Após polêmica, Chiquinho Sorvetes se pronuncia e diz que não usou inteligência artificial em novo logotipo
Em nota enviada a PEGN, marca esclarece que identidade visual nova foi desenvolvida por uma equipe de profissionais Desde que o novo logo da Chiquinho Sorvetes foi lançado, no dia 19 de abril, a empresa vem recebendo críticas de internautas. Alguns chegaram a sugerir que a empresa havia usado inteligência artificial para criação da nova identidade visual.
Em nota enviada a PEGN nesta segunda-feira (5/5), a Chiquinho se pronunciou sobre o caso e refutou os comentários, afirmando que “não utilizou nenhum recurso de inteligência artificial” e que o processo de criação envolveu diversos profissionais.
“A logo foi desenvolvida pela agência house do Grupo CHQ e uma equipe enorme de profissionais foi envolvida, como designer gráfico, motion designer e ilustrador, todos vinculados à empresa da Chiquinho. Já a fonte exclusiva e totalmente original foi elaborada por uma equipe especializada em fontes para marcas, a Fabio Haag Type.”
Ainda no texto a Chiquinho diz que “resistências às mudanças são naturais”, mas o propósito do negócio continua o mesmo: “Qualidade nos ingredientes e na grande variedade de produtos do cardápio, atendimento com gentileza e novidades constantes para os clientes que amam a Chiquinho”.
De acordo com ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Chiquinho Sorvetes é a segunda maior rede de franquias de sorvetes do Brasil em número de unidades, ocupando a 21ª posição na listagem geral de franqueadoras. A empresa tinha 921 unidades em 2024.
Relembre o caso
Ao anunciar o rebranding, a Chiquinho Sorvetes afirmou que “agora é mais, mas sem perder o que os torna únicos”.
Parte do público, porém, reagiu de forma negativa. “Eu imploro: voltem para o logo anterior. Vocês são muito melhores do que um símbolo genérico feito no GPT-da-vida”, comentou Rian Dutra (Design From Human). Outro internauta reforçou: “Ainda dá tempo de mudar. A gente finge que não viu”.
Cíticas semelhantes apareceram nas redes sociais da marca, e análises se multiplicaram em vídeos no TikTok e em posts no X e no Threads.
Saiba mais
Em um post viral no X, a professora de design Itamara Ferreira relembrou que o antigo logotipo trazia um alvo com o nome da marca ao centro e, abaixo, a palavra “sorvetes”. Para ela, isso facilitava o reconhecimento da marca e fazia sentido durante o processo de consolidação.
“A repetição ao longo dos anos fez com que as pessoas reconhecessem e memorizassem o logotipo da Chiquinho, e, na atualização seguinte, a marca retirou o tagline. O pensamento de longo prazo é importantíssimo na construção de uma marca forte”, escreveu. Ela ainda destaca que a fachada da Chiquinho se destacava na paisagem.
Sobre o novo símbolo, que mostra um sorvete sobreposto, Itamara questiona: “E eu me pergunto: depois de 45 anos as pessoas ainda não sabem o que a marca vende?”.
Para ela, a mudança “pareceu um passo pra trás”, já que, enquanto outras marcas buscam ser reconhecidas por ícones simples e únicos, a Chiquinho teria abandonado um ativo consolidado para começar do zero.
Initial plugin text
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar