Após vender 500 franquias no Brasil, The Best Açaí abrirá primeira loja internacional
País escolhido é um dos que mais tem franquias brasileiras, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising Com apenas sete anos de existência, a rede de franquias The Best Açaí acaba de inaugurar a loja número 410, de um total de 577 negociadas. O próximo passo é a abertura da primeira unidade internacional, no segundo semestre. O destino escolhido é Ciudad del Este, no Paraguai. A operação já está em processo de implementação. A novidade foi antecipada a PEGN.
De acordo com Sérgio Kendy, CEO da rede, a expansão internacional se deu pela iniciativa do franqueado que vai operar a loja, que se mostrou disposto a levar a marca para o país vizinho. O processo de adaptação do negócio levou cerca de seis meses. Apesar de seguir o mesmo processo da operação brasileira, com 12 opções de açaí e 40 acompanhamentos, a marca deve oferecer alguns itens com apelo local.
“A ideia é manter o que já performa muito bem aqui no Brasil, mas com ajustes. Fizemos um estudo sobre os hábitos de consumo no país. Algumas coisas são iguais e outras não. Por exemplo, eles gostam de pasta de amendoim e consumem açaí com frutas em vez de acompanhamentos com chocolate. Vamos direcionar nossas estratégias de comunicação para isso”, conta Kendy.
O empreendedor diz que a América Latina é um foco de expansão para a marca, mas que o crescimento deve acontecer de forma gradual. “Entendemos que temos muito potencial para as operações, contudo, estamos indo com cautela. A abertura da primeira loja é decisiva para entender o cenário fora do Brasil, por mais que seja em um país vizinho”, afirma.
Leia também
A unidade paraguaia será tocada pelo franqueado brasileiro Thiago Cassol e três irmãos dele, Charles, Vinícius e Amanda. Thiago mora no país há 15 anos. Ao perceber a demanda por açaí na região, foi atrás de oportunidades. “Minha primeira opção era Foz do Iguaçu. Como no Paraná já quase não tem mais espaço para a entrada de novos franqueados, e a minha rotina acontece no Paraguai, vim para cá”, diz.
Loja do Paraguai receberá novo layout da The Best Açaí
Divulgação
De acordo com os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Paraguai é o principal destino latino-americano das franquias brasileiras. Em 2022, eram 46 marcas operando no país. No ranking geral, o país ocupa a terceira colocação, atrás apenas de Estados Unidos (78) e Portugal (56).
Atualmente, a The Best Açaí está presente em dez estados brasileiros. O plano para 2024 é faturar R$ 777 milhões — com a fábrica Amadelli Alimentos — e vender mais 200 unidades, totalizando 777 lojas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!
Leia também