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Como criar um ambiente de trabalho positivo, segundo especialista

Como criar um ambiente de trabalho positivo, segundo especialista


Estar na liderança pode ser desafiador, mas essa prática pode potencializar a criatividade e promover conexão entre a equipe Integrar os funcionários e manter a equipe motivada pode ser um desafio para gestores e líderes das empresas. Dentre as muitas técnicas que podem ser testadas está a criada pela Dra. Michelle Williams chamada “Artes Expressivas”. A ideia é ajudar o time a aumentar a inteligência emocional e, assim, melhorar a performance. Mas como funciona?
A técnica abraça diferentes modalidades como movimento, artes visuais, escrita, música e atuação. A participação nessas atividades ajuda a gerar conexão entre os funcionários, o que pode ser benéfico para lidar com emoções complicadas que surgem no ambiente de trabalho, além de estimular formas mais criativas de solucionar problemas.
Williams afirma que o bem-estar da liderança é vital na gestão de pessoas. Ela aponta que o equilíbrio emocional interfere na tomada de decisão e na comunicação com a equipe. Portanto, quando os líderes priorizam o bem-estar, criam um ambiente mais positivo, de colaboração e produtividade.
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A liderança pode inspirar toda a equipe de colaboradores a mostrar as vulnerabilidades. Desta forma, cada um pode conhecer e entender a experiência do outro, gerando mais confiança entre os membros do time e um trabalho mais coeso.
O site Entrepreneur destacou três formas para a liderança adotar essa prática e melhorar o bem-estar da equipe:
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1. Identifique uma atividade e separe um tempo para praticá-la
O primeiro passo é encontrar qual atividade mais atrai o time. Pode ser pintar, escrever, tocar um instrumento musical. A chave é escolher uma que permita se expressar livremente. Depois, para incorporar a atividade na rotina da equipe, destaque momentos específicos do cronograma para isso. Mesmo que o tempo seja curto, o importante é ter consistência.
2. Processe as novas ideias
Ao participar de atividades criativas, você acessa partes do seu cérebro que não costuma usar na rotina mais automática. Por isso, é essencial reservar um tempo para refletir e processar sobre tudo o que foi criado durante as atividades, todos os pensamentos e ideias que você teve naquele momento.
Uma discussão em grupo para que todos compartilhem suas experiências é uma ótima forma de potencializar a expressão criativa que surge durante a atividade. A troca de insights gera conexão entre o time e conhecimento coletivo.
3. Crie planos factíveis
A última etapa consiste em transformar tudo que foi pensado individualmente e coletivamente em ações práticas. Cada colaborador e o time como um todo devem criar planos factíveis para que seja possível mensurar a evolução. Esse exercício também auxilia na conexão entre objetivos de crescimento pessoal e profissional, e no alinhamento das metas da equipe com o papel de cada um.
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