Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Com nova fusão, Persa Investments aposta em protagonismo no setor lácteo

Com nova fusão, Persa Investments aposta em protagonismo no setor lácteo


Aquisição de posição relevante na tradicional São Vicente fortalece atuação da investidora e mira presença entre as cinco maiores do país Ronei Machado – Founder Persa Investments
Divulgação
A Persa Investments , gestora paulista especializada em private equity, acaba de dar mais um passo estratégico na expansão de sua atuação no agronegócio. A empresa anunciou a união entre duas operações do setor lácteo: a Só Leite Brasil (SLBR), presente em seu portfólio desde 2024, e a tradicional São Vicente S/A, fabricante mineira de queijos com mais de 30 anos de mercado.
Com a fusão, nasce um grupo com faturamento superior a R$ 600 milhões por ano e presença nacional. A integração combina uma operação altamente verticalizada, com logística eficiente e controle da cadeia, a uma marca com forte reputação entre varejistas premium e consumidores fidelizados. O novo grupo passa a operar cinco plantas industriais com capacidade instalada para mais de 14 milhões de litros de leite por mês e um centro de distribuição próprio.
“Nosso objetivo é gerar uma significativa otimização operacional, com ampliação do portfólio e redução de custos, aumentando a competitividade em escala nacional”, afirma Ronei Machado, sócio da Persa.
Segundo ele, o movimento é parte de uma estratégia clara: posicionar o grupo entre os cinco maiores do setor lácteo nos próximos três anos. Desde 2024, a Persa já havia investido R$ 50 milhões na SLBR para fortalecer sua estrutura e eficiência operacional.
A fusão também se apoia em fundamentos de mercado. Em 2024, a captação formal de leite cresceu 0,8% no Brasil, e o indicador RMCA (Receita Menos Custo da Alimentação) bateu recorde, refletindo margens melhores para produtores. O preço pago ao produtor subiu 32% em termos reais, o que favoreceu o aumento da produção e trouxe mais previsibilidade para toda a cadeia.
Já no consumo, produtos com maior valor agregado têm puxado o crescimento no varejo. Queijos especiais, iogurtes proteicos e bebidas funcionais ganharam destaque nas prateleiras. E, no mercado externo, o leite em pó integral segue valorizado, reforçando o potencial de exportação do Brasil.
De olho nesse novo ciclo, a Persa planeja investir em linhas voltadas ao bem-estar e à nutrição, como alimentos funcionais e bebidas proteicas. A meta é unir tecnologia, diferenciação e escala para atender a um consumidor cada vez mais exigente e atento à qualidade, origem e propósito dos produtos que consome.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *