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Com Lore Improta e Léo Santana na sociedade, Topway mira expansão para além de suplementos

Com Lore Improta e Léo Santana na sociedade, Topway mira expansão para além de suplementos


Fundada em 2020 por Gustavo Rosa, empresa nasceu de uma experiência pessoal do empreendedor, que decidiu mudar de vida após um episódio de burnout Após quatro anos focada no segmento de alimentos e suplementos, a Topway agora busca diversificar seu portfólio com o lançamento de uma marca de snacks funcionais, a Yamo, e de um instituto de formação para a saúde mental. A movimentação ocorre após o aporte de R$ 10 milhões feito pela influenciadora Lore Improta e o cantor Léo Santana, em novembro de 2024.
O braço de snacks nasceu da aquisição — sem valor revelado — de uma marca de sorvetes, da qual sobrou apenas o nome. Fundada há cinco anos por Fabio Neto e Paula Máximo, a Yamo encerrou suas atividades há cerca de oito meses devido a dificuldades logísticas com o transporte de congelados.
De acordo com o CEO e fundador da Topway, Gustavo Rosa, a ideia é fazer um rebranding e relançar a marca, aproveitando o seu nome e os “clientes fiéis”, mas com uma oferta de snacks doces e salgados sem glúten, lactose, açúcar ou aditivos artificiais.
A Topway está investindo R$ 5 milhões na reestruturação da Yamo e vai lançar quatro produtos em maio e 20 até dezembro.
Segundo Rosa, a negociação levou quatro meses e partiu de uma oferta feita pelos próprios fundadores, amigos do empreendedor. Com a aquisição, a Topway pretende atingir o público infantil.
“Essa aquisição veio como uma oportunidade de entrar na alimentação da família. Acreditamos que essa cultura de alimentação saudável também precisa ser feita na base”, afirma Rosa. “A ideia é que a mulher que compra uma barra de proteína para ela, leve um snack para o filho também”, acrescenta.
Os novos produtos terão tíquete médio estimado entre R$ 100 e R$ 120. No atacado, a expectativa é de R$ 2 mil. Com a aquisição, a empresa projeta um crescimento de 10% no faturamento.
De olho em novos mercados
Fundada em 2020 por Rosa, a Topway nasceu de uma experiência pessoal do empreendedor, que decidiu mudar de vida após um episódio de burnout. Natural de Uberlândia (MG), ele trabalhou por mais de dez anos no varejo e afirma que, apesar da estabilidade financeira, enfrentou um colapso mental que o levou a pedir demissão e iniciar seu próprio negócio.
O objetivo, segundo o empreendedor, era criar uma empresa que “não apenas vendesse produtos, mas promovesse uma abordagem ampla de saúde”.
“Mesmo com uma vida financeira próspera passei por situações muito complicadas. Isso me fez largar tudo e criar algo que ajude as pessoas na busca por uma vida menos ansiosa”, diz Rosa.
Com um investimento inicial de R$ 4 milhões, Rosa abriu a Topway ao lado de Ricardo Rocha. Agora, a empresa conta com um quadro societário que tem também a influenciadora Lore Improta e o cantor Léo Santana — a divisão não foi divulgada.
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A Topway possui atualmente mais de 120 itens no portfólio, incluindo suplementos e alimentos sem adição de açúcar. Porém, Rosa acredita que a marca precisa ir “além da alimentação saudável”.
Há dois anos, a Topway oferece imersões terapêuticas gratuitas para clientes B2B em spas. Além disso, há um canal no WhatsApp com meditação guiada diária e uma plataforma digital gratuita com módulos de autoconhecimento.
“Queremos levar saúde para o corpo, alma e mente. Alimentar-se bem é mais do que consumir comida saudável, é um ato de autocuidado”, diz o fundador.
A empresa também está investindo R$ 3 milhões na criação de um instituto de formação em neurociência e psicanálise, que será lançado em agosto. A escola contará com curso livres e de pós-graduação com aulas online e estrutura física, em Uberlândia (MG), para eventos.
Com centros de distribuição na cidade mineira e em São Paulo (SP), a Topway atua em canais B2C, com tíquete médio de R$ 300 em seu e-commerce, e B2B, com tíquete médio de R$ 7 mil. Atualmente, o atacado responde por 65% do faturamento da empresa.
Com as novas estratégias, a expectativa da Topway é atingir um faturamento de R$ 300 milhões até 2026. A receita atual não foi revelada.
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