Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
APTK Spirits, de alta coquetelaria, inicia expansão de franquias com abertura de seis lojas

APTK Spirits, de alta coquetelaria, inicia expansão de franquias com abertura de seis lojas


Marca de drinks engarrafados pretende levar a cultura da bebida para mais locais no Brasil. No portfólio, há opções como Caipirinha, Negroni e Martini A marca de alta coquetelaria APTK Spirits acaba de inaugurar sua primeira unidade franqueada, no shopping Center Norte, em São Paulo. A loja vem na esteira das cinco operações próprias que a marca vinha tocando nos últimos anos para desenvolver o negócio de franquias. Mais cinco novas unidades, entre lojas e quiosques, comandadas por franqueados, devem ser inauguradas até o final de agosto na capital paulista, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. A novidade foi antecipada a PEGN.
De acordo com Luiz Paulo Foggetti, CEO e sócio da Small Batches, dona da da APTK, a ideia é que a expansão ajude a aumentar o alcance das bebidas mais elaboradas, que hoje são mais restritas a bares, restaurantes e hotéis – a própria APTK Spirits desenvolve a base para coquetéis de cerca de 3 mil pontos de venda, incluindo a rede Coco Bambu e o hotel Rosewood, em São Paulo, por exemplo.
A experiência das franquias deve refletir o que tem sido oferecido nas lojas próprias: um portfólio com 28 bebidas, vendidas em cerca de 170 SKUs diferentes, por conta de diferentes formatos e tamanhos, além de itens próprios para mixologia. As lojas também devem oferecer degustações e experiências. O tíquete médio tem sido em torno de R$ 270.
Leia também
De acordo com Foggetti, a missão da marca tem sido fazer com que o brasileiro dê uma chance para os drinks mais elaborados, como deu para o vinho, ao longo dos últimos anos. “Está sendo delicioso mostrar para um Brasil cervejeiro a graça de ter um drink [preferido]”, diz. A APTK é conhecida por trabalhar com drinks engarrafados, como Negroni, Martini e Cosmopolitan, além dos autorais, assinados por Alexandre D’Agostino, sócio-fundador e mixologista.
A pergunta “qual é o seu drink?” é utilizada para tentar identificar o quanto o consumidor está familiarizado com o tema. Se a resposta não for assertiva, os atendentes promovem uma imersão para ajudar o cliente. “Sempre tentamos, desde o começo, fazer essa experiência bem presente seja na trilha sonora, no atendimento e na degustação”, conta o empreendedor.
Alexandre D’Agostino, sócio-fundador e mixologista da APTK Spirits
Divulgação
Além das experimentações, a marca tem se posicionado como uma opção presenteável, com collabs e coleções limitadas. Algumas das últimas colaborações envolveram drinks com garrafas cravejadas com pedras Swarovski e o envio de bebidas com flores, em parceria com a Giuliana Flores, por exemplo.
Uma outra aposta recente foi investir em “brasilidades” dentro do mix, com sabores como Caju Amigo e Caipirinha engarrafada. Todos os drinks passam pelo crivo de D’Agostino.
O processo de formatação para franquia durou cerca de seis meses, com testes nas cinco operações próprias que a marca já tinha. O investimento inicial para quiosques é a partir de R$ 300 mil e para lojas é de R$ 500 mil. Até o final do ano o plano é de ter 22 lojas em operação, e chegar a 30 no ano que vem.
“Nunca fizemos propaganda da franquia. Queríamos trazer alguém apaixonado pela marca, com boa circulação entre as classes A e B, que é o nosso público-alvo, e que fique presente na operação”, comenta Foggetti.
Franquias da APTK devem oferecer experimentações de drinks para apresentar produtos para os clientes
Divulgação
A ideia é que as franquias trabalhem com 90% de produtos exclusivos, não vendidos em outros canais. Atualmente, o e-commerce já representa 18% da receita da marca. “Nos permite chegar em lugares em que ainda não temos lojas”, diz. No ano passado, a APTK faturou R$ 65 milhões e projeta chegar a R$ 80 milhões neste ano.
A marca está em franca expansão. Além das franquias, uma nova loja própria será inaugurada em breve, na região do Largo da Batata, em São Paulo. O espaço terá coquetéis e também refeições.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *