Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Com apenas uma frase, Simone Biles deu uma lição importante sobre liderança

Com apenas uma frase, Simone Biles deu uma lição importante sobre liderança


Após deixar as Olimpíadas de Tóquio para se dedicar à saúde mental, Biles triunfa na capital francesa e reacende discussão sobre importância de buscar ajuda A última segunda-feira (5/08) ficou marcada como a data da final do solo da ginástica artística nas Olimpíadas de Paris 2024, que consagrou a paulista Rebeca Andrade como campeã olímpica da categoria. A ginasta ainda recebeu uma reverência de suas concorrentes estadunidenses Simone Biles e Jordan Chiles, que conquistaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Biles, que era a maior “ameaça” à vitória de Rebeca, fez questão de registrar sua admiração pela brasileira em diversas ocasiões durante a atual edição dos Jogos Olímpicos, e a atitude no último pódio foi apenas uma delas. A ginasta norte-americana, que acumula a maior quantidade de medalhas da história, deixou claro que não se deixaria abalar pelas comparações.
Com a conquista de três medalhas de ouro e uma de prata na capital francesa, Biles se consagra como uma das ginastas mais importantes da atualidade. No entanto, seus posicionamentos também têm inspirado debates sobre a importância da saúde mental — e não somente no esporte.
Initial plugin text
Na última edição das Olímpiadas, em 2021, em Tóquio, Biles levantou a questão pela primeira vez, ao desistir de competir nas categorias indivisuais. Agora, três anos depois, em entrevista à ESPN EUA, ela falou sobre seu processo de recuperação e como tem se posicionado diante dos julgamentos do público nas redes sociais.
“Estou realmente animada para competir novamente. E, obviamente, os comentários negativos são dolorosos até certo ponto. Eles machucam. Ainda estou em terapia, trabalhando em tudo isso, só para ter certeza de que minha saúde mental está boa. Depois de todos esses anos de trabalho mental, valeu a pena”, diz a ginasta.
Em um artigo publicado no site da revista Inc., o colunista Bill Murphy Jr. analisou essa fala de Biles, e comenta que essa lição deve ser observada por empreendedores e pessoas que tenham planos de construir uma carreira. De acordo com ele, quando uma ginasta do porte de Biles faz questão de tocar no tema em suas entrevistas, ela inspira jovens. E é isso que líderes devem fazer: assumir que precisam buscar ajuda e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo.
Murphy Jr. ressalta, inclusive, que esse não foi um comentário isolado de Biles: a ginasta vem falando sobre a importância do cuidado com a saúde mental em diversas ocasiões. Em outubro de 2021, por exemplo, poucos meses após os Jogos de Tóquio, ela falou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre como entendeu ser importante assumir esse papel.
“Ao falar sobre saúde mental, eu sabia que poderia ter a possibilidade de me tornar um defensor disso. (…) No final do dia, nós, humanos, odiamos pedir ajuda. Achamos que podemos fazer isso sozinhos, mas às vezes não conseguimos. Então, use todas as saídas que lhe forem dadas”, disse Biles.
Saiba Mais

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *