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Com investimento de R$ 2 milhões, Sandwiche alcança 175 mil usuários em menos de um ano

Com investimento de R$ 2 milhões, Sandwiche alcança 175 mil usuários em menos de um ano


Plataforma brasileira, que gera e agrega links em perfis nas redes sociais, atua com foco na economia de criadores de conteúdo digital Agregar e compartilhar links de produtos e serviços tornou-se uma alternativa para a monetização do trabalho nas redes sociais. Segundo o estudo “Quem te Influencia?”, realizado com mais de 3 mil pessoas pela MindMiners e Youpix, seis em cada dez seguidores já adquiriram produtos ou serviços recomendados por influenciadores digitais. Diante do crescimento desse modelo de negócio, o empresário Luiz Fernando Diniz, 43 anos, usou a experiência como executivo de produtos em startups e grandes empresas, para criar a startup Sandwiche.
O CEO conta que sua atuação como criador de conteúdo e infoprodutos relacionados ao mercado de viagens e turismo contribuiu diretamente para a idealização do negócio junto aos sócios e cofundadores – Diego Jovanholi, Rodrigo Oliveira e Vagner Nascimento. Por conhecer as dores dos produtores em monetizar seus conteúdos, Diniz diz que a ideia de investir no negócio surgiu a partir da falta de uma solução que auxiliasse nesse processo
“Em agosto do ano passado, nós decidimos fundar a nossa própria empresa e fazer uma empreitada do zero, empreendendo numa área que a gente entende que é muito promissora e tem muito dinheiro envolvido em termos de performance e vendas”, afirma.
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Lançada oficialmente em dezembro de 2023, a plataforma atua com foco na economia de criadores de conteúdo e já soma 175 mil usuários. A expectativa da empresa é alcançar mais de 200 mil cadastrados até o fim deste ano. A partir do cadastro, o usuário pode promover produtos em seus perfis de forma intuitiva e personalizada em qualquer rede social.
O Sandwiche ainda permite que os usuários criem lojas virtuais e se afiliem a marcas e marketplaces. Além da opção gratuita, a plataforma oferece planos PRO e Premium que variam entre R$ 12,49 e R$ 83,99, respectivamente. “Existem bilhões de pessoas navegando nas redes sociais, e o desafio dos criadores e marcas é transformar toda essa atenção nos conteúdos em economia real. O nosso objetivo é a pessoa clicar no link, comprar o produto e deixar o comissionamento de quem fez o anúncio”, reitera.
A partir disso, ele afirma que a plataforma funciona como um ecossistema onde todo mundo sai ganhando: o influenciador monetiza suas recomendações, as marcas aumentam as vendas e os consumidores consomem produtos que atendem seus interesses. “Um dos dados, dos marcos que a gente mais se orgulha foi que em sete meses a gente passou a marca de 100 mil usuários e 5 milhões de acessos por mês. Hoje, a gente já está muito acima, está quase perto de 7 milhões de acessos todos os meses nas nossas páginas”, enfatiza.
Com mais de 60 marcas associadas, o Sandwiche dispõe de um hub de afiliados em que os usuários podem se conectar e começar a vender os itens. As comissões variam entre 2% e 15% do valor total da venda. As transações ainda podem ser acompanhadas pelos criadores através de relatórios gerados na própria plataforma.
Investimentos
Quanto aos investimentos realizados no Sandwiche, Diniz explica que a startup conseguiu levantar R$ 2 milhões em uma rodada de investimento pré-seed. Geralmente, esse tipo de modalidade ocorre em um cenário inicial de desenvolvimento das atividades das startups. Com isso, o investimento pode ser utilizado para a testagem de projetos num escopo concreto e desenvolvimento do Produto Mínimo Viável, por exemplo.
“Eu tinha uma agenda de contatos muito grande, conhecia muito do mercado da tecnologia. Pensei, vou conversar com essas pessoas para ver se eles estão interessados em investir no nosso projeto. Levantamos pouco mais de R$ 2 milhões com um grupo de anjos e um fundo”, diz.
Diniz pontua a importância da qualidade e confiança dos investidores no desenvolvimento do negócio diante do potencial da economia dos criadores e do marketing de influência . “A gente tem um projeto tão bom nas mãos e tivemos tanta sorte e competência que as primeiras cinco pessoas que a gente apresentou falaram: ‘Estamos dentro’. Nem precisei ficar apresentando para um grupo maior para ver quem queria investir.” Ele acrescenta que um dos principais investidores é o cofundador do PicPay, Anderson Chamon.
Projeção
Prestes a completar um ano de lançamento, o Sandwiche acumula tem crescido 30% ao mês, informa o CEO. Além do aumento do número de usuários, a empresa vislumbra capturar parte dos US$ 250 bilhões do mercado da Creators Economy, conforme dados do banco de investimentos Goldman Sachs, e se transformar em um dos canais de vendas mais importantes do e-commerce mundial.
“A nossa visão é desenvolver ferramentas, porque toda essa receita que vem daqui são produtos sendo transacionados e serviços sendo contratados, para que a gente possa abocanhar uma parcela relevante desse mercado”, aponta.
*Participante do Curso Valor de Jornalismo Econômico, sob supervisão de Paulo Gratão.
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