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Após sofrer acidente grave, ele criou franquia de aluguel de muletas que fatura R$ 1,2 milhão


Rodrigo Mattos precisou fazer 12 cirurgias para se recuperar e hoje é dono da rede Santa Muleta, que aluga itens como cadeira de rodas, andadores, muletas, entre outros Um acidente de moto há cerca de 15 anos mudou a vida do paulista Rodrigo Mattos, 37 anos, em muitos aspectos. Além de ter de encarar um longo tratamento, ele precisou adaptar seu estilo de vida e mudar completamente a área de atuação. Ao perceber a dificuldade de ter acesso a aparelhos como muletas e cadeiras de roda, viu a oportunidade de empreender no ramo. Hoje, é dono da rede de franquias Santa Muleta, focada no aluguel desse tipo de utensílio.
Mattos precisou passar por 12 cirurgias para se recuperar das sequelas deixadas pelo acidente e se afastou da empresa em que trabalhava como CLT, como analista de processos, por cinco anos. “Foi um período em que consegui amadurecer o sonho que sempre tive de empreender. Eu tinha tempo e a cabeça funcionava a mil”, conta.
Enquanto precisou dos aparelhos para uso próprio, Mattos passava por atendimentos que não considerava adequados, por serem pouco práticos e sem o acolhimento necessário. A oportunidade de ter um negócio na área veio quando ele encontrou uma loja de aluguel de aparelhos ortopédicos que estava sendo alugada. “Na época eu fiz uma sociedade com a minha ex-namorada, que dava aula de pilates”, conta.
Os dois tocaram o negócio alugado por cinco meses, mas as limitações impostas pelo dono, como manter a marca original, por exemplo, acabaram estimulando que Mattos decidisse criar um negócio próprio, do zero.
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“Analisei minha história para entender o que teria feito diferença no meu tratamento para que eu me recuperasse, e não foi só o produto ortopédico. Foi o apoio da minha família. Fui entender como eu poderia trazer um pouco do acolhimento e apoio que eu recebi para o atendimento, para minimizar esses momentos de dor”, afirma.
A primeira loja da Santa Muleta foi aberta em 2016, em São Bernardo do Campo (SP). Além dos aparelhos ortopédicos, Mattos montou o ponto de venda com livros para serem emprestados para os clientes e um atendimento humanizado e acolhedor. Ele homologou fornecedores de itens como muletas, cadeiras de rodas, cadeiras para banho, andadores, muletas, bengalas, entre outros.
Em 2019, o empreendedor começou a perceber que serviços por assinatura vinham em uma crescente, e enxergou um caminho para o crescimento da marca. Foi quando ele estruturou e digitalizou o formato de assinatura dos aparelhos, dispensando, por exemplo, a necessidade de assinar contratos presencialmente. A ideia de transformar em franquia veio quando ele assistiu a uma reportagem no programa PEGN, na Globo, falando sobre uma empresa de aluguel de malas que crescia com microfranquias (modelo que demanda um investimento inicial de até R$ 135 mil).
Rodrigo Mattos, fundador da Santa Muleta: rede tem cerca de 3 mil itens no portfólio
Divulgação
Dessa forma, resolveu desenhar um modelo de expansão que poderia ser tocado de casa, sem necessidade de um ponto físico. O franqueado consegue fazer toda a gestão do negócio por meio de um aplicativo para smartphone, com visualização para locações, contratos e fretes, por exemplo.
A marca iniciou a formatação para o franchising em 2022. No ano passado, faturou R$ 1,2 milhão, e a projeção é de alcançar R$ 2,5 milhões em 2024. Hoje são seis unidades em funcionamento, sendo duas próprias — uma delas a loja física, que ainda é a única da marca. Hoje, a marca está presente em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Goiás.
No ponto físico, os clientes podem optar entre comprar ou alugar os produtos. De acordo com o empreendedor, hoje, 75% dos clientes optam pela assinatura. O tíquete médio é de R$ 80.
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O modelo de negócio prevê que o franqueado compre o estoque que desejar – o kit inicial conta com 24 equipamentos – e opere o negócio em home office. O investimento inicial é a partir de R$ 20 mil, já incluso taxa de franquia, capital de giro e investimento em equipamento e instalação. No modelo Smart são 24 produtos, no Pro são 36 e no Master são 58 itens. A previsão de retorno do investimento é estimada entre 8 e 12 meses.
A rede também formatou a franquia de loja, embora o foco, no momento, esteja no crescimento das unidades home based. Este modelo demanda um espaço entre 50 e 70 metros quadrados, e custa a partir de R$ 120 mil. O retorno é estimado em até 24 meses.
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