Bill Gates revela 3 qualidades incomuns que o ajudaram a ter sucesso profissional
O fundador da Microsoft lançará livro de memórias na próxima terça-feira. Especialista aponta características pessoais do bilionário que o levaram a construir e fortalecer sua carreira Prestes a lançar seu livro de memórias “Código Fonte: Como Tudo Começou” (Em inglês, “Source Code: My Beginnings”, editado no Brasil pela Companhia das Letras) nesta terça-feira, 4 de fevereiro, o bilionário Bill Gates chama atenção por ter construído uma carreira admirável e bem-sucedida no mercado de tecnologia à frente da Microsoft. A análise foi feita por Minda Zetlin, escritora e autora de ‘Carreira Autocuidado: Encontre Sua Felicidade’, que listou três qualidades incomuns do empresário em artigo publicado no site da revista Inc.
Segundo ela, o empresário possui não só características importantes para trabalhar com as tecnologias, mas qualidades pessoais que o ajudaram a construir um verdadeiro império. Como argumento para tal afirmação, Zetlin menciona o livro do empresário, onde ele compartilha uma experiência da adolescência. Na época, Gates costumava fazer trilhas com um grupo de amigos escoteiros nas montanhas do oeste de Washington, capital dos Estados Unidos.
Na ocasião, o líder do grupo resolveu se desafiar a encarar uma caminhada mais difícil, a Press Expedition Trail. A decisão deixou Gates desconfiado: “Ele quis dizer a mesma viagem em que os homens quase morreram de fome e suas roupas apodreceram em seus corpos?”.
Apesar de relutante com a ideia, o empresário decidiu seguir com o grupo. “Não havia a mínima chance de eu desistir”, ele escreveu. A caminhada foi marcada por diversas dificuldades, entre elas a baixa temperatura. “Eu me lembro daquela viagem pelo quão frio e miserável eu me senti”, escreve Gates. “Eu também me lembro do que eu fiz em seguida. Eu me retirei para meus próprios pensamentos.”
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
Gates ainda relembrou o momento em que foi capaz de desvendar e refinar o código para um desktop na própria cabeça. Durante a caminhada, o jovem planejou tentar escrever uma versão da linguagem de programação BASIC.
Confira as qualidades incomuns de Bill Gates listadas no artigo de Zetlin:
1. Estar disposto para fazer algo difícil
A partir dessa experiência, a escritora ressaltou a vontade de Gates em fazer algo difícil e a disposição de sair da sua zona de conforto ao fazer a caminhada. Com isso, ela apontou que essa postura é benéfica para a função cerebral, principalmente à medida que as pessoas envelhecem. Ainda segundo a autora, a escolha não precisa ser extrema, mas ajudará no crescimento e busca por um cérebro mais forte.
2. Buscar conforto dentro da própria mente
A especialista pontuou que Gates encontrou conforto dentro da própria mente ao trabalhar em um desafio pessoal durante a caminhada. De forma prática, ela acredita que isso pode ser aplicado no dia a dia por meio da meditação e de outros meios, como passar um tempo sozinho na natureza, trabalhar em um projeto de artesanato ou até mesmo escrever um diário.
3. Transformar uma situação ruim em oportunidade
De acordo com a escritora, o empresário transformou uma situação ruim em uma grande oportunidade de crescimento. Ou seja, ele conseguiu aproveitar o tempo na caminhada fria para formular seu projeto. Gates diz agora que a longa e miserável caminhada foi a razão pela qual ele conseguiu escrever aquele ótimo código.
“Como a famosa frase, ‘Eu teria escrito uma carta mais curta, mas não tive tempo’, é mais fácil escrever um programa em código desleixado que se estende por páginas do que escrever o mesmo programa em uma única página”, ele observa.
Por fim, a especialista destacou o potencial de Gates em extrair e aproveitar ao máximo sua mente mesmo em um momento improvável e desafiador. Ela explica que, ao invés de sentir pena de si mesmo ou se arrepender da escolha, o empresário insistiu em algo produtivo naquele momento.
Leia também: