Capacitação é recurso buscado por quase metade dos empreendedores brasileiros, aponta pesquisa
Apoio de parceiros do setor, planejamento financeiro e conteúdo online para melhorar a gestão estão entre outras ferramentas usadas por pequenos e médios negócios 53% das PMEs do Brasil investem em cursos e capacitações com o objetivo de aprimorar ou transformar suas empresas, e 49% dos empreendedores afirmam ter feito algum curso ou capacitação antes de iniciar o negócio. Os dados são de uma pesquisa da Serasa Experian sobre gestão empresarial.
Entre os microempreendedores individuais (MEIs), os percentuais são ainda maiores: 66% se capacitam antes de empreender e 63% continuam fazendo isso após a abertura do seu negócio.
Além de cursos, outras estratégias se destacam: 40% dos empresários afirmam conversar com pessoas do mesmo ramo como forma de melhorar o negócio, enquanto 37% recorrem a planejamento financeiro e outros 37% buscam conteúdo online como vídeos, artigos e notícias.
A pesquisa analisou ainda como as práticas evoluem ao longo do tempo. O planejamento financeiro, por exemplo, foi citado por 25% dos empreendedores como uma etapa anterior à abertura da empresa, mas passou a ser adotado por 37% deles na fase de desenvolvimento. A busca por conteúdos online também cresceu: de 27% no início para 37% durante a gestão. Já a contratação de consultoria passou de 9% antes do início das atividades para 15% entre os que já estão em operação.
Diferenças por porte
O levantamento aponta diferenças significativas no comportamento dos empreendedores de acordo com o porte da empresa. Entre os microempreendedores individuais (MEIs), a capacitação aparece com mais força.
Nas empresas de médio porte, o planejamento ganha destaque — 35% elaboram plano de negócios, 8 pontos percentuais acima da média geral. Já entre as pequenas empresas, 33% recorrem a instituições de apoio ao empreendedor, em contraste com 20% no recorte geral.
Fontes de informação
Questionadas sobre onde buscam informação, 47% das PMEs disseram contar com parceiros de negócios e outros empreendedores. Em seguida, aparecem as empresas que oferecem cursos, materiais ou ferramentas (39%) e instituições de apoio (32%). Artigos e notícias em buscadores (31%) e vídeos no YouTube (25%) também são utilizados com frequência.
Os dados mostram que empreendedores individuais tendem a adotar métodos mais informais: 37% dos MEIs consultam vídeos, contra 25% da média geral. Já nas empresas de médio porte, 40% buscam apoio em instituições especializadas. A consulta a parceiros é prática comum entre micro e pequenas empresas (50% e 56%, respectivamente).
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A pesquisa foi realizada com 313 PMEs de todo o Brasil, considerando a classificação do Sebrae. A amostra contemplou empresas dos setores de comércio, serviços e indústria, atuantes nos modelos B2B e B2C.