Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Clara atinge breakeven na operação brasileira e lança módulo para reembolso corporativo

Clara atinge breakeven na operação brasileira e lança módulo para reembolso corporativo


Crescimento no país equiparou a atividade nacional ao braço mexicano, onde a fintech surgiu. Anúncio do ponto de equilíbrio da operação total deve acontecer no início de 2025 A operação brasileira da Clara, plataforma de gestão de custos para empresas, anuncia que chegou ao breakeven em outubro, após trabalhar por um ano em um plano para manter as despesas constantes mesmo com a multiplicação do crescimento. A novidade foi antecipada para PEGN. A fintech mexicana também está lançando um módulo de reembolso para gastos feitos por outros meios de pagamento.
“É um momento importante, de simbologia grande. Atingimos esse ponto com 3 anos de vida, o que é bastante satisfatório porque os unicórnios demoram entre 6 e 7 anos para chegar ao breakeven. É o resultado de muito trabalho, planejamento e crescimento da base de clientes ativos”, afirma Francisco Simon, country manager da Clara no Brasil.
A fintech atua com automação e integração de processos em um ecossistema para empresas cuidarem da gestão de pagamentos, despesas e reembolsos. A startup ultrapassou a marca de 5 mil clientes ativos no Brasil, um crescimento de 66% na base em relação a 2023. No mesmo período, a receita brasileira cresceu 2,5 vezes.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
Com grande penetração entre startups, o executivo destaca que a carteira de grandes corporações está crescendo, com nomes como Banco Votorantim, Burger King, Chili Beans e Centauro entre os clientes.
“Um banco tradicional não sabe enxergar os demonstrativos financeiros de uma startup, principalmente as que ainda não geram receita, com um modelo de negócios a ser aprovado. Somos uma fintech que entende a viabilidade de outras startups. Começamos com esses early adopters e hoje atendemos também grandes empresas, nos integrando aos sistemas de gestão empresarial”, pontua.
Segundo Simon, o Brasil e o México representam cerca de 85% do negócio da fintech, que nasceu em 2020 no país norte-americano – a operação brasileira já se equipara em tamanho com a mexicana. O restante vem da Colômbia, terceiro país em que a Clara atende clientes. “O breakeven global está no plano, temos métricas financeiras saudáveis em todas as operações. O Brasil era o mais importante, quanto mais ele cresce, mais nos aproximamos do equilíbrio total”, revela.
Com 20 mil clientes na América Latina, a Clara emprega 350 pessoas de 17 países diferentes. Além dos escritórios no México, Brasil e Colômbia, a fintech também abriu uma representação na Argentina, mas não confirma o país como o próximo mercado que pretende desbravar.
Initial plugin text
“Quando você pensa na América Latina, os três países cobrem 75% do PIB da região. Pensamos no próximo mercado e a Argentina poderia ser um deles, mas não há nada confirmado, ainda temos espaço para crescer onde atuamos. Já somos o segundo maior em volume de dinheiro transacionado no segmento corporativo em cada um dos países em que operamos na região, mas continuaremos crescendo com ambição de startup e, em ciclos curtos, dobrar de tamanho ”, ressalta.
Lançamento
A ferramenta está disponível de forma gratuita para os usuários da Clara e acompanha toda a jornada do gasto corporativo
Divulgação
O novo módulo amplia a gestão de reembolsos para gastos feitos pelos funcionários por qualquer método de pagamento. Anteriormente, a funcionalidade era disponível apenas para as despesas realizadas pelo cartão corporativo da fintech, mas os clientes pediram a inclusão de outros meios de pagamento.
“Não são todos os funcionários que recebem cartão corporativo e algumas despesas são feitas em dinheiro ou Pix. Os gestores querem reportar isso e ter a mesma experiência, então lançamos o módulo que é completamente customizável: valor dos gastos, hierarquia para fazê-los e camadas de aprovação”, explica. A novidade chega gratuitamente para os clientes dos três mercados em que a Clara opera.
Initial plugin text
Com a ferramenta, as empresas deixam de usar planilhas e processos manuais, como trocas de e-mails, e passam a permitir a realização do trâmite de prestação de contas dentro do aplicativo da Clara: o funcionário tira foto do recibo no momento do gasto e recebe aprovação de acordo com as regras estabelecidas por cada empresa.
A plataforma usa tecnologia para capturar as informações da nota e inteligência artificial para fazer as aprovações, com o dinheiro para o reembolso saindo diretamente da conta digital Clara. A gestão também tem acesso a um dashboard atualizado em tempo real, com informações sobre as despesas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos de PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *