Clinia capta R$ 2 milhões com ABSeed e mira faturamento de R$ 10 milhões em 2025
Startup usa IA para apoiar na comunicação entre clínicas de saúde e pacientes. Investimento será direcionado para áreas de pessoas e produtos A Clinia, startup que utiliza inteligência artificial para gestão e automação da jornada do paciente junto a clínicas da área de saúde, acaba de anunciar a captação de R$ 2 milhões. A rodada pré-seed foi realizada pela ABSeed Ventures, venture capital focado em negócios SaaS B2B. A startup vai direcionar o aporte sobretudo para as áreas de pessoas e produtos.
Fundada em 2021 por Leonardo Bork e Artur Rossi, a ideia da Clinia partiu de uma dor de um dos fundadores, que, na época, tinha dois familiares próximos atravessando um tratamento de câncer. “Vi que a comunicação era um grande problema, as informações sobre as etapas e o que precisa ser feito não eram claras e demoravam para chegar”, diz Bork, CEO da startup.
Com a percepção de uma oportunidade de mercado, os empreendedores desenvolveram uma ferramenta que apoia a jornada de atendimento a pacientes. Inicialmente pensada para clínicas oncológicas, a solução logo encontrou espaço em outros segmentos da área da saúde.
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A partir da integração com os sistemas e bancos de dados das clínicas, a startup oferece uma ferramenta baseada em IA que opera em canais como WhatsApp e Instagram, automatizando o processo de comunicação. O suporte aos pacientes tem início antes mesmo do agendamento, assim que estabelecido o primeiro contato, e segue ativo até após a conclusão da demanda, seja pós-consulta, pós-procedimento ou mesmo pós-cirúrgico.
Para Bork, o sucesso do negócio – que conta com mais de 300 clínicas entre os clientes, incluindo redes como Unimed, Clínica da Cidade e Orthodontic – é resultado de um serviço que não apenas resolve a dor dos pacientes, mas das próprias clínicas, que muitas vezes perdiam oportunidade de gerar receita.
Segundo o fundador, a busca pelo capital aconteceu após o entendimento de que a empresa precisava de apoio para investir em estratégias de go-to-market, especialidade da ABSeed. “Nós acreditamos nas pessoas que fazem o negócio acontecer, vemos o potencial da solução e entendemos que podemos apoiar no fortalecimento do negócio”, comenta Marcelo Hoffmann, sócio da ABSeed.
O aporte marca o primeiro investimento do Seed 3, fundo lançado pela casa de VC em maio deste ano. Hoffmann afirma que o fundo repete a tese de outros investimentos, com foco em empresas que operam como SaaS e a concentração de investimentos em 10 a 15 negócios.
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De acordo com o CEO da Clinia, os recursos da rodada serão investidos, primordialmente, em pessoas – com foco em contratações para áreas de growth e vendas – e em produto. Até o final deste ano, a empresa espera lançar uma solução de atendimento por telefonia, além de outras produtos baseados em IA pensados para o uso dos médicos, como um transcritor de consulta.
No último ano, a receita da startup cresceu mais de quatro vezes, tendo apresentado um aumento médio de cerca de 15% a cada mês. Com o investimento, a expectativa da empresa é triplicar a receita anual recorrente e alcançar um faturamento recorrente anual (ARR, da sigla em inglês) de R$ 10 milhões em 2025.
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