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Como faturar mais com as festas juninas

Como faturar mais com as festas juninas


Essa época oferece muitas oportunidades para turbinar seu negócio. Basta planejar, ser criativo e entrar no clima Junho é o mês das bandeirinhas coloridas decorando vitrines, época de pamonha, bolo de milho, pipoca, paçoca, quentão. De quadrilha e forró. De se vestir de caipira e se divertir em família. Um período que o comércio de produtos e serviços pode aproveitar para aumentar seus rendimentos.
Uma pesquisa recente realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box sobre os impactos das festas juninas nas finanças pessoais indicou que 62% dos mais de 2 mil entrevistados por todo o Brasil esperam conseguir uma renda extra com os festejos.
Para 61%, as comemorações juninas afetam positivamente os setores de comércio e serviços – entre eles, os mais beneficiados são os de alimentação, comércio local e entretenimento (shows e eventos culturais).
“As festas juninas representam uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento de diversos negócios. Isso é resultado da movimentação que as festividades provocam em vários setores da economia, impulsionadas pelo aumento do consumo de alimentos típicos, bebidas, vestuário, decoração e de serviços relacionados a eventos e entretenimento”, afirma Enio Pinto, gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae.
O especialista acredita que a forte tradição cultural e o clima festivo incentivam as pessoas a gastarem mais, tanto em produtos, quanto em experiências, gerando um ciclo positivo para o comércio. “Essas celebrações mobilizam o país todo e, depois do Carnaval, são as festas populares mais importantes do calendário nacional”, diz Pinto.
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Muitos empreendimentos podem surfar na onda junina, de acordo com Dariane Fraga, professora da FIA Business School. “As festas desse período ativam a economia e movimentam uma cadeia de produtos e serviços que vai muito além da canjica e do chapéu de palha. Quem entende o comportamento do consumidor consegue criar ofertas irresistíveis e aumentar a receita, mesmo em nichos que não são tradicionalmente juninos”, aponta.
Para a professora, a grande maioria das empresas pode faturar mais apostando nas festas juninas. “Quem não fez isso é porque ainda não encontrou o jeito certo de entrar no clima junino. Até uma empresa de tecnologia pode fazer uma ação temática se quiser entrar no clima da celebração, faturar e ainda fortalecer o posicionamento da marca. Ela pode realizar, por exemplo, promoções e campanhas direcionadas às festividades”, sugere Fraga.
É importante ter em mente que as festas juninas são uma oportunidade de se conectar com o emocional do cliente. “Quando uma empresa tech entra no clima e fala a língua do povo, o público se engaja e o faturamento aparece. O segredo é adaptar a oferta ao momento, ou seja, o jeito de vender, a embalagem, a linguagem e o formato de entrega”, explica a especialista da FIA Business School.
Oportunidades diversas
Alimentação é um dos segmentos que pode faturar com as festas juninas
GettyImages
Há muitos segmentos que podem apostar nas festas juninas e aumentar seus ganhos. Veja as dicas de Dariane Fraga e Enio Pinto:
Alimentação: produção de quitutes típicos, como bolo de milho, pamonha, canjica, paçoca, quentão, entre outros, além de kits juninos para delivery ou para eventos. Food trucks também são uma boa opção.
Artigos personalizados: lembrancinhas para escolas ou empresas e aniversários temáticos.
Beleza e estética: maquiagem e penteados “caipiras”. Para fazer no salão ou nas festas juninas.
Decoração: bandeirinhas, balões, fogueiras cenográficas, painéis personalizados e outros itens para ambientar o local da festa.
Educadores e recreadores: festas juninas em escolas, creches e condomínios, entre outros lugares, comportam esses profissionais para animar os convidados.
Fotos e vídeos: quem faz esse trabalho pode atender crianças em escolas, adultos e até pets para fazer ensaios com figurinos típicos.
Mercados e padarias: podem aumentar os lucros criando ilhas temáticas com produtos sazonais e promoções.
Músicos e DJs: forró, sertanejo ou outros ritmos, ao gosto do freguês, pedem um bom músicos e bandas ou um DJ para animar a festa – inclusive para “puxar” a quadrilha.
Negócios digitais: infoprodutos (e-book, curso online, podcast, webinar…) com dicas de receitas temáticas, de decoração e kits para fazer a festa junina em casa são algumas ideias para atuar online.
Organização de eventos: esse profissional pode promover desde quermesses em escolas e clubes até celebrações juninas em empresas.
Vestuário: roupas, calçados e acessórios típicos, além de “releituras” fashion de looks juninos.
Negócio sério
Vale reforçar que as festas juninas são uma ótima oportunidade de aumentar o faturamento, então, o empreendedor precisa pensar nelas como um negócio. Por isso, há alguns pontos que precisa trabalhar:
Planeje com antecedência: “Junho não é surpresa para ninguém. Antecipe-se, desenhe suas ofertas e comunicação com, no mínimo, 30 dias. Planeja o fluxo de caixa, calcule a necessidade de capital de giro. Tudo isso para não faltar dinheiro para o estoque nem para pagar as contas”, explica Dariane Fraga, da FIA Business School. Para quem não fez isso este ano, fica a dica para o próximo.
Crie um cronograma: “Liste todas as etapas, desde a compra de ingredientes e materiais até a divulgação. Programe o estoque com base na demanda esperada, evitando falta ou excesso de produtos”, aponta Enio Pinto, do Sebrae.
Amplie o portfólio: adapte produtos, acrescente opções temáticas, como comidas típicas, e crie kits especiais.
Decore a loja física ou online: leve o clima junino para a vitrine, o site, as redes sociais e até para o WhatsApp.
Explore ao máximo as redes sociais: turbine a divulgação digital com promoções e conteúdos relevantes. “Busque parcerias com outros negócios locais para ampliar o alcance da sua marca”, sugere Pinto.
As celebrações juninas têm tudo para incrementar o faturamento do empreendedor que apostar nelas. E mais: “Empreendedor esperto pensa além da festa. Usa essa movimentação para captar novos contatos, fidelizar clientes e gerar conteúdo estratégico para o resto do ano. Festa junina pode ser só o começo de uma clientela mais ativa, engajada e rentável”, afirma Fraga.
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