos meses seja mais produtiva e valiosa.
Confira o passo a passo:
O que eu nunca mais faria
Analise tudo o que você fez nos últimos meses: as ideias que teve, como as implementou, os retornos que teve dos clientes, o resultado que o negócio conseguiu. Lembre-se dos erros que cometeu e das experiências mais marcantes do período.
Depois de refrescar a memória, foque nas situações, atitudes e combinados de que você não gostou e que não fizeram sentido para o seu negócio – desde uma má interação com um cliente, passando o sistema de gestão que vive travando, até a forma como conduz reuniões com fornecedores.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
Aprenda com a experiência
Agora que você relembrou os desconfortos que passou nesse período, aprofunde-se no tema para entender os motivos das experiências terem sido tão negativas. Busque analisar como elas se relacionam com as suas metas anuais. Elas podem te ajudar a conquistar seus objetivos?
Considere, por exemplo, que uma das metas do ano era encontrar uma ferramenta de produtividade para agilizar o seu trabalho. Você pode ter escolhido a tecnologia de forma aleatória ou a partir da indicação de um conhecido, mas não se atentou se ela oferecia tudo o que você precisava. Essa situação pode te ensinar a como tomar melhores decisões para o seu negócio.
Leia também
Reescreva suas metas
Considerando as experiências que aconteceram nos últimos meses, reveja as suas metas do início do ano e pense em formas de reescrevê-las. Provavelmente, sua forma de descrevê-las será bem diferente.
Utilizando o mesmo exemplo da ferramenta de produtividade, você acrescentará novas etapas, como catalogar as necessidades do negócio, avaliar mais fornecedores e considerar testes pontuais com algumas plataformas antes de assinar o contrato.
A análise do que já aconteceu pode te auxiliar a direcionar energia para determinar metas mais diretas e possíveis de atingir.