Cardápio que simula print de WhatsApp viraliza e divide opiniões na internet: ‘Surra no QRCode’
Restaurante que criou a peça fica em Fortaleza (CE). Até o próprio WhatsApp respondeu a postagem O cardápio de um restaurante de Fortaleza (CE) chamou a atenção nas redes sociais nesta terça-feira (9/7). No post, de um usuário identificado como @gustavnobre, no X, é possível ver o print de uma conversa de WhatsApp impresso com todas as opções do “cardápio de quinta” do estabelecimento. Até a publicação deste texto, a postagem acumulava mais de 1 milhão de visualizações e 759 comentários.
A imagem mostra o “Cardápio da Quinta do Espetim”, com opções de espetos e de acompanhamentos. O cardápio do Tropicanos segue uma estética descolada, mas apenas uma página aparece em formato de conversa de Whatsapp.
A Janete, que aparece no print, é uma “mascote” do local, representada por uma galinha de borracha. O restaurante abriu as portas em 2022 e se define como um “tour gastronômico”, sob o slogan “Aqui você vai descobrir que o Brasil é América Latina”.
Initial plugin text
De acordo com Isabela Osterno, sócia-fundadora do Tropicanos, a ideia do cardápio surgiu para trazer algo mais informal para a divulgação do evento realizado às quintas-feiras. “Foi um print mesmo de Whatsapp. A gente mandou para a pessoa do marketing e dissemos que era assim que queríamos o cardápio”, diz.
A alteração no menu foi feita há cerca de seis meses. De acordo com Osterno, a recepção tem sido positiva e, como a página acompanha o clima descontraído do cardápio, arranca algumas risadas de quem se depara com a “conversa”. A expectativa é que a visibilidade com o viral ajude a atrair ainda mais clientes.
Essa é a segunda vez que o Tropicanos viraliza e aparece em PEGN: em dezembro de 2022, logo no primeiro ano de operação, a empresa ganhou as redes sociais com o drink “To na fossa”, que simulava um ralo de banheiro.
Nos comentários do post sobre o cardápio, as opiniões se dividem. Enquanto alguns elogiam a estética, dizendo que ajuda a entender a “jornada do cliente”, outros criticaram. Uma conta chamou a decisão de “horrível” e recebeu 246 likes. Alguns usuários ainda aproveitaram o espaço para fazer piada, com perguntas como “A comida vem em gif?”. O próprio autor da postagem comparou a página aos já populares cardápios digitais: “A surra nos cardápios de QRCode”.
Algumas marcas aproveitaram a oportunidade para engajar, com o próprio WhatsApp: “Se o cardápio é no print, já sabemos que o espetinho é de respeito”.
Initial plugin text
Leia também