Como abrir uma confeitaria
Veja passo a passo as melhores práticas para ganhar dinheiro fazendo bolos e outros doces O mercado de confeitaria no Brasil é potente e está em constante crescimento, segundo o Sebrae, principalmente pela demanda aquecida por doces e sobremesas, além da procura por produtos personalizados. De acordo com a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), o segmento de confeitaria e panificação faturou R$ 135,2 bilhões em 2023. Ao todo há cerca de 275 mil empresas – de diferentes portes – atuando nesse segmento, sendo que 67,1% ou seja, por volta de 185 mil, são MEIs.
Diante desses números, dá para se ter ideia do quanto esse é um mercado, de um lado, promissor, e de outro, bastante competitivo. Por isso, quem quer empreender abrindo uma confeitaria precisa se capacitar com formação e planejamento.
“Antes de mais nada, é preciso buscar conhecimento e dominar técnicas de preparo e decoração de doces. Depois, é necessário elaborar um plano de negócios detalhado, incluindo análise do mercado, público-alvo e estratégias de marketing. Por último, atender às normas de regulação, adequando-se às exigências sanitárias e legais para a produção e comercialização de alimentos”, orienta Jane Costa, analista de competitividade do Sebrae Nacional.
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Depois disso, é hora de partir para a parte prática. Veja o passo a passo:
Defina se o negócio vai ser presencial e/ou online;
Monte a infraestrutura física ou digital para começar: ponto para abrir a confeitaria ou o espaço para a produção para a venda online;
Pense com que tipo de doces vai trabalhar;
Escolha o nome e crie a identidade visual da marca;
Estruture a equipe necessária para a produção propriamente dita e para o apoio administrativo. Exemplos de quem poderia compor o time: confeiteiro, auxiliar de cozinha, atendentes, gerente, comprador, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais;
Planeje o esquema de entregas, caso vá ter delivery na operação, seja ela física, seja digital;
Defina quais embalagens serão necessárias;
Monte a cozinha com equipamentos e utensílios. Alguns exemplos: fogão industrial, geladeira para a área de produção e para a área de vendas, freezer, batedeira industrial, liquidificador e balança.
Criar diferenciais é sempre uma boa estratégia
Você já ouviu a expressão “a cereja do bolo”? Ela tem a ver com o capricho, o toque a mais, algo especial. É isso que quem trabalha com doces deve observar para se diferenciar dos concorrentes.
Oferecer produtos exclusivos, com sabores diferentes e em formatos variados – no caso de bolos, os colocados em pote, cortados em quadrados e dispostos em caixinhas transparentes, embrulhados ou vendidos em fatias são alguns exemplos que têm apelo para atrair a clientela. Vale lembrar que de nada adianta se os doces não forem produzidos com ingredientes de alta qualidade, obedecendo um padrão elevado de produção. Também precisam estar embalados com capricho para atrair os olhos do freguês.
No caso de outros doces, vale pesquisar o mercado, inclusive o que vem fazendo sucesso fora do país, e estudar se seria viável por aqui. Tendências como cookies, cupcakes, donuts, cheesecakes e outras delícias gringas vieram para o Brasil por meio desse movimento de observação, pesquisa e desenvolvimento.
Para Paulo Menegueli, presidente da Abip, é importante lembrar que o ramo da confeitaria e padaria evoluiu. “Se antes os doces eram feitos de maneira mais simples, com muita gordura e açúcar, hoje eles levam ingredientes mais sofisticados e até mais saudáveis, como frutas. O ato de se permitir um doce foi reforçado na pandemia. Mas quando o consumidor busca indulgência, nem por isso aceita comer qualquer coisa”, afirma.
Saiba mais
3 pontos essenciais para a confeitaria dar certo
Além da diversificação e personalização, há uma série de pontos fundamentais para empreender fazendo doces. Jane Costa, do Sebrae Nacional, elenca algumas:
No operacional
Formalize sua empresa. Registre-a, obtenha o CPNJ e os alvarás necessários;
Mantenha registros financeiros precisos e cumpra todas as obrigações fiscais;
Dê atenção aos custos, fluxo de caixa e controle de estoque.
No marketing
Utilize as redes sociais para tornar sua confeitaria conhecida e chamar clientes para experimentar os produtos;
Participe de eventos locais;
Invista em marketing digital;
Busque parcerias para divulgar sua marca;
Ofereça programas de fidelidade e promoções para manter o relacionamento com os clientes mais próximo.
No dia a dia
Atualize-se constantemente: é importante fazer cursos e workshops para aprimorar técnicas e saber das tendências;
Adote práticas sustentáveis, como o uso de embalagens ecológicas para atrair os consumidores conscientes;
Procure ouvir os clientes e se adaptar às preferências deles. O crescimento contínuo depende disso.
O caminho para o sucesso
Ser bem-sucedido fazendo bolos e doces de uma forma geral, como em qualquer negócio, exige planejamento, dedicação e inovação constante”, afirma Jane Costa, do Sebrae Nacional. Paulo Menegueli, da Abin, complementa: “Esse setor só não cresce mais por escassez de mão-de-obra. É um mercado que tem potencial para evoluir bastante. Quem quer empreender nele deve estar disposto a buscar conhecimento e trocar experiências com outros empresários. Não erre sozinho, aprenda com os tropeços dos outros também. E mais importante, procure manter a mesma emoção do dia em que abriu a empresa e começou o negócio. Quem faz isso aumenta as chances de sucesso”, conclui.
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