Com boas vendas em loja portuguesa, Casa de Bolos mira expansão com franquias na Europa em 2026
No Brasil, empresa quer alcançar 650 unidades neste ano e projeta faturamento acima de R$ 600 milhões A rede de franquias Casa de Bolos tirou do papel um plano antigo e inaugurou a primeira unidade da marca fora do Brasil. Localizada em Lisboa, em Portugal, a loja dá o pontapé inicial em um plano de expansão internacional que mira o crescimento da empresa na Europa a partir de franquias. O projeto de internacionalização contou com um investimento de pouco mais de € 100 mil (cerca de R$ 640 mil).
Segundo Fabrício Ramos, diretor comercial da Casa de Bolos, a vontade de levar o negócio para o exterior surgiu ainda em 2018. O primeiro plano era abrir a primeira loja em 2020, mas, em razão de demandas internas e projetos de crescimento no mercado nacional, a proposta foi adiada.
Em 2022, um dos sócios da Casa de Bolos se mudou para Portugal para fazer os estudos necessários para levar a marca para o país. “Muitas vezes a vontade não quer dizer que a gente esteja pronto. A demora nada mais é do que a gente se preparar antes, estudar melhor e ter condições de fazer bem-feito”, diz Ramos.
Inaugurada em outubro do ano passado, a unidade de Lisboa tem operação própria da marca e trabalha com um cardápio similar ao brasileiro. “Além da proximidade com a língua, os costumes, a culinária e os padrões de consumo são muito parecidos com os nossos. Não queríamos fugir do que fazemos aqui e tivemos uma ótima aceitação”, comenta o diretor comercial sobre a escolha por Portugal. De acordo com a empresa, a unidade portuguesa já vende em média 100 bolos por dia.
Ramos afirma que, com a loja já em operação, a empresa está em uma segunda fase da internacionalização, que inclui a estruturação da franqueadora na Europa. Segundo o executivo, o negócio está em processo de regulamentação e certificação para dar início à comercialização de unidades franqueadas pelo continente. A abertura para o mercado está prevista para o começo de 2026. Portugal e Espanha estão entre os destinos mapeados para o início da expansão.
A empresa ainda não estima quanto as vendas internacionais devem representar no faturamento total do próximo ano.
Initial plugin text
Crescimento no Brasil
Depois de registrar um crescimento de 11,6% nas operações em 2024, a Casa de Bolos alcançou no primeiro trimestre deste ano a meta de crescimento prevista para 2025, chegando à marca de 600 unidades. Agora, a empresa projeta bater as 650 unidades até o final do ano. Atualmente, o negócio conta com uma oferta de mais de 100 sabores de bolos e sobremesas e registra uma produção diária de 55 mil bolos.
Para Ramos, o crescimento é resultado da estratégia de expansão da empresa, que, depois de focar nos grandes centros, começou a apostar em unidades no interior. “O volume de interessados só aumenta. Hoje, 90% das novas unidades estão indo para o interior”, diz. Em maio deste ano, a empresa afirma que registrou recorde de comercializações, com 19 contratos assinados no mês.
Com o objetivo de acompanhar o crescimento, a empresa inaugurou em novembro de 2024 uma nova sede administrativa. Localizado em Ribeirão Preto (SP) em uma área de 1,6 mil m², o espaço comporta o centro de treinamento da rede e a 11ª loja do município.
“Nosso objetivo é sempre manter a melhor qualidade e um preço justo, acredito que isso seja algo que chama atenção. Não à toa, grande parte dos nossos franqueados são clientes que viraram potencial de ter uma unidade”, aponta Ramos. Em 2024, a Casa de Bolos registrou um faturamento de R$ 590 milhões. Para 2025, a rede projeta passar de R$ 600 milhões.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!