Cliente recebe produto da Amazon sem embalagem e reclamação viraliza; veja o que diz a empresa
De acordo com a varejista, prática faz parte de um programa global que prevê reduzir o número de embalagens em prol da sustentabilidade O jornalista e criador de conteúdo Felipe Vinha, 39 anos, resolveu aproveitar a semana de descontos promovida pela Amazon em julho para comprar um jogo de tabuleiro que estava em promoção, o Dixit. No entanto, quanto o produto chegou, cerca de dez dias depois, ele se decepcionou com a forma como o item foi enviado. Um relato feito na manhã da última terça-feira (31/7) no X já conta com mais de 3 milhões de visualizações.
Atualmente, o produto custa R$ 299,75 no site da varejista. De acordo com Vinha, o item chegou a custar metade do preço no período promocional, o que o motivou a fazer a compra. No entanto, o pedido veio sem uma embalagem adicional, apenas com a caixa do próprio produto.
Com isso, o adesivo com os dados do destinatário estava colado na caixa do jogo, assim como outra etiqueta que dizia: “Seu produto chegou. Para evitar o uso desnecessário de embalagens, o produto foi enviado sem caixa adicional”. No post, o jornalista reclamou da prática da empresa. Ele chegou a entrar em contato com a Amazon, que disse não ter mais o item em estoque para troca.
“Ressaltando que é um jogo de tabuleiro, não é um eletrodoméstico que você abre e joga a caixa fora. A embalagem faz parte do produto, tem as regras, tem espaço para guardar as peças. A caixa é metade do produto”, diz Vinha, em entrevista a PEGN.
Initial plugin text
i
De acordo com a Amazon, cerca de 8% dos envios domésticos já são realizados nesse modelo, que faz parte de uma diretriz global chamada Ships in Product Packaging (SIPP). Por meio deste programa, “itens selecionados e qualificados vendidos na Amazon são entregues, na sua embalagem original do fabricante, sem a necessidade de adicionar ainda mais embalagens”. (Veja o comunicado completo da empresa no fim do texto).
Em resposta à sua reclamação, Vinha recebeu duas opções: devolver o produto e ser reembolsado ou receber um cupom de R$ 30 para compras na própria Amazon. “Eu optei por devolver o produto e receber meu dinheiro de volta”.
Leia também
Nos comentários do post do jornalista, algumas pessoas argumentaram que ele poderia ter pedido o item com uma embalagem adicional, mas, segundo Vinha, só havia opção de envio para presente. Ainda nos comentários, mais duas pessoas relataram ter recebido o mesmo produto nas mesmas condições. Uma usuária chegou a reclamar de qualquer um poderia ver o conteúdo da compra.
De acordo com Alberto Goldenstein, advogado especialista em direito empresarial e civil do GMP&GC Advogados Associados, todas as empresas que atuam no Brasil devem preservar os direitos presentes na relação de consumo, protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o que inclui a manutenção da qualidade do item vendido, incluindo a embalagem, e o direito à privacidade. “As práticas de ESG não podem conflitar com os direitos dos consumidores”, diz.
Se o item tiver sido danificado, a empresa precisa se responsabilizar pela troca ou reembolso, de acordo com o CDC – as duas opções foram oferecidas pela Amazon ao cliente. Goldenstein ainda diz que o envio sem embalagem pode configurar uma quebra do direito à privacidade em correspondências, e opina que a empresa deveria ter feito uma ampla divulgação sobre a mudança, dando a opção para que o consumidor escolhesse comprar com ou sem embalagem.
Veja o comunicado da Amazon Brasil enviado a PEGN, na íntegra:
“Na Amazon, como parte dos nossos esforços em prol da sustentabilidade, trabalhamos continuamente para reinventar e simplificar as nossas opções de embalagem, usando inteligência artificial e pesquisas de mercado.
Quando embalagens adicionais são necessárias, otimizamos com opções mais leves, recicláveis e do tamanho certo que reduzem o desperdício de matérias e emissões carbono, ao mesmo tempo em que garantimos que os produtos cheguem com segurança. Por meio do nosso programa global Ships in Product Packaging (SIPP), itens selecionados e qualificados, vendidos na Amazon são entregues, na sua embalagem original do fabricante, sem a necessidade de adicionar ainda mais embalagens. No Brasil, cerca de 8% dos envios domésticos já são realizados nesse modelo. Graças a essas e outras ações globais, já evitamos mais de 3 milhões de toneladas de embalagens de entrega globalmente desde 2015.”
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar