Chef Gordon Ramsay revela motivo pelo qual não come em seus próprios restaurantes
Britânico é dono de restaurante que detém três estrelas Michelin há mais de 20 anos Famoso pela participação nos programas ‘Hell’s Kitchen’ e a versão americana de ‘MasterChef’, o chef Gordon Ramsay, de 58 anos, revelou o verdadeiro motivo pelo qual não come em seus próprios restaurantes. Entre os negócios administrados por ele está o Gordon Ramsay, na cidade de Chelsea, na Inglaterra, que detém três estrelas Michelin há mais de 20 anos.
Em entrevista ao podcast The Savoy Originals, lançado nesta sexta-feira (25/4), Ramsay diz que só jantou duas vezes em seus restaurantes, sendo a primeira no aniversário de 16 anos da sua filha Megan e a segunda com o ator Bradley Cooper. No entanto, ele afirma que achou a experiência “muito chique” e que não faz parte do “seu estilo”, por conta de sua infância pobre.
“Não é meu estilo — é chique demais para mim! Parece estranho, né? Você constrói a [sic] do lugar. Eu não consigo ficar sentado aí”, declarou.
Em dezembro do ano passado, o “menu prestígio” do restaurante Gordon Ramsay custva 210 libras (o que equivale a R$ 1.590, na cotação atual), com pratos que incluíam amuse-bouche de tártaro de carne, gema de ovo defumada confitada e mousse de alho selvagem.
Na sequência, ele segue fazendo revelações inusitadas sobre sua vida na entrevista. Ramsay conta que não deixará sua fortuna para seus seis filhos em testamento porque os encoraja a trilhar seus próprios caminhos na vida. Além disso, o chef relata que os filhos não têm permissão para sentar ao lado dele na primeira classe do avião, pois deseja “não estragá-los”.
Um dos seus filhos, por exemplo, trabalha na Marinha e recebe um salário de cerca de 17 mil libras (R$ 128,7 mil). “É preciso trabalhar para isso”, digo isso às crianças o tempo todo. “Vocês vão gostar mais do que se fosse passado adiante”, explicou.
Quanto aos desafios enfrentados na infância, ele relata que a condição serviu de incentivo para buscar tudo o que conquistou ao longo da sua carreira. Ramsay chegou a morar em 14 conjuntos habitacionais diferentes quando criança, mudando-se da Escócia, no Reino Unido, antes de se estabelecer em Stratford-Upon-Avon, na Inglaterra. “Se tivesse nascido com esse conforto, eu teria conseguido o que busquei hoje? Acho que não”, afirmou.
Apesar das dificuldades, Ramsay conseguiu se mudar para Londres aos 19 anos. Lá ele trabalhou com o chef Marco Pierre White por mais de dois anos, onde desenvolveu habilidades importantes para crescer na profissão. Aprendi mais do que apenas cozinhar”, disse. “Ele colocava a comida no prato como Picasso. Picasso, a velocidade dele e a maneira como sua mente funcionava.”
Embora tenha construído um império, ele destaca que entrou na gastronomia por paixão e não para “ficar rico ou comprar uma Ferrari”. Quando questionado sobre uma possível aposentadoria, ele respondeu: “Que [sic] eu faria me aposentando no campo? Todo arrumadinho com artigos de barbearia, botas de borracha e um porrete.”
Leia também