Cervejaria fecha pub histórico após clientes postarem fotos do espaço na internet; entenda
The Abbey, um dos pubs mais antigos da Inglaterra, foi fechado após violar regra rígida da cervejaria Samuel Smith: nada de celulares ou fotos Um pub antigo, que existe desde o século XV, foi fechado repentinamente nesta semana porque algumas pessoas postaram fotos do local na internet. O The Abbey, que fica em Darley Abbey, na Inglaterra, funcionava em um prédio que era parte de um antigo mosteiro fundado em 1160 e dissolvido em 1538 por ordem de Henrique VIII. Desde então, o espaço assumiu diferentes funções até se tornar pub.
A decisão foi afixada na porta do The Abbey, por meio de uma nota manuscrita, que anunciou o fechamento: “Fechado!! Devido a alguém que postou fotos do The Abbey nas redes sociais. Sam Smith pegou o álcool e fechou o estabelecimento.” A decisão partiu da cervejaria Samuel Smith, dona do local e de cerca de 200 pubs no Reino Unido.
Conhecida por sua rígida política de conduta, a empresa proíbe palavrões, uso de celulares, laptops, televisões, jukeboxes e até a entrada de cães e crianças. O proprietário, Humphrey Smith, 80 anos, ganhou fama como “o barão da cerveja mais recluso da Grã-Bretanha” e é conhecido por fiscalizar pessoalmente seus pubs, podendo fechá-los sem aviso prévio caso as regras não sejam cumpridas.
O The Abbey mantinha uma placa que reforçava essa filosofia: “Somos um pub de desintoxicação digital. O uso de celulares, laptops e outros dispositivos não é permitido. Cerveja e bate-papo são bem-vindos.”
Em diversos locais dentro do Pub havia o aviso da restrição
Facebook – The Great British Pub Crawl
Dias antes do fechamento, a página do Facebook The Great British Pub Crawl, que possui mais de 125 mil seguidores, publicou 18 fotos do local. O casal responsável pela página, que busca visitar todos os pubs do Reino Unido, afirmou que só fez os registros a pedido dos próprios funcionários, que sabiam que o encerramento seria possível. Eles negaram que as imagens tenham causado o fechamento, sugerindo que postagens anteriores poderiam ter motivado a decisão.
Entre essas postagens nas redes sociais, destaca-se a do professor emérito Dennis Hayes, da Universidade de Derby, que em março relatou ter levado um “cartão vermelho” por tentar fotografar o cartaz do pub sobre a política de desintoxicação digital. “O fechamento é uma vergonha e uma tragédia para os gerentes que sempre fizeram valer as regras”, disse ele ao MailOnline.
A situação é lamentada pelos moradores locais e pelo vereador de Derby, Martin Repton, que liderou uma campanha pela reabertura do pub após ele ter fechado em 2019. Após anos de negociações, o The Abbey voltou a funcionar em setembro de 2024, mas agora, poucos meses depois, foi novamente fechado. “Estive lá ontem tomando uma cerveja e hoje acordo com essa notícia devastadora”, declarou Repton. “A cervejaria apenas informou que os gerentes não seguiram as políticas da empresa, o que eles negam veementemente.”
Leia também
Este não é um caso isolado: outros pubs da Samuel Smith também fecharam repentinamente nos últimos meses, como o Shoulder of Mutton, em Bradford, o The Harewood Arms, em Leeds, e o Ye Olde Swiss Cottage, em Londres.
O editor do Derby Telegraph, George Allen, relembrou o clima peculiar do pub: “Você tinha que lembrar de não xingar, não usar o celular. Meu maior medo era o dono perceber uma falha, repreender os gerentes e fechar o pub. E, para surpresa de ninguém, foi exatamente o que aconteceu.”
O episódio ocorre em meio a rumores de que Humphrey Smith estaria próximo da aposentadoria, após quatro décadas à frente da cervejaria fundada em 1758. No entanto, ele segue oficialmente como diretor da empresa. Enquanto isso, moradores e clientes já se mobilizam para tentar, mais uma vez, reabrir o histórico pub que, há séculos, serve a comunidade local.