Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Barraca de caldo e farofa se torna um dos mais famosos restaurantes do Maranhão

Barraca de caldo e farofa se torna um dos mais famosos restaurantes do Maranhão


Raimunda de Jesus transformou dificuldades em conquistas e hoje comanda um dos espaços gastronômicos mais disputados do Centro Histórico de São Luís Desafios não são incomuns na trajetória da empresária maranhense Raimunda de Jesus Sá. Com apenas 12 anos ela deixou sua cidade natal, Bacuritiba, no interior do Maranhão, em busca de melhores condições na capital do estado. Em São Luís, trabalhou por alguns anos como empregada doméstica até conseguir uma vaga de auxiliar geral em um restaurante. Foi naquele ambiente, cercada pelo calor dos fogões e diante da correria dos cozinheiros, que a jovem descobriu o que gostava de fazer. E em duas décadas chegou ao posto de chef de cozinha, mérito de sua proatividade e criatividade.
Porém, quando tudo parecia bem, o restaurante fechou as portas e Raimunda ficou sem trabalho. Foi o que a fez decidir apostar no próprio talento e começar seu próprio negócio. Sem dinheiro para investir, ela montou uma barraquinha no famoso Mercado das Tulhas e investir em pratos tradicionais, como a farofa de ovo e o caldo de ovos. “Cozinhava tudo em casa na madrugada, porque não havia espaço. Levava pronto somente para esquentar a comida em um fogão de duas bocas”, recorda.
No início, as pessoas comiam em pé, já que não havia mesa no local. Foi então que uma antiga empregadora emprestou um galpão para Raimunda abrir seu próprio restaurante. E assim nasceu o Cafofinho da Tia Dica, em 2007, que se tornou referência pelos pratos típicos maranhenses, como o arroz de cuxá, e por uma receita autoral da chef, o arroz do mar, que combina camarões, peixes e frutos do mar.
O sucesso do sabor dos pratos fez com que a procura pelo restaurante aumentasse e Raimunda precisou contratar funcionários para suprir a crescente demanda. Nesse momento, ela contou com o Itaú Empresas não apenas para ajudar a organizar o negócio, mas também a melhorar sua qualidade de vida. Foi com o apoio do banco, por exemplo, que ela fez um consórcio para comprar o primeiro carro, reduzindo pela metade o tempo de deslocamento entre sua casa e o trabalho.
A parceria com o Itaú Empresas também possibilitou que ela recebesse os pagamentos de seus clientes via crédito e débito com a maquininha de cartões, a Laranjinha, além de ajudá-la a gerenciar a folha de pagamento de seus 16 colaboradores atuais e acompanhar o faturamento diretamente pelo celular.
Assim como faz questão de estar sempre presente e acompanhar de perto o contato com os clientes, Raimunda também valoriza o atendimento personalizado do gerente do Itaú Empresas. “Recebo ligações frequentes dele e até visitas no restaurante para saber se preciso de alguma coisa”, conta.
Hoje, aos 66 anos, a jovem que deixou o interior do Maranhão em busca de oportunidades se tornou referência na capital e atende mais de 400 pessoas aos finais de semana no novo endereço da Tia Dica (como é conhecida), localizado na rua mais bonita do Centro Histórico de São Luís.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *