Como escolher uma franquia para investir?
Multifranqueados dos Estados Unidos dão dicas para quem pretende empreender no sistema de franchising Uma das principais dúvidas de quem pretende investir em franquias é como escolher a marca certa. Afinal, muitas vezes, o dinheiro alocado no negócio é a economia de uma vida do empreendedor. Opções não faltam: de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) existem cerca de 3,3 mil marcas de franquia operando em território brasileiro.
Mesmo após se decidir por uma marca e entrar no sistema de franquias, o franqueado pode sentir a necessidade de investir em mais unidades, sejam da mesma marca (multifranqueado) ou de outras empresas (multimarca). De acordo com a mais recente Pesquisa de Multifranqueados realizada pela ABF, enquanto em 2022 estes empreendedores estavam presentes em 83% das redes, em 2024, eram 87%.
Nos Estados Unidos o perfil do multifranqueado é ainda mais maduro. De acordo com uma pesquisa da consultoria Frandata, que reúne dados sobre o setor de franquias no país, em 2024 existiam 241,7 mil multifranqueados na região, sendo que 66,4 mil tinham mais de 50 franquias. Desde 2010, o crescimento nessa última faixa foi de 191,36%.
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Durante a Multi-Unit Franchising Conference, que aconteceu em Las Vegas, nos EUA, multifranqueados de sucesso, que comandam centenas de unidades, foram perguntados sobre quais critérios costumam utilizar para escolher novas marcas para os seus portfólios.
Na palestra “Navegando pelo caminho do crescimento futuro”, a questão foi mais recorrente, e multifranqueados de marcas como Pizza Hut, Denny’s e Taco Bell deram algumas dicas práticas para escolher a franquia na hora de investir. Confira e inspire-se:
Palestra no MultiUnit Franchise Conference reuniu Rocco Fiorentino, CEO da Benetrends Financial, Dawn Lalfreeda, multifranqueada da Denny’s, Luis Ibarguengoytia, multifranqueado da Pizza Hut, Cru Food & Wine Bar, Ling & Louie’s, Applebee’s, Panda Express, David Ostrowe, multifranqueado da Taco Bell e Nauman Panjwani, multifranqueado da Choice Hotels, Hilton Hotels, Marriott Hotels, Total Wireless by Verizon
Paulo Gratão / PEGN
Lucratividade: A marca precisa ser lucrativa e ter um bom retorno sobre o investimento. Questione quando a empresa prevê o payback das novas unidades.
Escalabilidade: É preciso ter potencial para crescimento e expansão.
Relação com bancos: A marca deve ter um bom relacionamento com instituições financeiras para facilitar o acesso a crédito.
Cultura: A cultura da marca precisa ser compatível com a cultura e valores do empreendedor.
Suporte: A franqueadora precisa oferecer suporte aos franqueados, com serviços como seleção de local, treinamento e marketing.
Taxas: As taxas de franquia, royalties e fundo de publicidade precisam ser justas e transparentes.
Conselho de franqueados: A franqueadora precisa apostar em um conselho de franqueados que defenda os interesses dos empreendedores que investiram na rede.
Experiência: A marca precisa ter uma boa experiência no mercado, mesmo que não seja com franquias ainda, mas com um histórico de sucesso.
Penetração no mercado: É ideal que ela tenha uma presença forte em áreas estratégicas.
Eficiência operacional: A marca precisa ter processos eficientes e custos controlados.
Tecnologia e inteligência: A empresa precisa investir em tecnologia e inteligência, para melhorar a eficiência e a experiência do cliente.
Fundabilidade: A marca precisa ter crédito, com acesso a financiamento para novos pontos e reformas.
Parceria com o franqueado: A rede franqueadora precisa ter uma relação de parceria com os franqueados, oferecendo suporte e incentivando o crescimento.
Suporte para unidades com baixo desempenho: A marca precisa oferecer suporte aos franqueados em caso de unidades com baixo desempenho, com um plano de ação para ajudar a melhorar a performance da loja.
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