BBB 25: 22 franquias que o campeão poderá abrir com o prêmio de R$ 2,7 milhões
Na hora de escolher a marca, o empreendedor deve ficar atento à entrega da franqueadora, estrutura, treinamentos oferecidos e histórico com outros franqueados Hoje é dia de descobrirmos quem será o novo milionário do Brasil. Guilherme, João Pedro e Renata concorrem ao prêmio de R$ 2,72 milhões na final do Big Brother Brasil. Com esse valor no bolso, o campeão terá diversas possibilidades para aplicar o dinheiro de forma estratégica, inclusive, investir no franchising. E há opções em diversos setores, para todos os gostos: alimentação, construção, educação e moda.
Atualmente, algumas franquias disponibilizam formatos de negócio que podem ser iniciados com esse investimento — ou até com um valor inferior —, sendo uma opção para quem está começando e ainda não possui muita experiência no mundo do empreendedorismo. O vencedor do BBB, por exemplo, poderá investir em grandes marcas como Kopenhagen, Lupo, Bob’s e 5àsec.
Nesta reportagem, você verá informações sobre as seguintes franquias:
Aiqfome
Lupo
Porto do sabor
Yes! Idiomas
ABC da Construção
Cor & Unha
Kopenhagen
5àsec
Açaí NoKilo
First Class Home
Steel Home
Água Doce Sabores do Brasil
Sestini
Multicoisas
Espetto Carioca
Stylebar
Mané
Casa do Construtor
Johnny Rockets
iGUi
Divino Fogão
Bob’s
Para Márcio Iavelberg, diretor da consultoria Blue Numbers, investir em uma franquia pode ser uma opção de negócio para o novo milionário, principalmente por ele não precisar iniciar uma marca do zero e contar um modelo já padronizado e o apoio de uma franqueadora. “Muitos saem do programa com vontade de empreender. Eles são jovens e ambiciosos e podem querer ter um bom rendimento mensal que vá além da mídia e do que ganharam com o programa”, diz o especialista.
Iavelberg afirma que o campeão terá várias opções no mundo do franchising. Ele poderá, por exemplo, pegar esse valor e investir em várias franquias da mesma marca, em microfranquias de redes diferentes ou em uma companhia que necessite de um aporte maior.
“Com a mesma marca, por exemplo, ele pode ter vários pontos de venda e com isso pode pulverizar o risco. Mas é preciso avaliar cada caso”, afirma.
Initial plugin text
Entretanto, Iavelberg destaca que o novo milionário precisa ter em mente que, além do valor do investimento inicial, ele precisará ter uma reserva para entrar como capital de giro. Esse valor ajudará ele a manter o empreendimento nos primeiros meses, até que se torne lucrativo. “Nesse tempo, ele não só não poderá fazer retiradas e distribuição de lucro para pró-labores, como também precisará injetar capital para a rede continuar operando”, diz
Além disso, na hora de escolher a marca, o empreendedor deve ficar atento à entrega da franqueadora, estrutura, treinamentos oferecidos e histórico com outros franqueados.
Veja a seguir 22 opções de franquia que o vencedor ou vencedora do BBB 25 pode abrir com o prêmio. As marcas são listadas do menor valor de investimento para o maior.
1. aiqfome
aiqfome
Divulgação
O aiqfome é um aplicativo de delivery que atua principalmente em cidades do interior. A rede opera com um modelo de negócio home based e o franqueado comercializa o aplicativo para os restaurantes da região. Desde 2020, a companhia integra a vertical food do Grupo Magalu.
Ano de fundação / Início do franchising: 2007 / 2012
Número atual de lojas abertas: 700
Investimento inicial total: a partir de R$ 118 mil
Prazo estimado de retorno: em média 18 meses
2. Lupo
Fachada da Lupo
Divulgação
Focada em moda íntima, esportiva e meias, a marca cresceu 46% em número de lojas franqueadas em 2024. A companhia conta com quatro formatos de franquia, entre eles, o quiosque, que pode ser aberto em uma área de 9 metros quadrados.
Ano de fundação / Início do franchising: 1921 / 1994
Número atual de lojas abertas: 807
Investimento inicial total: a partir de R$ 130 mil
Prazo estimado de retorno: entre 18 meses e 24 meses
3. Porto do Sabor
Restaurante Porto do Sabor
Divulgação
A Porto do Sabor é especializada na venda de sucos, açaí e sanduíches naturais. Foi criada em 1997, no Rio de Janeiro, e entrou no sistema de franquias em 2014. A microfranquia Porto do Sabor oferece um formato de negócio low-cost onde o custo de locação e mão de obra são otimizados, uma vez que a operação necessita de espaços a partir de 12 m² (4 x 3) e uma equipe mais enxuta, com 5 funcionários/dia.
Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2017
Número atual de lojas abertas: 37
Investimento inicial total: a partir de R$ 135 mil
Prazo estimado de retorno: de 28 a 36 meses
4. Yes! Idiomas
Modelo Premium Yes! Idiomas
Divulgação
Com mais de 50 anos de história e 200 escolas comercializadas em 16 estados e no Distrito Federal, a Yes! é uma rede especializada no ensino de idiomas. A marca oferece diversas opções de investimento, em tamanhos variados para atender a diferentes demandas populacionais: o Modelo Soft, para regiões com 120 m² e 100 mil habitantes; o Modelo Light, para 150 m² e 400 mil habitantes; o Modelo Premium, para 250 m² e áreas com mais de 400 mil habitantes.
Ano de fundação / Início do franchising: 1972 / 2006
Número atual de lojas abertas: 200
Investimento inicial total: a partir de R$ 150 mil
Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses
5. ABC da Construção
Fachada de uma das lojas próprias do ABC da Construção
Divulgação
Fundada em 1958, a rede de acabamento vende cerca de 5 milhões de metros quadrados de revestimentos por ano. A marca conta com três formatos de franquia e possui 21 centros de distribuição.
Ano de fundação / Início do franchising: 1958 / 2016
Número atual de lojas abertas: 400
Investimento inicial total: a partir de R$ 150 mil
Prazo estimado de retorno: a partir de 27 meses
6. Cor & Unha
Franquia Cor & Unha
Divulgação
Fundada em 2012, a Cor & Unha é uma rede de salões especializada em esmaltaria com 50 unidades no eixo Rio x SP. A marca pertence ao Grupo BDC – holding também detentora das redes Yes! Idiomas e Follow Me Idiomas.
Ano de fundação / Início do franchising: 2012 / 2014
Número atual de lojas abertas: 50
Investimento inicial total: a partir de R$ 153 mil
Prazo estimado de retorno: 24 meses
7. Kopenhagen
Loja Kopenhagen
Divulgação
Com 97 anos de história, a Kopenhagen atua no segmento de chocolates finos com produtos como Nhá Benta e Língua de Gato. A marca pertence ao Grupo CRM, que agora integra a multinacional Nestlé. A estimativa é aumentar as vendas em 38% nesta Páscoa, na comparação com a data de 2024.
Ano de fundação / Início do franchising: 1928 / 1996
Número atual de lojas abertas: 600
Investimento inicial total: a partir de R$ 170 mil
Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses
8. 5àsec
Loja 5àsec
Divulgação
A lavanderia de origem francesa trabalha com serviços de revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A marca conta com mais de 580 pontos de venda em todo o território brasileiro.
Ano de fundação / Início do franchising: 1968 / 1994
Número atual de lojas abertas: 580
Investimento inicial total: a partir de R$ 195 mil
Prazo estimado de retorno: de 24 a 40 meses
9. Açaí NoKilo
Rede Açaí NoKilo
Divulgação
Fundada em 2017 na Bahia por Elizangela Siqueira, o Açaí NoKilo tem 57 unidades em operação e um faturamento anual de R$ 80 milhões.
Ano de fundação / Início do franchising: 1994 / 2017
Número atual de lojas abertas: 57
Investimento inicial total: a partir de R$ 200 mil
Prazo estimado de retorno: 24 meses
10. First Class Home
Fachada da franquia First Class Home em shopping
Divulgação
A varejista de artigos de cama, mesa e banho tem lojas de rua e shopping centers. Cerca de 90% do seu público é formado por mulheres. A marca está presente em todas as regiões do país (em 23 estados e 75 cidades), além de ter uma unidade no exterior, em Angola, na África).
Ano de fundação / Início do franchising: 2000 / 2008
Número atual de lojas abertas: 226
Investimento inicial total: a partir de R$ 250 mil
Prazo estimado de retorno: a partir de 24 meses
11. Steel Home
Loja Steel Home
Divulgação
As lojas Steel Home, do Grupo Innova Steel, são focadas na venda de produtos voltados à construção a seco. Entre seu portfólio estão produtos como Light Steel Frame, revestimentos termoacústicos, forros, drywall e placas cimentícias.
Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2024
Número atual de lojas abertas: 41
Investimento inicial total: a partir de R$ 250 mil
Prazo estimado de retorno: entre 18 e 24 meses
12. Água Doce Sabores do Brasil
Água Doce Sabores do Brasil
Água Doce Sabores do Brasil
Presente em seis estados, com 80 unidades, a rede conta dois modelos com investimentos menores: a Água Doce Express, que tem um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.
Ano de fundação / Início do franchising: 1990 / 1993
Número atual de lojas abertas: 80
Investimento inicial total: a partir de R$ 380 mil
Prazo estimado de retorno: a partir de 36 meses
13. Sestini
Fachada Sestini
Divulgação
A Sestini atua no mercado de bolsas, mochilas, malas e acessórios há 30 anos. Os produtos de rede estão disponíveis em mais de 60 lojas físicas espalhadas pelo país.
Ano de fundação / Início do franchising: 1995 / 2013
Número atual de lojas abertas: 65
Investimento inicial total: a partir de R$ 450 mil
Prazo estimado de retorno: em média 36 meses
14. Multicoisas
Loja Multicoisas
Divulgação
Presente em 20 estados e no Distrito federal, a Multicoisas é uma rede de utilidades domésticas que conta com 170 lojas, sendo oito próprias. Em 2024, a rede fechou o ano com uma receita de R$ 380 milhões.
Ano de fundação / Início do franchising: 1984 / 1985
Número atual de lojas abertas: 170
Investimento inicial total: a partir de R$ 500 mil
Prazo estimado de retorno: a partir de 48 meses
15. Espetto Carioca
Espetto Carioca faz parte da holding Impettus
Reprodução | Instagram
O Espetto Carioca é uma rede de bares e restaurantes criada em 2011, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O modelo de negócio da franquia é voltado para praças de alimentação de shopping centers.
Ano de fundação / Início do franchising: 2011/ 2012
Número atual de lojas abertas: 50
Investimento inicial total: a partir de R$ 520 mil
Prazo estimado de retorno: entre 18 e 24 meses
16. Stylebar
Stylebar
Divulgação
Fundado em 2018 nos Jardins, na cidade de São Paulo, pela empresária Gisela Prochaska, o Stylebar é uma rede de salões de beleza focada no conceito de easy beauty. Atualmente a rede conta com 10 unidades e fatura R$ 15 milhões por ano.
Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2019
Número atual de lojas abertas: 10
Investimento inicial total: a partir de R$ 700 mil
Prazo estimado de retorno: 25 meses
17. Mané
Fachada Mané
Divulgação
Criada em 2019, a rede de botecos oferece dois formatos de franquia, de 150 metros quadrados e 70 metros quadrados. Atualmente, conta com 27 unidades, sendo que uma está em São Paulo e o restante no Rio de Janeiro.
Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2021
Número atual de lojas abertas: 27
Investimento inicial total: a partir de R$ 865 mil
Prazo estimado de retorno: entre 18 e 24 meses
18. Casa do Construtor
Fachada da Casa do Construtor
Divulgação
A Casa do Construtor é uma rede de locação de equipamentos para construção civil. A marca possui hoje um portfólio de 500 equipamentos para todas as fases da obra, como andaimes, betoneiras, rompedores e geradores, além de itens mais leves, como furadeiras e serras.
Ano de fundação / Início do franchising: 1993 / 2000
Número atual de lojas abertas: 760
Investimento inicial total: a partir de R$ 1 milhão
Prazo estimado de retorno: de 24 a 30 meses
19. Johnny Rockets
Unidade do Johnny Rockets
Divulgação
Presente em mais de 30 países, a marca norte-americana criada em 1986 abriu a primeira unidade no Brasil em 2013 e pretende fechar 2025 com 50 restaurantes. As lojas possuem temática da década de 1950 e disponibilizam no cardápio opções de hambúrgueres, batatas, shakes, porções e pratos.
Ano de fundação / Início do franchising: 1986 / 1986 (Em Los Angeles, nos Estados Unidos)
Número atual de lojas abertas: 40 no Brasil
Investimento inicial total: R$ 1 milhão
Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses
20. iGUi
Loja iGUi em Uberlândia (MG)
Divulgação
Criada em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), a marca é produtora de piscinas pré-fabricadas e está presente com máster-franqueados em mais de 54 países. A iGUi tem 40 fábricas instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos.
Ano de fundação / Início do franchising: 1995 / 2008
Número atual de lojas abertas: 1,2 mil
Investimento inicial total: a partir de R$ 1 milhão
Prazo estimado de retorno: de 36 a 60 meses
21. Divino Fogão
Unidade da Divino Fogão no Shopping Frei Caneca, em São Paulo
Divulgação | Divino Fogão
Fundado em 1984, o Divino Fogão conta com mais de 220 pontos de vendas, entre restaurantes e dark kitchens, e está presente em todas as regiões do País. O investimento para fazer parte da marca é a partir de R$ 1 milhão.
Ano de fundação / Início do franchising: 1984/ 1994
Número atual de lojas abertas: 220
Investimento inicial total: a partir de R$ 1 milhão
Prazo estimado de retorno: 36 meses
22. Bob’s
Unidade do Bob’s em Vassouras conta com boliche na parte interna
Divulgação
A rede carioca de fast-food oferece ao empreendedor que quer investir na rede quatro formatos tradicionais e dois na linha de gelados (sem sanduíches). A companhia fechou 2025 com uma receita de R$ 1,5 bilhão.
Ano de fundação / Início do franchising: 1952 / 1984
Número atual de lojas abertas: 1.050
Investimento inicial total: R$ 2,5 milhões (drive-thru)
Prazo estimado de retorno: entre 42 e 48 meses.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!
Leia também